3 passos para elevar a maturidade da TI através de projetos de TI

Projetos de TI

Você já se perguntou por que algumas áreas de TI conseguem transformar o negócio através da tecnologia enquanto outras ainda precisam se esforçar para desconstruir a imagem de que a TI é apenas um centro de custos? É uma questão comprida e complexa, não é mesmo? Parte da resposta para essa pergunta está ligada à governança de TI, mais especificamente à capacidade de entregar projetos de TI que gerem resultados rápidos, concretos e impactantes. Mas como alcançar esse objetivo?

Neste post vamos mostrar o que é preciso para ter projetos que ajudem a área de tecnologia da informação a ser mais participativa e estratégica. Por isso, pegue seu café, suco ou chá (ou outra bebida de sua preferência) e acompanhe a leitura!

Projetos de TI

1. Tenha projetos de TI estratégicos

Projetos de TI estratégicos são aqueles que realmente entregam valor para o negócio e são indispensáveis para o funcionamento da organização, já que uma de suas funções é tornar possível que os objetivos estratégicos da empresa sejam alcançados com sucesso.

Na hora de decidir qual projeto é mais importante e vai trazer mais resultados, o gerente de TI também precisa ser um gerente de projetos habilidoso. Afinal, a tarefa é delicada e exige conhecimentos em projetos, grande capacidade analítica e pensamento visionário. Por isso, é essencial investir nos 3 Ps da gestão de projetos, como veremos no próximo item.

projetos de TI

2. Invista nos 3 Ps da gestão de projetos

A gestão de projetos é composta por 3 Ps: projeto, programa e portfólio. Quando os projetos e programas são gerenciados eles contam com um planejamento que influencia na assertividade da execução. Ter uma gestão de projetos e programas consolidada é o básico para garantir que tudo seja entregue dentro do escopo, no prazo acordado e conforme o orçamento disponível. Isso sem deixar de verificar e mitigar os riscos.

É através da gestão de portfólio que você vai conseguir dar visibilidade para os projetos de uma empresa, estabelecendo critérios de execução (o que eu vou fazer primeiro?) e garantindo o custo-benefício (esses projetos vão trazer resultados?), além de ter uma visão ampla dos projetos, tanto do andamento das entregas como dos trabalhos já concluídos.

Leia também  Entenda já a importância do gerenciamento de riscos em projetos

projetos de TI

3. Identifique o nível de maturidade da sua TI

A área de tecnologia da informação passa por diversos momentos antes de atingir o nível de maturidade ideal. Conhecer em qual estágio de transição a sua TI se encontra é fundamental para identificar quais são os próximos passos e quais ações devem ser tomadas para que a TI evolua.

TIs em estágio mais avançado não só possuem a capacidade de fazer as coisas corretamente como também sabem aquilo que é melhor para o negócio. E, por fim, TIs estratégicas atuam proativamente dentro da empresa e são capazes de oferecer as melhores soluções em tecnologia, para que todo o negócio seja transformado.

E aí, anotou tudo? Esperamos que com essas dicas você tenha conseguido entender que os projetos de TI são fundamentais para que a TI alcance o nível máximo de maturidade!

Saiba mais lendo nosso post completo com tudo o que você precisa saber sobre Governança de TI, ou se preferir baixe o conteúdo em formato de e-book.

Ebook Governança de TI

Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + sete =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company