Entenda definitivamente o que é um Gerente de Qualidade

gerente de qualidade

Contar com um bom gerente de qualidade significa garantir que toda a parte de controle de produtos esteja conforme a expectativa da indústria ou da empresa e, principalmente, dos clientes. Pensando na importância desse profissional, preparamos o post de hoje para auxiliar e explicar melhor sobre as principais atribuições e competências dele.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe!

O papel do gestor de qualidade

De maneira geral, o profissional de gestão de qualidade trabalha em uma empresa de fabricação onde acontece o estágio final de manufatura do produto. Nesse momento, é necessária uma análise do nível da qualidade para garantir que as mercadorias atendam aos padrões legais e garantam a satisfação dos clientes.

Portanto, é de responsabilidade do gestor de qualidade:

  1. Definir métodos de padrões de qualidade;
  2. Aprovar e analisar testes e relatórios de aprovação do produto final;
  3. Atuar no suporte técnico do time de engenharia da empresa;
  4. Realizar auditoria;
  5. Coordenar reclamações de clientes sobre o produto;
  6. Identificar gaps de produção; e
  7. Implementar e administrar os requisitos das normas de gestão de qualidade.

São inúmeras as atribuições do profissional, pois ela integra toda a cadeia de suprimentos de uma empresa, e quaisquer implicações no baixo padrão do gerenciamento de qualidade pode ser crucial para o sucesso da organização. Tudo isso exige, portanto, uma alta demanda e responsabilidade para esse profissional.

Os aspectos essenciais a um gestor de qualidade

Para que alguém possa assumir o cargo de gerência de qualidade, o mercado exige, geralmente, uma das seguintes experiências:

  • Já ter trabalhado com controle de qualidade;
  • Possuir graduação na área de engenharia;
  • Comprovar experiência com gestão de projetos.

Entretanto, para ser um profissional competente na área, somente preencher as qualificações acima citadas não é o suficiente. Um gerente de qualidade deve apresentar determinadas habilidades para conseguir atuar com eficiência, tais como:

  • Capacidade analítica;
  • Profundos conhecimentos matemáticos e clareza para interpretar dados estatísticos;
  • Excelente capacidade de comunicação, liderança e gestão;
  • Facilidade em realizar pesquisa de mercado;
  • Competência para enxergar falhas e propor soluções.
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A importância do gerente de qualidade na empresa

Em um cenário competitivo, a necessidade de fornecer resultados de alta qualidade, tanto do produto quanto do serviço, é primordial para o sucesso comercial. Nesse ponto, surge a importância do gerente de qualidade, pois ele é a figura vital que garante a qualidade e o desempenho do produto, bem como seu constante aperfeiçoamento — entregando, mercadorias líderes de qualidade.

Por isso, é preciso que esse profissional tenha um alto nível de percepção de mercado e saiba os principais aspectos dos produtos que impactam na escolha dos clientes. Assim, garante, ao mesmo tempo, que o processo na cadeia de suprimentos evolua e flua com qualidade dentro do orçamento do negócio.

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Melhoria de Processos com Foco em Resultados

Vinicius Nóbile de Almeida

Sócio diretor da Euax, formado em Processamento de Dados e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, possui mais de 20 anos de experiência em projetos. É certificado PMP pelo PMI (Project Management Institute) e CBPP (Certified Business Process Professional).

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