4 principais ferramentas para gestão estratégica

Gestão Estratégica

Você já deve ter reparado o quanto empresas falam em estratégia, organização e planejamento quando o assunto é competitividade no mercado atual. Mas, afinal, como esse assunto ganhou tanto destaque junto a uma entrega satisfatória e um bom preço? Ora, com um público que muda de vontade muito rápido e novas oportunidades surgindo a todo momento, esse tipo de preocupação com a inteligência no seu negócio é o que permite otimização, redução de custos e visão de futuro para sobreviver. Tendo isso em vista, conheça as 4 ferramentas para gestão estratégica que podem te ajudar a ganhar essa vantagem sobre a concorrência.

4 Ferramentas para Gestão Estratégica

Artia

Começamos pelas soluções de sistemas que criam a base para gerenciar os projetos estratégicos do seu negócio. O Artia é uma plataforma online criada para organizar fluxos de trabalho e atividades, além de entregar para o líder de projeto uma visão geral do desempenho da equipe.

Artia pode ser integrado à operação pela web, permitindo criar projetos, listar tarefas e acompanhar todos os projetos do início ao fim, garantindo assim uma produção mais eficiente e objetiva.

GanttProject

GanttProject é uma ferramenta similar ao Artia, criando um ambiente colaborativo e focado no acompanhamento de fluxos de projetos. A grande diferença dessa opção é ser open source, o que permite a qualquer empresa modificar o código e adaptá-lo à suas necessidades de execução e análise de resultados.

Com ele, é possível quebrar projetos em uma estrutura mais inteligível e desenhar dependências entre processos, facilitando a visão do papel de cada funcionário para um objetivo maior e sincronizando melhor as tarefas.

Balanced Scorecard

Agora, saímos das ferramentas em si para as metodologias que facilitam a gestão estratégica como um todo. O Balance Scorecard, ou BSC, é uma estratégia para o acompanhamento de indicadores que vão além do financeiro para tomar decisões mais assertivas de negócio.

Os quatro aspectos valorizados no BSC são aprendizagem e crescimento, financeiro, clientes e processos internos, sendo que a análise em conjunto desses fatores trará respostas mais amplas para dilemas de mercado.

Leia também  Sponsor do Projeto #4: os diferentes papéis de patrocinador e cliente

Idealmente, é possível usar essa metodologia com as outras ferramentas de gestão estratégica para traçar os melhores planos de ação para seu próximo projeto.

OKR

O conceito do OKR (Objectives and Key Results) é um dos mais utilizados no mundo dinâmico das startups para gerir e planejar estrategicamente a operação da empresa, criar metas e analisar resultados de projetos realizados.

A ferramenta usada pelo Google é escalável e funciona tanto para startups quanto grandes empresas. Nela, o gestor define um objetivo de mercado que seja relevante e alcançável e em seguida os times listam as ações e implementações que serão executadas para atingir aos objetivos declarados pela organização.

De forma bem sintética, são criados objetivos qualitativos e resultados-chave quantitativos, para conseguir atacar o maior número de problemas da forma mais eficiente.

O grande sucesso do OKR vem da flexibilidade de suas regras, execuções com tempo mais curto e objetividade — sua equipe sabe o que fazer, por que fazer e pode visualizar a extensão de sua contribuição a curto prazo.

A importância de ferramentas de gestão estratégica

As ferramentas para gestão estratégica hoje são fundamentais para garantir competitividade no mercado, pois permitem que você tenha dados em mãos para identificar oportunidades e a plataforma montada para guiar a empresa pelo rumo certo.

Então, pesquise mais sobre essas metodologias e sistemas e busque os que melhor se encaixam no seu caso. Inclusive, utilize mais de uma opção para garantir produtividade, eficiência e sucesso.

E aí, ficou alguma dúvida sobre essas ferramentas? Deixamos alguma de fora que você usa na sua empresa? Então, deixe seu comentário aqui no post!

Assista ao nosso webinar sobre ferramentas estratégicas e veja como utilizá-las no desenvolvimento de produtos e mercados.

Ferramentas Estratégicas

Jackson Rovina

Fundador e sócio presidente da EUAX, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Finanças Empresariais e MBA em Gerenciamento de Projetos, possui mais de 25 anos de experiência com estratégia, é Kaplan-Norton BSC Certified Graduate pela Palladium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company