Cultura de Inovação: como implantar na sua empresa e outros 7 benefícios

4-Benefícios-de-estabelecer-uma-Cultura-de-Inovação-na-sua-empresa

Última atualização em 25/07/2023

É verdade que muitos negócios estão no mercado há vários anos com os mesmos produtos e serviços. Pode parecer que isso é resultado exclusivamente de disciplina e reprodução de uma fórmula de sucesso, mas não é exatamente assim que funciona. Promover uma cultura de inovação dentro da empresa é fundamental para um negócio duradouro.

cultura organizacional diz respeito ao conjunto de valores que a companhia cultiva junto aos seus colaboradores. Quando dizemos que ela é de inovação, significa que aquela empresa foca na criatividade das suas equipes, fornecendo autonomia e permitindo que novas ideias surjam.

Dado este conceito, vamos ver como desenvolver uma cultura de inovação?

Como desenvolver a cultura de inovação?

Assim como muitas coisas na vida, é importante que antes de se iniciar algum projeto haja incentivo interno e externo, e no mundo dos negócios isso não pode ser diferente. Os colaboradores devem ser incentivados pelos gestores a explorarem e dividirem suas ideias e pensamentos, permitindo uma maior autonomia e criatividade dentro do ambiente de trabalho. É importante salientar que a inovação abre espaço para incertezas, erros e acertos, portanto é natural que haja certo receio e alguns entraves no primeiro momento.

Sendo assim, é importante que a empresa adote um posicionamento incentivador, pois tende a transparecer mais segurança para os colaboradores no início das atividades propostas. É justo, também, pontuar e reforçar como a falta de inovação pode acarretar danos para a conjuntura e desenvolvimento da empresa.

Equipe pautada na diversidade de perspectivas

Além do incentivo, é importante que sua equipe seja composta por profissionais que abracem a visão da empresa e compactuem com os seus valores – e isso não significa que eles, obrigatoriamente, devam seguir a mesma linha de pensamento e raciocínio sobre os assuntos discutidos. Equipes com perspectivas e origens diversas, além de fomentar discussões saudáveis e apresentarem conjuntos alternativos de abordagens e ideias, enriquecem e facilitam o espectro e a criação de um ambiente inovador.

Dinâmica de iniciativa

A maior parte das ideias, ao pensar no crescimento corporativo, vêm das pessoas que estão diretamente imersas na empresa. Ninguém melhor para o trabalho proativo e suas iniciativas do que quem já está na linha de frente do atendimento, processos, exploração de novos mercados, análise de concorrência e qualquer outra área que a organização englobe.

Os melhores cases de sucesso quanto a inovação como estratégia para crescimento, vêm do fato de que algumas empresas aproveitam a criatividade, energia e insights de sua equipe — que ocorrem enquanto cada um realiza sua devida função.

Ou seja, o primeiro passo é, de fato, empoderar sua equipe para que ela proponha ideias para a inovação da empresa.

Concentração e coletividade

A melhor maneira de manter uma equipe empoderada é propor um ambiente desafiador que, ao mesmo tempo que realce a importância do indivíduo, destaque o trabalho em equipe para a resolução de problemas. Uma empresa organizada, com base na cultura de inovação, colabora para o reconhecimento do time na busca de resultados, além de valorizar o potencial criativo individual independente do esquema hierárquico.

Para esclarecer melhor o assunto, trouxemos aqui 7 benefícios que uma cultura de inovação traz para a empresa. Confira:

7 Benefícios da Cultura de Inovação

1) Facilidade para acompanhar tendências

Com o advento da internet e avanços tecnológicos, as mudanças do mercado consumidor estão cada vez mais aceleradas. Diversas tendências surgem em questão de dias, dependendo do setor de atuação da empresa. Por isso, é muito importante que você possa acompanhar essas alterações.

Ao focar em inovação, com equipes mais flexíveis e com certo grau de autonomia, é possível se adaptar mais rapidamente, atendendo a essas novas demandas em menos tempo e aproveitando ao máximo oportunidades que surgirem

2) Equipe que busca novos desafios

Uma cultura de inovação não se mantém sem a ajuda de seus colaboradores. Se eles não adotam essa filosofia no seu dia a dia, então ela não possui efeito real. Porém, se você estimula essas ações corretamente, logo poderá notar as mudanças na sua equipe.

