15 livros incríveis sobre gerenciamento de projetos

5-livros-incríveis-sobre-gerenciamento-de-projetos

Última atualização em 17/05/2021

Publicado em: 20 de junho de 2017 | Atualizado em: 17 de maio de 2021

Quem trabalha com gestão de projetos sabe que essa é uma profissão que demanda muito tempo e empenho: não basta entender sobre os negócios, é fundamental a busca por conhecimentos e tendências do mercado. Os livros de gerenciamento de projetos são uma ótima forma de se aprimorar e exercitar suas atribuições, já que apresentam para o leitor diversas questões interessantes, como a própria trajetória dos autores e boas práticas para otimizar a tomada de decisões.

Considerando que o papel do gerente de projetos é planejar, organizar e direcionar a realização de atividades, extrair um alto desempenho de sua equipe, coordenar a execução dos projetos e gerenciar conflitos, percebe-se que essa é uma profissão que requer a busca contínua por conhecimento, persistência, foco nas boas práticas e uma visão ampla de mercado e negócios.

E-book Gestão de Projetos

Diante disso, para auxiliá-lo nessa trajetória profissional desafiadora, elaboramos esta lista com 15 grandes livros, que oferecem ensinamentos valiosos para a construção da carreira de um gerente de projetos

15 livros incríveis sobre gerenciamento de projetos

1. Os 5 Desafios das Equipes – Patrick Lencioni
Formar e liderar equipes de alto desempenho são os principais pontos a serem explorados na área de gerenciamento de projetos, portanto, a primeira escolha da nossa lista é o livro “Os 5 Desafios das Equipes”, escrito pelo autor americano best-seller do The New York Times, Patrick Lencioni.

Após vários trabalhos feitos com executivos dos Estados Unidos, Lencioni reuniu todo o conhecimento que adquiriu para identificar e explicar os 5 desafios do trabalho em equipe que causam os problemas em efeito cascata.

A obra oferece estratégias de solução para todas as disfunções apresentadas e que, se aplicadas corretamente, com disciplina e persistência, farão a sua equipe criar a cultura de um time focado em resultados.

2. Blink: A Decisão num Piscar de Olhos – Malcolm Gladwell

blank

O processo de tomadas de decisões interfere diretamente no sucesso da elaboração e gestão de projetos. Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre o livro “Blink: A Decisão num Piscar de Olhos”, escrito pelo autor, jornalista e colunista do The New Yorker, Malcolm Gladwell.

Em síntese, a obra se baseia em estudos psicológicos e neurológicos para discutir a capacidade humana de julgar, decidir e fazer escolhas sem muita reflexão, explicando como a intuição pode filtrar informações relevantes e cruciais para as diversas situações que requerem escolhas rápidas e coerentes.

Dessa forma, a leitura será enriquecedora para você que deseja obter melhores resultados em todas as etapas da realização do seu projeto, através do desenvolvimento das habilidades de decisões inconscientes.

3. Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins

blank

Quando o assunto é livros de gestão de projetos, não podemos deixar de mencionar Jim Collins, autor best-seller que é referência mundial em gestão de empresas e liderança.

Seu livro “Empresas Feitas para Vencer” tem como principal objetivo responder à seguinte pergunta do título: “Por que algumas empresas alcançam a excelência e outras não?”. Para isso, o autor apresenta uma análise completa do desenvolvimento de empresas de capital aberto que cresceram acima da média do mercado em um período de 15 anos.

Collins também leva o leitor a refletir sobre os aspectos a serem otimizados dentro do planejamento estratégico da organização, sendo este um fator decisivo para que a gestão de projetos ofereça resultados satisfatórios para os negócios.

4. Rápido e Devagar – Daniel Kahneman

Rápido Devagar

Mais um livro que investiga o funcionamento da mente humana no processo de tomadas de decisões, “Rápido e Devagar” foi escrito por um dos maiores especialistas em economia comportamental e ganhador do prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman.

Após reunir anos de pesquisas, o autor dividiu o pensamento em dois sistemas, sendo o primeiro intuitivo, rápido e emocional, e o segundo mais lento, deliberativo e lógico, explicando como a intuição induz as escolhas e julgamentos do dia a dia.

Inteirar-se sobre essas duas formas de pensar possibilita que você encontre mecanismos e técnicas para evitar falhas mentais que prejudicam as suas decisões, desenvolvendo assim um gerenciamento mais eficaz.

5. Faça Acontecer – Sheryl Sandberg

blank

Saber gerenciar projetos, tanto pessoais quanto profissionais, significa organizar e executar atividades de forma assertiva para alcançar os resultados desejados, isto é, fazer acontecer!

Diante disso, a nossa quinta recomendação de leitura é a obra “Faça Acontecer”, escrita pela empresária norte-americana Sheryl Sandberg, que foi eleita pela revista Forbes como uma das mulheres mais poderosas do mundo.

Ao analisar a participação feminina no mercado de trabalho, a autora questiona a desigualdade de gênero que ocorre no ambiente corporativo, e encoraja mulheres a acreditarem nos próprios sonhos, oferecendo diversos insights sobre empoderamento, liderança e gestão.

6. Lean Inception – Paulo Caroli

Paulo Caroli, consultor e especialista em práticas ágeis e lean, traz em seu livro Lean Inception a metodologia que alinha pessoas na definição dos objetivos, estratégias e o escopo do produto, auxiliando no processo de criação do Produto Mínimo Viável, ou MVP, sendo este fundamental para validar a viabilidade do negócio.

Com o conteúdo voltado para o gerenciamento de projetos de lançamento de novos produtos no mercado, a obra apresenta recursos que auxiliam no desenvolvimento do trabalho em equipe, na definição de estratégias para a construção do MVP, na elaboração dos planos de entrega do produto, dentre outros.

Estudar e conduzir a Lean Inception minimiza riscos, esforços e desperdícios, e fará de você um gestor capacitado!

7. As 48 Leis do Poder – Robert Greene

O poder é um elemento social que exerce forte influência sobre os âmbitos profissionais e emocionais da vida de um indivíduo, e remete à capacidade de empreender algo.

Dominar o jogo do poder é fundamental para todos que desejam conquistar uma carreira de gerenciamento próspera, portanto o livro “As 48 Leis do Poder” não poderia faltar na nossa lista.

De forma geral, o renomado autor e palestrante Robert Greene reuniu todo o conhecimento adquirido após anos analisando o uso do poder pela humanidade, e transformou a sua interpretação em uma visão mais prática, ensinando como usar este fator em benefício próprio.

8. O Monge e o Executivo – James C. Hunter

Se você deseja se tornar um gestor de sucesso que inspira e motiva pessoas, então o clássico “O Monge e o Executivo”, escrito pelo especialista em liderança funcional, James Hunter, foi feito para você!

Através de uma narrativa temática e cristã, a obra oferece conhecimentos indispensáveis para desenvolver líderes justos, respeitáveis e vitoriosos. Além disso, discute o poder e o autoritarismo com o intuito de propor aos leitores uma liderança servidora, democrática e eficaz.

9. High Output Management – Andrew S. Grove

High Output Management é um dos livros favoritos quando o tema é gestão. Focado no mindset de gerenciamento, possui um conteúdo que deveria ser lido por todos os gestores que desejam atingir o desempenho profissional máximo.

Escrito por Andrew Grove, CEO da Intel que transformou a empresa em uma das maiores fabricantes de semicondutores do mundo, o exemplar fornece não só ferramentas operacionais, mas também recursos psicológicos para entender e lidar com as questões desafiadoras da gestão.

Vale ressaltar que a obra é um manual prático direcionado para gerentes que trabalham com indicadores de rendimento e produção, e desejam extrair de suas equipes a melhor atuação em tarefas específicas.

10. A Arte da Guerra – Sun Tzu

A estratégia organizacional executa um papel de extrema importância para o gerenciamento de projetos corporativos, pois orienta as metas, recursos e pessoas, com foco na maximização de resultados.

E já que estamos falando de estratégia, a nossa décima recomendação de leitura é um dos livros mais famosos sobre este assunto: “A Arte da Guerra”, uma obra milenar de autoria do general chinês Sun Tzu.

Apesar dos ensinamentos estratégicos terem sido elaborados há mais de 2500 anos, são bastante atuais e podem ser aplicados em empresas, no gerenciamento de equipes, na criação de táticas para vencer a competitividade do mercado, como também na vida pessoal!

11. Change By Design – Tim Brown

O design thinking é um processo cognitivo que auxilia na criação de ideias voltadas para a inovação e solução de problemas complexos dentro de uma empresa. Essa abordagem caminha lado a lado com o gerenciamento de projetos, pois vai desde o entendimento do problema a ser resolvido até o teste final de entrega do projeto.

E para você se aprofundar neste conceito, indicamos o livro Change By Design, escrito pelo famoso design thinker Tim Brown, que explica o funcionamento desse pensamento focado em gerar satisfação para o cliente.

Segundo o autor, investir na implantação do design thinking dentro de uma organização é essencial para colocá-la à frente do mercado, pois além de agregar valor aos colaboradores, também potencializa seus lucros.

12. SPRINT – Jake Knapp, John Zeratsky e Branden Kowitz


O método SPRINT, criado e desenvolvido pelo designer Jake Knapp enquanto este trabalhava na Google, se baseia na validação e aplicação de novas ideias de um projeto em apenas 5 dias.

Best-seller do The Wall Street Journal e do The New York Times, o livro é um poderoso guia que ensina o passo a passo sobre como utilizar esta ferramenta para mapear problemas, definir objetivos e transformar hipóteses em soluções reais, ou seja, é um processo dinâmico e inovador para tirar ideias do papel.

Sua leitura será de grande relevância para todos os gestores que desejam praticar a técnica sprint com o intuito de organizar e definir tarefas da equipe, otimizando o tempo para a obtenção de resultados mais precisos.

13. O Poder 80/20 – Richard Koch

O Princípio de Pareto ou Regra 80/20 é um recurso muito útil para analisar as atividades e resultados do gerenciamento de projetos, pois oferece estratégias para descobrir quais partes do processo são ineficientes. Mas como ele funciona?

De acordo com o conceituado autor inglês Richard Koch em seu livro “O Poder 80/20”, essa lei representa o desequilíbrio que ocorre nas relações entre esforço e recompensa, ou seja, 20% dos esforços geram 80% dos resultados. Isso significa que 80% dos esforços ou insumos são utilizados de maneira inadequada.

Por meio desta obra, você aprenderá como corrigir e equilibrar essa proporção para aumentar a produtividade, avaliar melhor os riscos do projeto e planejá-lo com excelência.

14. A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

A Estratégia do Oceano Azul” é mais um livro referência em estratégia organizacional, altamente recomendado para todos os gestores que buscam conhecimentos sobre exploração de nichos de mercado e inovação voltada para a eliminação da concorrência.

Essa estratégia foi desenvolvida pelos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, e faz uma metáfora sobre um negócio que sai do mar vermelho e competitivo e entra em águas mais calmas, de mercados poucos explorados, isto é, o oceano azul.

A metodologia oferece ferramentas de gestão, além de 8 pontos fundamentais para criar novos mercados, produtos ou serviços livres de concorrência.

15. A Arte de Fazer Acontecer – David Allen

A última recomendação da nossa lista de livros sobre gerenciamento de projetos é o best-seller internacional “A Arte de Fazer Acontecer”, escrito por um dos maiores especialistas em produtividade, David Allen.

A obra é fundamentada no método GTD (Getting Things Done), desenvolvido pelo autor em questão, e consiste no gerenciamento de ações que visam maior produtividade.

Essa estratégia pode ser aplicada tanto no âmbito pessoal quanto profissional, e seus benefícios são: gestão da rotina, redução do estresse e ansiedade, aumento da organização, produtividade e criatividade. Com toda certeza, esse mecanismo de gestão do fluxo de trabalho irá agregar muito valor para a sua vida e sua carreira!

Aprofunde seus estudos em gestão de projetos

Ser gestor de uma empresa é algo que requer muito empenho e constante estudo. Apresentamos acima alguns dos livros de gestão de projetos capazes de auxiliar seu caminho.

Aproveite e leia o nosso e-book gratuito sobre gestão de projetos e aprofunde seus conhecimentos:

E-book Gestão de Projetos

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson