O que é governança de TI?

O-que-é-governança-de-TI

Última atualização em 15/02/2024

Muitos profissionais de TI ainda têm dúvidas sobre o que é governança de TI. Mas, esse assunto é de extrema importância quando falamos em dar segurança para a área de Tecnologia da Informação e para o negócio.

Neste post você vai aprender o que é governança de TI e qual a sua importância. Aproveite a leitura!

O que é governança de TI?

A governança de TI é responsável por garantir que os processos de TI estejam alinhados com a estratégia do negócio e agreguem valor para a organização. Ela também é um desdobramento da governança corporativa

Isso é feito por meio de normas, políticas e diretrizes pensadas essencialmente em melhorar o desempenho do negócio. Logo, podemos dizer que a governança estabelece uma direção e fiscaliza se ela está sendo cumprida.

Ou seja, a governança de TI define processos, assegura que eles estão sendo seguidos e atribui papéis e responsabilidades.

Por que ter uma governança em TI?

Embora a TI seja uma parte crucial de uma empresa, ela também pode representar riscos ao negócio. Afinal de contas, a maior parte – se não todas – as informações de grandes empresas estão apoiadas em soluções de TI.

Tá, mas e onde entra a governança de TI nessa história?

A governança de TI é essencial para gerenciar os riscos que a TI oferece ao negócio e garantir segurança para a empresa! Ela atua como um mecanismo de controle que assegura a proteção das informações, diminui custos, otimiza recursos e dá suporte à tomada de decisões.

Logo, a responsabilidade não é apenas do CIO: ela deve ser elaborada em conjunto com a alta administração e os próprios usuários. Assim, garantimos que as expectativas estejam alinhadas e todas as vozes devidamente representadas.

A governança de TI também é um importante auxiliar na hora de mostrar para a organização como a TI agrega valor ao negócio, de acordo com o seu nível de maturidade.  Se você quiser saber mais sobre o assunto, confira nosso post Diagnóstico de TI: conheça os 4 níveis de maturidade de TI e não deixe de fazer o nosso teste de maturidade de TI para saber em qual estágio está a sua área de tecnologia da informação.

Teste de maturidade de TI

Mais do que uma prestadora de serviços, a TI deve ser uma área-chave da empresa. O gerente de TI precisa ser uma pessoa visionária, que consiga enxergar os elos que aproximam a TI do negócio.

Uma empresa com governança de TI está um ou dois passos à frente de seus concorrentes. Afinal de contas, sem o apoio da TI é muito difícil alcançar a estratégia.

Saiba mais lendo nosso post completo com tudo o que você precisa saber sobre Governança de TI, ou se preferir baixe o conteúdo em e-book:

Ebook Governança de TI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson