Gestão e Governança de TI: qual o papel de cada uma?

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Última atualização em 05/02/2024

Gestão e governança de TI são dois assuntos separados apenas por uma linha tênue. Apesar de se complementarem, eles não são iguais. Conhecer a diferença entre esses dois conceitos vai te ajudar a entender melhor os impactos que a TI tem sobre o seu negócio!

Leia este post e entenda qual o papel da gestão e da governança de TI e qual a sua importância para a organização!

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Gestão e Governança de TI: o que são?

Antes de tudo, vamos esclarecer os conceitos de cada área, assim, evitamos qualquer tipo de confusão.

Como falamos antes, os dois assuntos são parecidos e se complementam, mas eles não são iguais. Vamos aprender o que cada área significa e o que elas fazem? Siga a leitura!

Governança de TI

A governança de TI é um desdobramento da governança corporativa. Ela atua como um mecanismo de controle, estabelecendo políticas e regras que direcionam os processos de tecnologia da informação. Ela é a responsável por garantir que os processos de TI estejam alinhados com a estratégia do negócio e agreguem valor para a organização.

A governança de TI possui basicamente duas atribuições:

1. Direcionar os processos de TI: direcionar significa definir como funcionam as coisas na TI. A governança estabelece, por exemplo, o processo de requisição de novos sistemas, a política de segurança da empresa e o plano de continuidade do negócio.

2. Monitorar o cumprimento das regras estabelecidas: não basta apenas direcionar, é preciso verificar se as normas e políticas estão sendo seguidas corretamente.

Quer saber como funciona na prática?

Imagine que a sua política de segurança define que os dados do departamento de Recursos Humanos só podem ser acessados por pessoas específicas.

Para assegurar o cumprimento dessa norma, você pode, por exemplo, tentar invadir propositalmente o sistema para obter o arquivo da folha de pagamento.

Então, não basta dizer que apenas o RH deve possuir determinadas informações. É preciso checar e se certificar que ninguém mais consegue acessá-las!

Gestão de TI

A Gestão da TI é a administração dos recursos tecnológicos que são utilizados no tratamento da informação de uma entidade ou organização. Esse procedimento envolve a coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação de dados, que posteriormente serão convertidos em informações úteis para a tomada de decisões em uma empresa.

Podemos dizer que a gestão de TI possui 4 atribuições principais:

1. Manter o desempenho de serviços: significa tomar decisões para entregar serviços com a performance adequada, respeitando a agilidade que o negócio precisa.

Quer um exemplo? Imagine que na sua empresa o tempo médio entre falhas na conexão da internet deve ser de 10 dias, no máximo.

Então, você decide contratar três links de internet diferentes. Um desses links possui um tempo médio entre falhas de quatro horas. Muitos vão considerar esse número péssimo, mas isso é relativo. Vamos te explicar o porquê.

A queda a cada quatro horas é de apenas um link, porém você não depende apenas desse fornecedor, você tem mais dois. Logo, a chance de todos caírem ao mesmo tempo é reduzida e você consegue entregar o que prometeu ao negócio.

A TI precisa fazer as pazes com as áreas de negócio

2. Promover a transformação digital da empresa: uma organização pode requerer mais tecnologia para se tornar competitiva. E é papel da área de TI trazer inovações que gerem valor para a empresa e promovam a transformação digital de uma forma proativa, sem depender de solicitações externas. Isso mostra que a TI está preocupada em melhorar o negócio!

3. Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços: é preciso manter um diálogo aberto e permanente com as áreas usuárias, para garantir que a TI está atendendo seus contratantes adequadamente.

4. Fazer a gestão de equipe: significa assegurar que a equipe de TI esteja preparada, capacitada e motivada.

Concluindo: a governança e a gestão de TI são essenciais para manter a competitividade e a continuidade do negócio, além de elevar a produtividade da organização, aumentando resultados e reduzindo custos!

Afinal, qual a diferença entre gestão e governança de TI?

Governança

A governança de TI funciona como um mecanismo de proteção ao negócio. Ela estabelece políticas e regulações que direcionam e fiscalizam a tecnologia da informação em uma empresa.

Além disso, a governança garante que a TI está agindo corretamente e fazendo uma boa aplicação dos recursos organizacionais. Isso evita que o negócio corra riscos que poderiam ser evitados e traz segurança para a empresa.

Gestão

Já a gestão de TI está relacionada ao cotidiano da tecnologia da informação. Seu objetivo é entregar os melhores serviços e elevar o desempenho do negócio.

Logo, o papel da gestão inclui estabelecer processos, mobilizar um time qualificado, construir relacionamentos e monitorar indicadores para que as coisas funcionem bem.

Assim como a governança, a gestão é feita por toda a equipe de TI, e não apenas pelo CIO.

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No próximo tópico, vamos ver como aplicar a gestão e governança de TI através de 5 passos essenciais. Continue lendo!

Como aplicar a gestão e governança de TI na minha empresa?

Agora que você já sabe o conceito de cada uma e suas principais diferenças, separamos 5 passos essenciais que vão te ajudar a aplicar e planejar seus processos de gestão e governança de TI:

  • Faça um planejamento estratégico de TI;
  • Implante um Escritório de Projetos (PMO);
  • Crie um catálogo de serviços;
  • Use indicadores de performance;
  • Utilize frameworks de processos.

Para saber mais como aplicar na sua TI, não deixe de conferir o texto completo que já temos sobre como implantar a governança de TI.

Agora ficou mais fácil saber diferenciar esses dois conceitos, certo? Se você quer entender mais sobre esse assunto e aprender tudo sobre governança de TI, temos um post completo a respeito de tudo o que você precisa saber sobre Governança de TI. Se preferir, baixe o conteúdo gratuito em formato de e-book no banner abaixo! Boa leitura!

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