Como é possível utilizar o business intelligence na tomada de decisão?

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Última atualização em 07/10/2022

A administração de uma empresa envolve muito mais do que distribuir tarefas em um escritório. Entender como o negócio funciona e tomar decisões relevantes é parte do dia a dia de todo empresário e, para garantir melhores resultados, a melhor atitude é investir em informações de qualidade. É exatamente para isso que serve o business intelligence.

De forma simples, o BI é a aplicação de uma tecnologia de dados ao gerenciamento de negócios. Através de uma ferramenta de gestão e alguns processos bem elaborados, você pode melhorar seu processo de tomada de decisão, além de torná-lo mais rápido e preciso.

Se você está pensando em adotar um sistema BI, mas ainda não sabe como aplicá-lo, não se preocupe! Separamos neste post algumas dicas de como utilizá-lo em suas tomadas de decisão. Confira!

Aplicações do Business Intelligence na tomada de decisão

Avaliação de demandas

A primeira coisa que você deve fazer com o seu business intelligence é avaliar a demanda do seu público. Praticamente todas as ações empresariais devem ser guiadas pelas expectativas do cliente, sejam elas exageradas ou ainda modestas, pois sem essa perspectiva será bem mais difícil assegurar o retorno do seu investimento.

Essa avaliação pode começar com questões simples como “qual é o produto mais vendido e/ou requisitado?” ou “quais são as principais reclamações dos leads?”. Em seguida, esses dados podem ser correlacionados a outras variáveis, como o canal utilizado ou perfil dos subgrupos de clientes, por exemplo.

Gestão de risco e retorno

Ao planejar novos investimentos no seu negócio, é vital que você analise os riscos envolvidos e o retorno esperado. Se não houver um entendimento claro destas variáveis, suas decisões serão tomadas praticamente às cegas.

Investimentos de alto risco e baixo retorno, por exemplo, devem ser descartados imediatamente, enquanto aqueles com uma proporção melhor devem ser priorizados. Com as informações obtidas pelo sistema BI, será muito mais fácil fazer essa comparação.

Análise de desempenho da equipe de vendas

Uma das grandes vantagens do business intelligence é a possibilidade de avaliar rapidamente sua equipe de vendas e determinar quais colaboradores apresentam a melhor performance. Número de contatos, taxa de conversão individual e outros fatores ajudam a estabelecer a base exigida à sua equipe.

Com base nessas informações, você pode saber se é hora de investir em mais treinamentos, se é necessário remanejar sua equipe ou se algum colaborador específico precisa de mais orientação.

Controle de qualidade

Por fim, um sistema BI também gera dados que podem ser usados para fazer o controle de qualidade do seu serviço e seus produtos. No geral, essas informações vêm do feedback coletado dos clientes, mas também podem ser comparadas com outros dados, como a sua taxa de conversão ao longo do tempo, o índice de reclamações e até mesmo padrões de desempenho já estabelecidos pela empresa.

Esse controle pode levá-lo a várias linhas de ação, como alterar algum ponto chave do seu produto e/ou processo ou mesmo reavaliar os padrões atuais — caso eles estejam muito elevados.

Como você pode perceber com esse post, com a ajuda do business intelligence e ao saber usá-lo, você já está preparado para tomar melhores decisões dentro da sua empresa.

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