Cultura de Inovação: como implantar na sua empresa + 7 benefícios

4-Benefícios-de-estabelecer-uma-Cultura-de-Inovação-na-sua-empresa

É verdade que muitos negócios estão no mercado há vários anos com os mesmos produtos e serviços. Pode parecer que isso é resultado exclusivamente de disciplina e reprodução de uma fórmula de sucesso, mas não é exatamente assim que funciona. Promover uma cultura de inovação dentro da empresa é fundamental para um negócio duradouro.

cultura organizacional diz respeito ao conjunto de valores que a companhia cultiva junto aos seus colaboradores. Quando dizemos que ela é de inovação, significa que aquela empresa foca na criatividade das suas equipes, fornecendo autonomia e permitindo que novas ideias surjam.

Dado este conceito, vamos ver como desenvolver uma cultura de inovação?

Como desenvolver a cultura de inovação?

Assim como muitas coisas na vida, é importante que antes de se iniciar algum projeto haja incentivo interno e externo, e no mundo dos negócios isso não pode ser diferente. Os colaboradores devem ser incentivados pelos gestores a explorarem e dividirem suas ideias e pensamentos, permitindo uma maior autonomia e criatividade dentro do ambiente de trabalho. É importante salientar que a inovação abre espaço para incertezas, erros e acertos, portanto é natural que haja certo receio e alguns entraves no primeiro momento.

Sendo assim, é importante que a empresa adote um posicionamento incentivador, pois tende a transparecer mais segurança para os colaboradores no início das atividades propostas. É justo, também, pontuar e reforçar como a falta de inovação pode acarretar danos para a conjuntura e desenvolvimento da empresa.

Equipe pautada na diversidade de perspectivas

Além do incentivo, é importante que sua equipe seja composta por profissionais que abracem a visão da empresa e compactuem com os seus valores – e isso não significa que eles, obrigatoriamente, devam seguir a mesma linha de pensamento e raciocínio sobre os assuntos discutidos. Equipes com perspectivas e origens diversas, além de fomentar discussões saudáveis e apresentarem conjuntos alternativos de abordagens e ideias, enriquecem e facilitam o espectro e a criação de um ambiente inovador.

Dinâmica de iniciativa

A maior parte das ideias, ao pensar no crescimento corporativo, vêm das pessoas que estão diretamente imersas na empresa. Ninguém melhor para o trabalho proativo e suas iniciativas do que quem já está na linha de frente do atendimento, processos, exploração de novos mercados, análise de concorrência e qualquer outra área que a organização englobe.

Leia também  Cultura e Desenvolvimento Organizacional

Os melhores cases de sucesso quanto a inovação como estratégia para crescimento, vêm do fato de que algumas empresas aproveitam a criatividade, energia e insights de sua equipe — que ocorrem enquanto cada um realiza sua devida função.

Ou seja, o primeiro passo é, de fato, empoderar sua equipe para que ela proponha ideias para a inovação da empresa.

Concentração e coletividade

A melhor maneira de manter uma equipe empoderada é propor um ambiente desafiador que, ao mesmo tempo que realce a importância do indivíduo, destaque o trabalho em equipe para a resolução de problemas. Uma empresa organizada, com base na cultura de inovação, colabora para o reconhecimento do time na busca de resultados, além de valorizar o potencial criativo individual independente do esquema hierárquico.

Para esclarecer melhor o assunto, trouxemos aqui 7 benefícios que uma cultura de inovação traz para a empresa. Confira:

7 Benefícios da Cultura de Inovação

1) Facilidade para acompanhar tendências

Com o advento da internet e avanços tecnológicos, as mudanças do mercado consumidor estão cada vez mais aceleradas. Diversas tendências surgem em questão de dias, dependendo do setor de atuação da empresa. Por isso, é muito importante que você possa acompanhar essas alterações.

Ao focar em inovação, com equipes mais flexíveis e com certo grau de autonomia, é possível se adaptar mais rapidamente, atendendo a essas novas demandas em menos tempo e aproveitando ao máximo oportunidades que surgirem

2) Equipe que busca novos desafios

Uma cultura de inovação não se mantém sem a ajuda de seus colaboradores. Se eles não adotam essa filosofia no seu dia a dia, então ela não possui efeito real. Porém, se você estimula essas ações corretamente, logo poderá notar as mudanças na sua equipe.

Uma delas é a busca por metas mais arrojadas, sempre indo um pouco além do necessário e gerando melhores resultados. Essas ações podem ser executadas proativamente, sem nenhuma requisição oficial da gestão — lembre-se apenas de recompensar quem as executou para que continuem assim.

