5 incríveis livros de gestão de projetos

Quem trabalha com gestão de projetos sabe que essa é uma profissão que demanda muito tempo e empenho: não basta entender sobre os negócios, é fundamental a busca por conhecimentos e tendências do mercado.

Os livros de gestão de projeto são uma ótima forma de se aprimorar e exercitar suas atribuições, já que apresentam para o leitor diversas questões interessantes, como a própria trajetória dos autores e boas práticas para otimizar a tomada de decisões.

Pensando nisso, separamos 5 livros incríveis que todo gestor deve ler para se destacar no mercado. Se interessou? Então confira!

1) The five dysfunctions of a team: a leadership fable

Esse título, vendido no Brasil como “Os 5 desafios das equipes”, é uma das produções sobre gestão de negócios mais vendidas há 7 anos.

O autor — Patrick Lencioni — conta a história da presidente de uma empresa do Vale do Silício que chega no cargo e se depara com uma equipe sem integração, problemas de controle de atividades e outras questões comuns na vida de gestores.

Por meio dessa obra, os leitores podem aprender a identificar e resolver desafios de projetos que acontecem do dia a dia de suas atividades. Certamente, essa leitura agrega valor!

2) Blink: a decisão num piscar de olhos

Blink está entre os livros de gestão de projetos mais vendidos na Amazon.com, se tornando referência no mercado corporativo.

Nele, Malcolm Gladwell, jornalista britânico, colunista do The New Yorker e autor de outras obras de sucesso — como o “Fora de série” — explica sobre a importância/efeitos das reações, além de comentar sobre o tempo de tomadas de decisão na vida profissional e pessoal.

A ideia é instruir o leitor a desenvolver sua capacidade cognitiva, ajudando fazer uma análise rápida do caso concreto para definir o estabelecimento dos projetos, de maneira intuitiva.

3) Good to Great: Empresas feitas para vencer

O Good to Great foi um título lançado para gestores ambiciosos que planejem sair da média e querem destacar suas habilidades no mercado.

Escrito por Jim Collins — consagrado como consultor de negócios e administrador da HP —, sua ideia é mostrar práticas que fazem com que uma empresa passe de boa, para ótima.

Publicada pela editora Campus, esse livro foi planejado com base em uma pesquisa entre diversas companhias norte-americanas, apontando os desafios a serem superados para fazer o negócio crescer de forma sólida e estável.

Rápido Devagar

4) Rápido e devagar

O professor Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2002, publicou o título original “Thinking, fast and slow”, com base em um estudo dos modos de pensamento da mente humana.

Nesse livro, é feito um comparativo entre o processamento lento — lado lógico e racional — e o rápido — impulsivo e emocional. O autor buscou apontar e auxiliar o leitor como aprender a conciliar esses modelos, desenvolvendo um gerenciamento mais eficaz.

5) Faça acontecer

Essa é uma literatura voltada para o público feminino, na qual Sheryl Sandberg, eleita como uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes, explica os motivos das mulheres terem baixa porcentagem de participação entre os cargos de liderança das empresas.

Nessa obra, ela fala sobre os erros e acertos cometidos durante sua trajetória, encorajando outas mulheres a traçarem grandes objetivos.

Assim, de forma descontraída, ela explica como gerir projetos — pessoais e profissionais — da melhor maneira, encontrando soluções de eventuais problemas e auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

Aprofunde seus estudos em Gestão de Projetos

Ser gestor de uma empresa é algo que requer muito empenho e constante estudo. Esses são alguns dos livros de gestão de projetos capazes de auxiliar seu caminho.

Você pode se aprofundar ainda mais assistindo ao nosso webinar gratuito sobre qual o nível de detalhamento ideal em um escopo de projetos.

escopo de projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 1 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company