Quais os benefícios de estabelecer cultura de inovação na empresa?

cultura de inovação

É verdade que muitos negócios estão no mercado há vários anos com os mesmos produtos e serviços. Pode parecer que isso é resultado exclusivamente de disciplina e reprodução de uma fórmula de sucesso, mas não é exatamente assim que funciona. Promover uma cultura de inovação dentro da empresa é fundamental para um negócio duradouro.

A cultura organizacional diz respeito ao conjunto de valores que a companhia cultiva junto aos seus colaboradores. Quando dizemos que ela é de inovação, significa que aquela empresa foca na criatividade das suas equipes, fornecendo autonomia e permitindo que novas ideias surjam. Seus benefícios já são confirmados em muitas grandes empresas.

Para esclarecer melhor o assunto, trouxemos aqui 4 dos benefícios de uma cultura de inovação. Confira:

4 Benefícios de uma Cultura de Inovação

1) Facilidade para acompanhar tendências

Com o advento da internet e avanços tecnológicos, as mudanças do mercado consumidor estão cada vez mais aceleradas. Diversas tendências surgem em questão de dias, dependendo do setor de atuação da empresa. Por isso, é muito importante que você possa acompanhar essas alterações.

Ao focar em inovação, com equipes mais flexíveis e com certo grau de autonomia, é possível se adaptar mais rapidamente, atendendo a essas novas demandas em menos tempo e aproveitando ao máximo oportunidades que surgirem.

2) Equipe que busca novos desafios

Uma cultura de inovação não se mantém sem a ajuda de seus colaboradores. Se eles não adotam essa filosofia no seu dia a dia, então ela não possui efeito real. Porém, se você estimula essas ações corretamente, logo poderá notar as mudanças na sua equipe.

Uma delas é a busca por metas mais arrojadas, sempre indo um pouco além do necessário e gerando melhores resultados. Essas ações podem ser executadas proativamente, sem nenhuma requisição oficial da gestão — lembre-se apenas de recompensar quem as executou para que continuem assim.

3) Novas soluções para problemas recorrentes

Nem toda inovação precisa ser tecnológica ou material. Muitas das ideias mais produtivas surgiram a partir de necessidades do dia a dia ou de novas configurações para os recursos já existentes. Em pequenos momentos de insight, pode ser que alguém encontre uma forma mais prática e eficiente de resolver algum problema.

Leia também  Pontos importantes para gerenciar projetos de inovação

Uma boa cultura de inovação estimula essas soluções criativas, especialmente para processos comuns dentro de cada equipe. Se cada colaborador puder encontrar formas de melhorar a própria produtividade, o rendimento total da empresa será bem mais alto.

4) Ampliação do diferencial da empresa

Outra característica dessa cultura é sua influência no destaque da empresa dentro do mercado. Profissionais que desenvolvem novos recursos e cumprem as mesmas tarefas em menos tempo têm um menor custo a repassar para o cliente final. Isso também os torna mais valorizados diante do público.

Com esses diferenciais em mãos, é possível adquirir mais clientes, fidelizá-los e aumentar sua renda mensal. Com o tempo, essas inovações vão aumentar consideravelmente sua competitividade dentro do seu setor.

Como criar uma cultura de inovação

Agora que você já conhece os benefícios da cultura de inovação, é hora de começar a aplicá-la na sua empresa. Assista ao nosso webinar gratuito sobre como criar uma cultura de inovação e saiba como.

cultura de inovação

Charles Prada

Sócio consultor da Euax, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company