CTA-Como-elevar-a-performance-do-negócio-com-inovação

3) Novas soluções para problemas recorrentes

Nem toda inovação precisa ser tecnológica ou material. Muitas das ideias mais produtivas surgiram a partir de necessidades do dia a dia ou de novas configurações para os recursos já existentes. Em pequenos momentos de insight, pode ser que alguém encontre uma forma mais prática e eficiente de resolver algum problema.

Leia também  Entenda o que é Gestão por Confiança e como isso lhe torna um líder melhor

Uma boa cultura de inovação estimula essas soluções criativas, especialmente para processos comuns dentro de cada equipe. Se cada colaborador puder encontrar formas de melhorar a própria produtividade, o rendimento total da empresa será mais alto.

4) Ampliação do diferencial da empresa

Outra característica dessa cultura é sua influência no destaque da empresa dentro do mercado. Profissionais que desenvolvem novos recursos e cumprem as mesmas tarefas em menos tempo têm um menor custo a repassar para o cliente final. Isso também os torna mais valorizados diante do público.

Com esses diferenciais em mãos, é possível adquirir mais clientes, retê-los e aumentar a renda mensal. Com o tempo, essas inovações vão fomentar competitividade e fortalecer o nome da sua empresa dentro do mercado.

5) Eficiência com recursos

Ao pensar no aumento da produtividade e garantia dos negócios, a redução de custos, sem comprometer a qualidade do serviço é essencial. Portanto, é necessário um gestor qualificado para analisar e avaliar as despesas operacionais e administrativas.

Assim, é possível definir estratégias que possibilitem uma melhor otimização dos gastos, como por exemplo, adotar a automatização de processos. Tudo deve partir do pressuposto que cada ação deve ser estudada e realizada de forma que não impacte negativamente a empresa.

6) Investimento tecnológico

Investir em tecnologia para automatizar os processos é a melhor maneira de reduzir custos e aumentar a produtividade.

Sistemas de gestão integrada possibilitam que o gestor de projetos acompanhe todas as etapas de execução do planejamento e, em tempo real, tome as melhores decisões.

Vale destacar que, ao reduzir os custos, é extremamente importante analisar os prós e contras, de forma que a qualidade do seu projeto nunca seja comprometida, o que impacta diretamente na satisfação do cliente e no resultado global da organização.

Por exemplo, a Smurfit Kappa desenvolveu uma ferramenta conhecida como Magic Hat. Ela é capaz de analisar diversos aspectos da cadeia de distribuição com o objetivo de encontrar a melhor embalagem custo x benefício. Assim, eles podem ofertar uma embalagem de papelão cujo custo total é otimizado para as necessidades de cada cliente.

Leia também  Inovação: como e por onde sua organização poderá inovar?

Outro exemplo, já aderido por algumas empresas, é a criação de banco de dados a fim de organizar e armazenar um conjunto de informações que se relacionam entre si.

7) Relacionamento com fornecedores

É possível cortar gastos significativos ao realizar uma boa pesquisa de fornecedores. Porém, é preciso ter muita atenção na escolha para que a busca por uma solução não se transforme em um verdadeiro pesadelo, caindo no velho ditado em que “o barato sai caro”.

Pesquisar o histórico de novos fornecedores é imprescindível, pois evita expor o seu negócio a uma aventura que pode ter consequências extremamente negativas.

Outro problema é a acomodação e predileção da equipe de orçamentos por determinados fornecedores, o que inviabiliza a análise de outras propostas que, talvez, representam melhores ofertas e que agregam valor ao negócio.

Inovação vai além de novos produtos: é uma estratégia de sobrevivência e competitividade. Em um mundo onde a informação é amplamente disponível e a comparação entre concorrentes é facilmente realizada, empresas com cultura de inovar certamente se destacam.

Isso acontece porque essas organizações criam valor continuamente e passam a ser percebidas como parceiros estratégicos para os seus clientes. A capacidade de inovar, e não somente uma inovação específica, se torna uma competência essencial do negócio.

Quando uma empresa inova, ela mostra que não tem medo das mudanças e está se preparando para o futuro. Agora que você já domina toda a teoria, que tal assistir um webinar totalmente gratuito que explica como implantar uma cultura de inovação dentro da sua empresa? É só clicar no banner abaixo e se inscrever gratuitamente!

CTA-Como-criar-uma-cultura-de-inovação-na-organização

Deixe uma resposta

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company