Tipos de certificação de projetos que você precisa conhecer

Tipos-de-certificação-de-projetos-que-você-precisa-conhecer

Última atualização em 20/12/2021

Você está pensando em dar um upgrade na sua carreira profissional ou no seu time? Tem dúvidas sobre qual tipo de certificação de projetos pode te ajudar? Antes de tomar decisões, é importante entender o que é uma certificação e como ela realmente influencia no dia a dia de um projeto.

Basicamente, uma certificação é um reconhecimento formal, feito por uma organização respeitada, de que o profissional detém um determinado conhecimento e/ou possui as habilidades necessárias para realizar uma certa função, como gerenciar um projeto, por exemplo.

Ser um profissional certificado não garante competência, mas, certamente, traz destaque no mercado de trabalho. Atualmente, as empresas estão buscando cada vez mais profissionais certificados em projetos, dado que isso aumenta o dinamismo da organização, que consegue retornar mais valor aos clientes.

Neste post você vai conhecer as principais certificações de projetos, além de saber um pouco mais sobre as organizações que oferecem esses certificados. Acompanhe o texto!

1. Certificação de Projetos do PMI®

Project Management Institute ou Instituição de Gestão de Projetos (PMI) é a principal organização que associa profissionais de gestão de projetos. Seus principais objetivos são a formação de padrões profissionais, geração de conhecimento e promoção da gestão como profissão.

Responsável pela criação do Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), uma coletânea de boas práticas aplicadas na gestão de projetos, o PMI oferece oito tipos de certificação, que você pode escolher conforme suas qualificações.

Para fazer qualquer certificação do PMI é necessário obter a elegibilidade no site. Esse processo consiste em registrar as experiências com projetos para demonstrar o atendimento dos requisitos de cada uma das certificações. Também deve ser paga a taxa referente à prova. Essa taxa varia para cada certificação e se o profissional é filiado ao PMI.

Por acreditar na necessidade de uma capacitação continuada, o PMI estabelece um prazo de validade das certificações, sendo necessário o registro das PDUs (Professional Development Units) no site do PMI ou a realização de uma nova prova.

A seguir, falaremos mais sobre as 4 principais certificações oferecidas pelo PMI:

1.1 Certified Associate in Project Management (CAPM)®

Essa é a certificação de projetos mais simples do PMI, servindo para comprovar que o profissional possui conhecimentos básicos em gestão de projetos. Por ser bastante simples, é recomendada para iniciantes — estudantes, patrocinadores, gerentes de projeto menos experientes, etc. Apesar de básica, é uma certificação que tem sido muito reconhecida pelas empresas.

Para se tornar certificado, o profissional deve realizar um exame de 150 perguntas com duração de três horas. Também é necessário possuir diploma de ensino médio ou equivalente, além de ter trabalhado 1500 horas em projetos ou possuir 23 horas de formação em gerenciamento de projetos.

1.2 Project Management Professional (PMP)®

É uma certificação bastante recomendada para aqueles que já estão em cargos de liderança e possuem um pouco mais de experiência.

O exame para a certificação PMP possui 200 questões e tem duração de quatro horas. Além do exame, o profissional deve possuir diploma de nível médio ou superior e 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Para o nível técnico são exigidos 5 anos de experiência no gerenciamento de projetos e 7500 horas de liderança e direção de projetos. Já para o nível superior, as exigências são menores: 3 anos de experiência no gerenciamento de projetos e 4500 horas de liderança e direção de projetos.

CTA-Dicas-para-Certificação-PMP

1.3 Program Management Professional (PgMP)®

Essa certificação mostra que o profissional possui a habilidade de gerenciar múltiplos projetos, de acordo com os objetivos da organização. Extremamente recomendada para pessoas que gerenciam programas complexos e que têm uma boa capacidade de resolução de conflitos.

O exame também é mais complexo, com uma prova de 170 questões a ser realizada em quatro horas.

Para os que possuem apenas diploma de nível técnico ou médio, é necessária a comprovação de quatro anos de trabalho em projetos e sete anos de trabalho em gerenciamento de programas. Para quem possui diploma superior, o tempo de trabalho em gerenciamento de projetos e gerenciamento de programas é reduzido para quatro anos cada.

1.4 Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®

Os métodos ágeis estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas. Para se manter atualizado, o PMI também oferece uma certificação para quem utiliza tais metodologias.

Para estar apto à certificação, o profissional deve comprovar 2000 horas de trabalho em equipes de projeto nos últimos cinco anos e 1500 horas de trabalho em equipes de projetos usando metodologias ágeis nos últimos três anos. Além disso, também são necessárias 21 horas de treinamento em práticas ou métodos ágeis.

A prova possui 120 questões de múltipla escolha e tem a duração de 3 horas.

CTA-Líderes-Destruidores-Como-o-Líder-Pode-Facilitar-ou-Acabar-com-a-Inovação

2. Certificação de projetos da AXELOS®

A Axelos é uma join venture que oferece uma gama de certificações reconhecidas mundialmente, sendo uma delas a certificação PRINCE2®.

PRINCE, ou Projects in Controlled Environments, é um método de gestão extremamente versátil e que tem se tornado amplamente reconhecido desde sua criação, no Reino Unido. Existem três níveis de certificação PRINCE2. Veja:

2.1 PRINCE2 Foundation

É o nível mais simples, pois apenas certifica que um profissional está apto a ser membro de uma equipe que utiliza a metodologia PRINCE2 e não possui nenhum pré-requisito formal para a aplicação. Para obter essa certificação é necessário fazer um exame com 60 questões de múltipla escolha. A duração da prova é de 1 hora.

2.2 PRINCE2 Practitioner

Comprova que o profissional está apto a aplicar o método PRINCE à execução e ao gerenciamento de um projeto em um ambiente que suporte a metodologia. Para se certificar como PRINCE2 Practitioner, o profissional precisa ter sido aprovado antes no primeiro nível (Foundation) ou então possuir certificação PMP, CAPM ou IPMA®. A prova possui 68 questões e tem duração de 2 horas e meia.

2.3 PRINCE2 Agile

Tem por objetivo medir se um candidato é capaz de tornar os ambientes do projeto PRINCE2 mais flexíveis, em um contexto ágil. Para isso, é feito um teste objetivo com 50 perguntas e duração de 2 horas e meia. Ter a certificação PRINCE2 Practitioner é pré-requisito para a obter a PRINCE2 Agile.

Essas são só algumas das mais importantes certificações em projetos que existem atualmente. Com uma gama tão grande de certificações, é necessário ser bastante criterioso, pois para cada projeto, time ou empresa, existe um conhecimento específico ideal para que a performance do projeto não seja comprometida.

Agora, se o seu problema é mais emergencial e existe um projeto em sua empresa que precisa de gestão especializada, entre em contato com os gerentes de projetos certificados da Euax, eles poderão te dar a ajuda necessária para entregar projetos no tempo certo e com o resultado esperado.

PMI®, Guia PMBOK®, CAPM®, PMP®, PgMP® e PMI-ACP® são marcas registradas do Project Management Institute.
AXELOS® e PRINCE2® são marcas registradas da AXELOS LIMITED.
IPMA® é uma marca registrada da IPMA International Project Management Association.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson