COBIT: o que é, benefícios + infográfico de como implantar

Qual-o-papel-do-ITIL-e-do-COBIT-na-governança-de-TI

Última atualização em 05/02/2024

COBIT é a sigla para Control Objectives for Information and related Technology (em português, Objetivos de Controle para informação e Tecnologia relacionada) que representa um conjunto de boas práticas focadas em governança de TI.

Com o COBIT, é possível garantir que os processos de TI estejam alinhados a estratégia do negócio e agreguem valor à organização, melhorando a qualidade dos serviços de tecnologia.

O profissional que domina essas boas práticas recebe a certificação COBIT, reconhecida mundialmente e ainda dá um “up” na sua carreira!

Quer saber mais sobre o COBIT e como obter essa certificação? Nesse texto você verá:

Vamos lá?

O que é COBIT?

COBIT é uma metodologia que auxilia na gestão de recursos e ferramentas da Governança de TI.

Ela funciona a partir da aplicação de um framework baseado em 5 princípios fundamentais, com o objetivo de tornar a gestão de TI mais eficiente e alinhada com os propósitos da organização.

O COBIT é um modelo reconhecido globalmente quando o assunto é garantir a qualidade dos serviços de tecnologia. Isso porque ele avalia todos os processos do negócio, de forma holística, sendo aplicável em diferentes organizações.

Além disso, esse framework permite aos gestores:

  • Organizar os objetivos da governança de TI com as melhores práticas nos processos e domínios de TI;
  • Atuar com uma linguagem comum para os indivíduos da organização com planejamento, construção, execução e monitoramento dos processos de TI;
  • Abordar as lacunas dos processos para identificar seu nível de maturidade e capacidade;
  • Atribuir responsabilidades, avaliar o desempenho do time e estabelecer objetivos comuns com as outras áreas do negócio.

Vale destacar que o COBIT é um framework que pode ser utilizado em conjunto com outras metodologias e práticas voltadas ao gerenciamento de TI, colocando gestão e governança de TI lado a lado.

Nesse sentido, o principal framework utilizado junto ao COBIT é o ITIL. Abaixo, falaremos um pouco mais sobre o uso de cada uma dessas práticas.

Leia também o post sobre Implantação da Governança de TI

O que é ITIL e o COBIT?

Muitas organizações têm apostado em frameworks para conquistar o tão desejado alinhamento entre a TI e os objetivos estratégicos do negócio. Nesse sentido, os frameworks que mais se destacam são o ITIL e o COBIT.

Juntos, os dois formam uma dupla de peso na estruturação dos processos de tecnologia.

Isso porque o ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) é um conjunto de boas práticas voltadas ao gerenciamento de TI.

Diferentemente do COBIT, o ITIL não é uma metodologia, mas sim modelo adaptável a diversos tipos de organizações, com diferentes momentos e níveis de maturidade.

E é justamente por ser um “guia de recomendações” que o ITIL é tão aderente a outras abordagens e padrões, como o COBIT e até mesmo o PMBOK®.

Assim, enquanto o COBIT traz um passo a passo de como fazer, o ITIL aponta quais são as melhores escolhas para tornar esse projeto promissor.

Agora que você já sabe como trabalhar com esses dois frameworks, que tal descobrir os principais benéficos de adotar o COBIT na sua TI? Veja na sequência:

Benefícios do COBIT

Já mencionamos anteriormente que a implementação desse framework alinha os objetivos da TI com os objetivos do negócio. Essa, com toda certeza, é uma das maiores vantagens do COBIT, mas não é a única!

Conheça outros benefícios de aderir ao COBIT:

Aumenta a produtividade da TI

Por ser um framework voltado a melhorar os processos de TI, o COBIT possibilita que os serviços passem a ser executados com maior eficiência, pois são desenvolvidos de forma clara, alinhados aos objetivos do negócio.

Otimiza o uso de recursos

O COBIT é baseado em 5 princípios que, se seguidos corretamente, podem reduzir o uso dos recursos de TI.

Isso porque quando um processo de TI é executado da melhor forma, reduzem-se os retrabalhos, os gastos fora do orçamento e tudo aquilo o que seria um adicional para a realização daquela atividade.

Apoio nas tomadas de decisão

O COBIT possibilita que os gestores tenham uma visão holística dos processos do negócio, o que possibilita:

  • Identificar oportunidades de melhoria;
  • Localizar gaps nos processos;
  • Reduzir atrasos e retrabalhos.

Assim, com uma visão ponta a ponta da organização, a tomada de decisão se torna mais simples.

Expostos principais os benéficos do COBIT, vamos nos aprofundar um pouco mais nos 5 princípios dessa metodologia, analisando cada etapa:

Princípios do COBIT

Aqui, vamos falar sobre o COBIT 5.0, uma estrutura criada pela ISACA (Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação). Esta é a versão mais utilizada da metodologia justamente por garantir uma maior governança, sendo uma plataforma sustentável de ações.

O COBIT 5.0 se baseia em 5 princípios:

Princípios COBIT

1. Satisfazer as partes interessadas

O COBIT tem como princípio garantir que a TI esteja alinhada com todas as áreas da empresa de tal forma que isso contribua para o alcance dos objetivos estratégicos de cada setor.

Logo, podemos entender as partes interessadas como os outros setores da organização que se beneficiam dos serviços de TI.

Esse princípio contribui para a geração de valor por meio da TI, sendo importante para que os times sejam capazes de atingir as metas da empresa com o suporte da tecnologia.

2. Cobrir a organização de ponta a ponta

O COBIT considera que todos os processos da empresa são ativos organizacionais estratégicos, sendo papel da gestão de cada setor gerenciar os processos de TI. Desta forma é possível garantir o melhor uso dos ativos para alcançar os objetivos da empresa.

3. Aplicar um framework integrado e único

Integrar diferentes métodos de gestão e framework ao COBIT, como o ITIL e o ISSO é aconselhado. Fazendo isso é possível ter um único framework abrangente para a gestão empresarial e de TI.

4. Possibilitar uma visão holística

A visão global da organização é indispensável para desenvolver a gestão dentro do framework do COBIT. Este princípio propõe uma visão que inclui:

  • Estruturas;
  • Setores;
  • Processos;
  • Funções;
  • Atividades;
  • Planos de ação;
  • Recursos humanos e financeiros;
  • Cultura da empresa;
  • Clima organizacional, etc.

5. Separar governança e gerenciamento

Neste princípio é estabelecida a diferença entre governança de TI e gerenciamento de TI. O gerenciamento de TI busca assegurar que os objetivos da empresa sejam atingidos através da utilização estratégica de informações pela aplicação do COBIT.

Já a governança de TI é o controle da tecnologia, que deve ser realizado pela diretoria ou gestão da empresa.

CTA-COBIT-Boas-Práticas-para-Governança-de-TI

Chegou a hora de irmos para a parte prática! Siga para aprender como implementar o COBIT:

Como implementar o COBIT?

No próprio COBIT é possível identificar instruções para a implementação deste framework em 7 etapas, num passo-a-passo didático. Sobre isso, Vinicius Almeida, Certificado COBIT Fundation, comenta:

Ainda assim, para te ajudar com a implementação, elaboramos um infográfico descritivo com cada uma das 7 etapas:

Como implementar o COBIT

Agora que você já sabe tudo sobre o COBIT, que tal obter a sua certificação? Siga com a leitura que vamos te ensinar como obter essa conquista:

Como tirar a certificação COBIT para atuar na governança de TI?

A certificação COBIT atesta que o profissional compreende e sabe aplicar o framework na governança de TI, executando cada um dos princípios com eficiência.

Assim, os profissionais que obtém essa certificação são capazes de alinhar os objetivos da TI com a estratégia do negócio, melhorando os resultados de toda a empresa por meio dos serviços de tecnologia.

O exame para a certificação COBIT é aplicado pela ISACA, organização que também gerencia o próprio framework em questão. Através desse exame, é possível obter três diferentes certificações:

  • COBIT 5 Fundation (apenas essa certificação possuí prova em português, as demais são em inglês);
  • COBIT 5 Implementation;
  • COBIT 5 Assessor.

A prova contém 50 questões objetivas e custa em média R$800,00 sendo necessário acertar 50% do teste para ser aprovado.

Para se preparar para o exame, você pode fazer simulados online e estudar conteúdos relacionados a aplicação do COBIT, como a própria governança de TI.

Afinal, o mais importante é assegurar que a TI esteja alinhada com o negócio e que os recursos humanos e financeiros estejam sendo gerenciados corretamente.

Para te ajudar a conquistar essa certificação, preparamos um material completo com tudo o que você precisa saber sobre Governança de TI.

Se preferir, você pode baixar o conteúdo gratuito em formato de e-book clicando no banner abaixo. Boa prova!

Ebook Governança de TI

ITIL® é marca registrada da AXELOS LIMITED.
COBIT® é marca registrada da ISACA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson