Qual o papel do ITIL® e do COBIT® na governança de TI?

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A governança de TI é um mecanismo de controle que garante que a área de tecnologia da informação esteja alinhada com os objetivos estratégicos da empresa e que os recursos estejam sendo aplicados corretamente, reduzindo assim os riscos para o negócio.

A adoção de um framework de processos pode se mostrar uma grande aliada na hora de implantar essa governança. Entre os frames mais utilizados para implantar a governança de TI estão o ITIL® e o COBIT®.

O objetivo desse post é esclarecer os impactos que esses frameworks têm na governança de TI, mostrando o papel de cada um. Pegue seu café e acompanhe o post!

O papel do ITIL na governança de TI

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma biblioteca de boas práticas que estrutura a gestão de serviços de TI, elencando as regras e os processos para o atendimento às demandas. Em outras palavras, o ITIL é concentrado em “como” devem ser os serviços e processos de TI.

Existe uma variedade de serviços que a área de TI fornece para as áreas de negócio. Por exemplo: solicitação de implementação de software, correção de erro no software, etc. O conjunto de todos esses serviços é chamado de catálogo de serviços.

Os serviços contidos nesse catálogo vão ser entregues conforme determina o Acordo de Nível de Serviço (SLA). Esse acordo é um compromisso que a área de TI estabelece com as áreas de negócio.

Ele descreve o serviço em si e os níveis de qualidade que devem ser garantidos. É através do SLA que a TI cria indicadores para medir a performance da operação, ou seja, ver se a TI está entregando os resultados esperados.

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Então, o foco do ITIL é na relação da TI com as áreas de negócio, definindo quais os tipos de serviço que a TI presta e sob quais condições. O ITIL descreve a gestão de serviços com mais detalhe do que o COBIT, como veremos a seguir.

O papel do COBIT na governança de TI

O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) é um conjunto de boas práticas para gestão e governança de TI. Esse framework é baseado em 4 pilares: planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte, monitoramento e avaliação.

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Por meio de seus processos e práticas, o COBIT conecta os processos e recursos de TI aos requisitos de negócio. Ou seja, ele está voltado para o controle da gestão interna da área de tecnologia da informação, que deve atender às estratégias de negócio.

O COBIT ajuda a TI a criar valor e a manter o equilíbrio entre os benefícios, riscos de negócio e uso de recursos. Esse frame possibilita que a TI seja organizada e gerenciada de forma holística, definindo as responsabilidades de cada área para que as necessidades dos stakeholders sejam atendidas.

O COBIT é compatível com outros frameworks e pode ser aplicado depois que outros padrões de nível operacional, como o ITIL, já estiverem implantados na organização. O COBIT é focado principalmente em “o que fazer” e não no “como fazer”, ou seja, é mais voltado para controle do que para execução.

Como você já deve ter captado, o ITIL e o COBIT são frameworks que se complementam e podem ser usados em conjunto sem nenhum problema. Existem empresas que possuem apenas um dos frameworks, o que também é bastante comum.

Independente do framework, o mais importante é assegurar que a TI esteja alinhada com o negócio e que os recursos humanos e financeiros estejam sendo gerenciados corretamente. Afinal, esse é o principal objetivo de ter uma governança de TI.

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ITIL® é marca registrada da AXELOS LIMITED.
COBIT® é marca registrada da ISACA.
Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

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