Implantando a governança de TI: por onde começar?

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Última atualização em 05/02/2024

Quando uma organização está implantando a governança de TI é comum que o projeto seja dividido em ações de curto, médio e longo prazo que, aos poucos, inserem os componentes necessários para construir a governança.

Essa implantação “faseada” faz com que a governança acompanhe o ritmo de desenvolvimento da TI e do próprio negócio. Trata-se de um caminho comprido e muitas vezes difícil, mas não impossível de ser trilhado.

Nesse post, você vai conhecer 5 etapas necessárias para começar implantando a governança de TI no seu setor. Pegue papel e caneta e vamos começar!

O que é governança de TI?

A governança de TI é um tipo de governança corporativa voltada exclusivamente para a área da tecnologia da informação.

Ela é responsável por garantir que os processos da TI estejam alinhados às estratégias do negócio e agreguem valor para a organização. Implantando a governança de TI, é possível averiguar os resultados, metas, desafios do setor e muito mais.

A governança de TI é feita por meio de normas, políticas e diretrizes pensadas para melhorar o desempenho da empresa.

Dessa forma, a governança de TI define processos, assegura se os objetivos da empresa estão sendo cumpridos e atribui papéis e responsabilidades.

Agora que você já sabe o que é governança de TI, que tal descobrir como implementar? Entenda na sequência:

Implantando a governança de TI: 5 passos essenciais

A governança de TI é essencial para gerenciar os riscos e garantir segurança para a empresa. Ela age como um mecanismo que assegura a proteção das informações, diminui custos, otimiza recursos e dá suporte para a tomada de decisão.

Ou seja, implantando a governança de TI no seu negócio, você e os colaboradores estarão mais preparados para novos desafios e contratempos que podem surgir na empresa.

Quer saber como fazer isso na prática? Veja como implantar a governança de TI na sua empresa em 5 passos essenciais:

1. Planejamento estratégico de TI

O planejamento estratégico de TI tem a função de garantir que a área de tecnologia da informação esteja alinhada com os objetivos estratégicos do negócio, direcionando todos os seus esforços e competências para alcançar a visão de futuro proposta pela empresa.

A partir da análise do ambiente interno e externo da TI, é traçado um plano com tudo aquilo que  ela deve fazer para ajudar a organização a entregar resultados através da tecnologia. Esse plano norteará boa parte das ações enquanto estiver implantando a governança de TI.

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2. Escritório de Projetos (PMO)

Os projetos de TI são instrumentos que a área de TI possui para atingir os objetivos definidos no planejamento estratégico de TI.

Com um escritório de projetos (PMO), fica mais fácil priorizar os melhores projetos para a sua empresa, controlar o andamento dos projetos, assegurando que eles sejam entregues dentro do escopo, prazo e custos definidos, além de padronizar os processos de gestão de projetos.

3. Catálogo de serviços

Um catálogo de serviços é o conjunto de todos os serviços que a área de TI presta para as áreas de negócio. Esse catálogo é uma forma simples de apresentar tudo aquilo que a TI oferece para a organização.

Nele é detalhado o nome do serviço, suas características, a pessoa responsável pela sua execução, como solicitar o serviço, entre outras informações. Como a TI é uma prestadora de serviços, é muito importante que todos os clientes conheçam os serviços disponíveis.

4. Sistema de performance

Para se certificar que a TI está entregando os benefícios esperados é fundamental ter indicadores-chave de performance (KPIs) que demonstrem os resultados de forma rápida e simples.

Em um sistema de performance, os indicadores relacionam-se entre si e possuem uma relação de causa e efeito. Os resultados dos indicadores secundários (ou indicadores drivers) vão refletir diretamente no resultado do indicador resultante (ou indicador outcome).

Assim, no caso de indicadores abaixo da meta, fica mais fácil identificar onde está a raiz do problema e resolvê-la. Além disso, através da medição com KPIs é possível atribuir responsabilidades, ou seja, definir o “dono do indicador”. É ele que, vai responder pela performance do indicador, criando uma cultura de prestação de contas na empresa.

5. Frameworks de processos

Existem muitos frameworks de processos que ajudam a implantar a governança de TI. O ITIL® e o COBIT®, por exemplo, estabelecem modelos de implantação de governança de TI.

No ITIL (Information Technology Infrastructure Library) a governança está mais orientada à padronização e gestão dos serviços. Já no COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies), o foco está no relacionamento com as áreas de negócio.

Também existem outros padrões e corpos de conhecimento que não tratam especificamente da governança de TI, mas ajudam a área de tecnologia da informação em outros aspectos. Entre eles podemos citar o BABOK® (sobre análise de negócios), o Guia PMBOK® (que trata de gestão de projetos) e o BPM CBOK® (referência em gestão de processos).

Vantagens ao implantar a governança de TI

Como já falamos antes, implantando a governança de TI você garante maior segurança de informação e dados e, assim, assegura uma maior eficácia da tecnologia da informação na sua empresa.

Dessa forma, é possível estar preparado para desafios e várias situações, como:

  • Impedir o vazamento de informações e dados sobre sua empresa e seus clientes;
  • Prever problemas e riscos prejudiciais ao negócio, tendo mais precisão na tomada de decisões para a estratégia da organização;
  • Automatizar processos e tarefas, economizando tempo e dinheiro;
  • Garantir a usabilidade e facilitar o uso das ferramentas de TI já existentes.

Quer obter essas e outras vantagens? Então, aprimore seus estudos em governança de TI.

O que estudar em governança de TI?

A TI é uma área que passa por atualizações constantes. Por isso, manter-se atualizado é fundamental para a sua carreira profissional. Com a governança de TI, isso não é diferente: é preciso conhecer as melhores práticas desse modelo de gestão.

Para te ajudar, separamos alguns materiais que você não pode deixar de conferir:

1. Implantando a Governança de TI: da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços, por Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladimir Ferraz Abreu.

Neste livro, os autores apresentam um modelo de governança de TI que pode ser adaptado a diferentes ambientes organizacionais. Mas, antes de chegar a esse método, os autores detalham cada etapa da governança de TI.

Assim, você poderá conhecer um pouco mais sobre:

  • Planejamento;
  • Gestão do portfólio de TI;
  • Alinhamento estratégico de TI;
  • Implementação e gestão da governança de TI;
  • Gestão do desempenho da TI.

Além disso, nesse livro também são analisadas mais de 30 práticas que podem ser aplicados a governança de TI, dentre elas: CobiT, ITIL, ISO/IEC 20000, PMBOK, CMMI, MPS-Br, BPM CBOK, BABOK, BSC, e outras mais.

2. Biblioteca ITIL

Com toda certeza você já conhece ou já ouviu falar do Information Technology Infrastructure Library (ITIL): um conjunto de boas práticas voltadas para a gestão de serviços de TI.

O ITL, é um framework de TI reconhecido a nível mundial, com o objetivo de melhorar os processos de TI e alinhar as soluções desenvolvidas com a necessidade do negócio.

Quando se trata de governança de TI, a prática de desenho de serviços do ITIL é um fundamental para esse modelo de gestão. Com ela, é possível:

  • Estruturar processos de TI;
  • Coordenar novas iniciativas;
  • Aprimorar os itens que compõe um serviço de TI.

Além disso, a biblioteca ITIL disponibiliza outras diversas boas práticas que podem ser aplicadas a governança de TI.

3. Guia PMBOK

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia com diretrizes para gestão de projetos em qualquer ambiente.

Embora o seu principal foco não seja a TI, as práticas presentes no PMBOK ajudam os gestores a aumentar a eficiência e a geração de valor, elevando a satisfação dos clientes.

Além disso, o PMBOK disponibiliza práticas para melhor aproveitamento dos recursos humanos, capitais e tecnológicos à disposição da liderança.

Afinal, como implantar a governança de TI?

Uma empresa possui uma governança de TI efetiva se essa área consegue prestar contas e garantir que as pessoas estão fazendo as coisas certas no momento adequado.

E para que a implantação da governança de TI pareça menos complicada, podemos estrutura-la em projetos menores, além de utilizar modelos de governança de TI e outros padrões reconhecidos no mercado. Assim, é possível obter ganhos rápidos ao longo da construção da governança e tornar a TI estratégica.

Saiba mais lendo nosso post completo com tudo o que você precisa saber sobre Governança de TI, ou se preferir, baixe o conteúdo gratuito em formato de e-book no banner abaixo!

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ITIL® é marca registrada da AXELOS LIMITED.
COBIT® é marca registrada da ISACA.
BABOK® é marca registrada do IIBA.
Guia PMBOK® é marca registrada do Project Management Institute.
BPM CBOK® é marca registrada da ABPMP.

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