Uma delas é a busca por metas mais arrojadas, sempre indo um pouco além do necessário e gerando melhores resultados. Essas ações podem ser executadas proativamente, sem nenhuma requisição oficial da gestão — lembre-se apenas de recompensar quem as executou para que continuem assim.

CTA-Como-elevar-a-performance-do-negócio-com-inovação

3) Novas soluções para problemas recorrentes

Nem toda inovação precisa ser tecnológica ou material. Muitas das ideias mais produtivas surgiram a partir de necessidades do dia a dia ou de novas configurações para os recursos já existentes. Em pequenos momentos de insight, pode ser que alguém encontre uma forma mais prática e eficiente de resolver algum problema.

Uma boa cultura de inovação estimula essas soluções criativas, especialmente para processos comuns dentro de cada equipe. Se cada colaborador puder encontrar formas de melhorar a própria produtividade, o rendimento total da empresa será mais alto.

4) Ampliação do diferencial da empresa

Outra característica dessa cultura é sua influência no destaque da empresa dentro do mercado. Profissionais que desenvolvem novos recursos e cumprem as mesmas tarefas em menos tempo têm um menor custo a repassar para o cliente final. Isso também os torna mais valorizados diante do público.

Com esses diferenciais em mãos, é possível adquirir mais clientes, retê-los e aumentar a renda mensal. Com o tempo, essas inovações vão fomentar competitividade e fortalecer o nome da sua empresa dentro do mercado.

5) Eficiência com recursos

Ao pensar no aumento da produtividade e garantia dos negócios, a redução de custos, sem comprometer a qualidade do serviço é essencial. Portanto, é necessário um gestor qualificado para analisar e avaliar as despesas operacionais e administrativas.

Assim, é possível definir estratégias que possibilitem uma melhor otimização dos gastos, como por exemplo, adotar a automatização de processos. Tudo deve partir do pressuposto que cada ação deve ser estudada e realizada de forma que não impacte negativamente a empresa.

6) Investimento tecnológico

Investir em tecnologia para automatizar os processos é a melhor maneira de reduzir custos e aumentar a produtividade.

Sistemas de gestão integrada possibilitam que o gestor de projetos acompanhe todas as etapas de execução do planejamento e, em tempo real, tome as melhores decisões.

Vale destacar que, ao reduzir os custos, é extremamente importante analisar os prós e contras, de forma que a qualidade do seu projeto nunca seja comprometida, o que impacta diretamente na satisfação do cliente e no resultado global da organização.

Por exemplo, a Smurfit Kappa desenvolveu uma ferramenta conhecida como Magic Hat. Ela é capaz de analisar diversos aspectos da cadeia de distribuição com o objetivo de encontrar a melhor embalagem custo x benefício. Assim, eles podem ofertar uma embalagem de papelão cujo custo total é otimizado para as necessidades de cada cliente.

Outro exemplo, já aderido por algumas empresas, é a criação de banco de dados a fim de organizar e armazenar um conjunto de informações que se relacionam entre si.

7) Relacionamento com fornecedores

É possível cortar gastos significativos ao realizar uma boa pesquisa de fornecedores. Porém, é preciso ter muita atenção na escolha para que a busca por uma solução não se transforme em um verdadeiro pesadelo, caindo no velho ditado em que “o barato sai caro”.

Pesquisar o histórico de novos fornecedores é imprescindível, pois evita expor o seu negócio a uma aventura que pode ter consequências extremamente negativas.

Outro problema é a acomodação e predileção da equipe de orçamentos por determinados fornecedores, o que inviabiliza a análise de outras propostas que, talvez, representam melhores ofertas e que agregam valor ao negócio.

Inovação vai além de novos produtos: é uma estratégia de sobrevivência e competitividade. Em um mundo onde a informação é amplamente disponível e a comparação entre concorrentes é facilmente realizada, empresas com cultura de inovar certamente se destacam.

Isso acontece porque essas organizações criam valor continuamente e passam a ser percebidas como parceiros estratégicos para os seus clientes. A capacidade de inovar, e não somente uma inovação específica, se torna uma competência essencial do negócio.

Quando uma empresa inova, ela mostra que não tem medo das mudanças e está se preparando para o futuro. Agora que você já domina toda a teoria, que tal assistir um webinar totalmente gratuito que explica como implantar uma cultura de inovação dentro da sua empresa? É só clicar no banner abaixo e se inscrever gratuitamente!

CTA-Como-criar-uma-cultura-de-inovação-na-organização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson