Convergência da automação e gestão de processos: como aplicar na empresa?

Convergência-da-automação-e-gestão-de-processos-como-aplicar-na-empresa

Última atualização em 07/10/2022

Muito se fala em inovação. O termo praticamente virou moda no mundo corporativo, mas, na prática, o que fazer para sua empresa inovar de verdade? Como se manter competitiva em um mercado altamente globalizado? A resposta para esses questionamentos não é simples, mas certamente passa pela gestão de processos e convergência da automação.

O que você precisa ter em mente é que a tecnologia é hoje uma grande aliada na transformação das companhias. Por meio dela, é possível convergir os processos e promover grandes ganhos de produtividade a um custo relativamente baixo. Saiba agora como implantar esses benefícios na empresa.

O que é convergência de automação?

Certamente você já viveu situações nas quais os setores de Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia de Automação (TA) não falavam a mesma língua. Isso causa um desgaste e atraso na produtividade. A convergência de automação nada mais é do que pôr fim a esses gargalos de comunicação e informação, por meio de softwares.

Nesse caso, convergir é juntar os níveis corporativo e produtivo das empresas, mediante sistemas de gerenciamento integrados, cujo objetivo maior é melhorar os programas, expandir novos projetos e extrair o máximo desempenho dos ativos da corporação.

Se você ainda vê a TI e a TA como áreas colaborativas, porém independentes, está na hora de inovar e entender que elas precisam convergir para fazer com que sua empresa cresça exponencialmente e alcance resultados incríveis.

Como aplicar a convergência da automação?

Faça um mapeamento

A melhor maneira para começar a implantação da convergência de automação é fazer um mapeamento dos processos. Por intermédio dele, você identificará todos os passos para o bom funcionamento da companhia. É preciso ter todas as etapas bem definidas para uma análise séria e comprometida.

Identifique indicadores de desempenho

Depois de fazer o mapeamento dos processos, você também será capaz de mensurar os indicadores da sua produção. Isso significa saber quais são as ferramentas cuja atuação é primordial para elevar o nível da performance da sua empresa, sempre de acordo com os objetivos do planejamento estratégico.

Defina as melhorias

Com o mapeamento e os indicadores de desempenho em mãos, você terá uma análise segura sobre os processos e um entendimento sobre aqueles que realmente funcionam e os que seguram a produção. Diante disso, é partir imediatamente para estabelecer as melhorias necessárias a fim de aproveitar completamente os recursos automatizados, humanos e estratégicos disponíveis na empresa.

Invista em tecnologia

A convergência da automação inclui as etapas de mapeamento e definição dos próximos passos, porém ela só se completa com recursos tecnológicos indispensáveis para fazer com que a gestão de processos realmente funcione. É aí que entram as soluções em softwares específicos, que vão cruzar informações dos setores, gerar relatórios e fazer análises confiáveis.

Prepare a equipe

Apesar de toda a tecnologia envolvida, o homem é o grande responsável por operar, gerenciar e controlar os recursos mais modernos. Por isso, é crucial que a sua equipe esteja preparada para inovar por meio da convergência da automação. Promova reuniões, treinamentos e encontros para discutir uma gestão de processos eficaz.

Conte com expertises

Se você quer segurança na aplicação da convergência da automação, pode contar com expertises nesse tipo de processo. É relevante usar abordagens práticas e inovadoras sem perder muito tempo e dinheiro. Desse modo, você pode conduzir os trabalhos sob orientação de uma consultoria especialista no desenvolvimento de planos estratégicos para tecnologia da Informação e automação.

Mesmo que a sua empresa esteja bem no mercado e economicamente confortável, não hesite em buscar soluções para otimizar o funcionamento do sistema de gestão e de cuidar da segurança dos processos de produção.

As maiores corporações nunca perdem a inovação de vista e a convergência da automação é uma maneira prática e tenaz para conquistar e se manter no topo.

CTA-Quais-os-benefícios-da-Padronização-de-Processos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson