Consultoria de Projetos: como melhorar a gestão dos projetos da sua empresa

Consultoria-em-Gestão-de-Projetos-como-melhorar-a-gestão-dos-projetos-da-sua-empresa

Última atualização em 26/05/2022


Contratar uma consultoria de projetos é uma opção interessante para quem deseja melhorar o gerenciamento de projetos da sua empresa. Sem uma gestão de projetos efetiva, ou seja, capaz de produzir resultados reais para a organização, se torna quase impossível realizar as mudanças necessárias para manter o negócio competitivo.

Como gestão de projetos é uma competência complexa, uma consultoria pode ser a melhor alternativa para empresas que buscam melhores resultados.

O que é consultoria de projetos?

Consultoria de projetos é um serviço que busca ajudar empresas a aprimorarem a gestão de projetos, prestado por profissionais altamente qualificados nessa área.

Os consultores fazem isso por meio de diagnóstico de problemas, elaboração de soluções, repasse de conhecimentos, ferramentas e técnicas acumuladas em anos de experiência.

A consultoria busca entender as necessidades específicas do cliente e desenvolver um serviço personalizado.

Com esse serviço, as empresas ampliam seu conhecimento em gestão de projetos e passam a ter autonomia para gerenciá-los da melhor forma. Afinal, trata-se de uma troca de conhecimentos que serve para capacitar o cliente.

Quando contratar uma consultoria de projetos?

Esse serviço é importante para empresas que:

  • Querem tocar projetos complexos, como implantação de ERP, por exemplo;
  • Precisam aprimorar a gestão de projetos de áreas específicas, como TI;
  • Querem implantar um escritório de projetos;
  • Enfrentam dificuldades para tocar os projetos;
  • Querem adquirir know-how em gestão de projetos.

Diferença entre outsourcing de gerente de projetos e consultoria de projetos

A diferença entre o outsourcing de gerente de projetos e a consultoria de projetos está no tipo de serviço prestado:

Diferença entre outsourcing de gerente de projetos e consultoria de projetos

Como funciona a consultoria de projetos?

Uma consultoria geralmente começa por um diagnóstico da situação atual da empresa, para entender como funciona a gestão de projetos hoje.

A partir desse diagnóstico e das necessidades mapeadas, o consultor bota em prática um conjunto de ações, que vão desde orientações até a transformação da operação. Vamos conferir rapidamente como cada uma dessas etapas funciona?

Diagnóstico

Essa etapa é crucial para a aplicação de uma consultoria, pois é aqui que o consultor vai tirar um “raio x” da organização e identificar quais pontos realmente precisam de atenção.

Desconfie de consultores que negligenciam essa etapa. Sem um bom diagnóstico, não tem como oferecer uma boa solução.

Solução

Depois que as reais necessidades do cliente foram mapeadas, o consultor deve montar um plano de trabalho com uma série de ações a serem implementadas para solucionar as dores identificadas.

Um consultor experiente é capaz de montar uma solução personalizada de acordo com o contexto que o cliente enfrenta, afinal, não existe fórmula mágica que funcione para todas as empresas.

Avaliação

Mensurar os resultados ao longo do projeto é fundamental para ajustar eventuais pontas soltas. A avaliação constante ajuda a identificar os resultados da consultoria.

De nada adianta essa etapa se o consultor não souber o que exatamente deve ser mensurado.

Por isso, contar com uma consultoria que tenha foco em performance é o ideal, pois o consultor terá uma visão de indicadores aguçada. Isso permite a ele encontrar a relação de causa e efeito entre indicadores e a raiz dos problemas.

Por que contratar uma consultoria de projetos?

Vantagens da consultoria de projetos

1. Melhora a gestão de projetos

Gestão de projetos não é algo simples e trivial que pode ser aprendido em um vídeo online ou uma leitura qualquer. Na verdade, não apenas os conceitos são complexos, como a prática faz toda a diferença.

Consultores especializados possuem anos de experiência e carregam na bagagem ferramentas, técnicas e aprendizados de quem já está nessa estrada há muito tempo. Quer melhorar a gestão de projetos? Uma consultoria é o melhor caminho.

2. Aumenta a taxa de sucesso dos projetos

A gestão de projetos tem como principal objetivo garantir o sucesso das iniciativas, através de boas práticas de gestão, ferramentas e técnicas específicas.

Logo, contratar uma consultoria de projetos vai te ajudar a aumentar a taxa de sucesso dos projetos, evitando retrabalho, falhas e perdas financeiras.

3. Melhora os resultados do negócio

Esse benefício é uma consequência dos anteriores. Uma vez que a gestão dos projetos for aprimorada com a ajuda de uma consultoria, os projetos terão mais sucesso, assim como os resultados do negócio como um todo.

Ou seja, os benefícios não são apenas pontuais: eles podem ser sentidos a longo prazo e no âmbito corporativo.

Mitos sobre consultoria de projetos

Mitos sobre a consultoria de projetos

O consultor dita as regras

Imagine que estanho seria se alguém externo à sua empresa chegasse nela dando ordens, não é mesmo? Se você acha que consultoria funciona assim, saiba que não.

O trabalho de um consultor é, acima de tudo, colaborativo. Ele vai trabalhar como um aliado da empresa para melhorar a gestão.

Consultoria é apenas para situações de crise

Se você pensa que consultorias servem apenas para situações de crise ou para quando a empresa se vê sem nenhuma outra saída, repense.

Uma consultoria pode ajudar a sua empresa a aprimorar a gestão justamente para evitar que problemas ocorram.

E quando se trata de projetos complexos, a consultoria é essencial justamente para impedir o caos.

Consultoria representa fraqueza na gestão

A necessidade de uma consultoria não significa que a gestão da sua empresa não está boa o suficiente.

Na verdade, ela vai ajudar a aprimorar a gestão, agregando novos conhecimentos e ferramentas e garantindo que a sua empresa possua o conhecimento necessário para desenvolver os projetos.

Como escolher uma consultoria de projetos:

Na hora de escolher uma consultoria no mercado, leve em conta os seguintes pontos:

  1. Metodologia própria: com a experiência adquirida ao longo dos anos, as consultorias especializadas desenvolvem metodologias próprias com técnicas, ferramentas e conhecimento exclusivo. Essa metodologia garante que, apesar da personalização, o serviço prestado para os clientes siga sempre um padrão.
  2. Consultores certificados: busque consultores que possuam certificações reconhecidas pelo mercado. Isso atesta que ele realmente possui o conhecimento necessário para prestar um serviço eficaz para os clientes.
  3. Tempo de mercado: de nada adianta possuir uma pilha de certificações, se o conhecimento nunca foi aplicado na prática, não é mesmo? Sabemos que conhecimento teórico é diferente do prático, e ambos são importantes para compor a competência do consultor.
  4. Cases de sucesso: para ter certeza de que um consultor presta bons serviços, procure cases de sucesso no site. Caso o serviço realmente for bom, você poderá ver o depoimento de outros clientes que saíram satisfeitos.

Em todos esses pontos, a Euax Consulting é a melhor opção do mercado. Veja:

Como a consultoria de projetos da Euax pode te ajudar

Anos de experiência nos possibilitaram absorver, entender, simplificar e traduzir todas as nossas vivências e conhecimentos no Euax Acelera, o método de gerenciamento de projetos da Euax. Conheça algumas de nossas ofertas:

Avaliação da maturidade da Gestão de Projetos

Um dos sintomas de um gerenciamento de projetos pouco efetivo é quando os projetos não conseguem alcançar o desempenho esperado e é difícil perceber os benefícios trazidos por eles. Esse pode ser o momento certo para tirar um Raio X do seu ambiente de projetos e verificar se as práticas de gestão estão adequadas às necessidades de negócio. A Euax pode te ajudar identificar pontos de melhorias e indicar o melhor caminho para alcançar resultados.

Teste de maturidade em gestão de projetos

Implantação de Escritório de Projetos (PMO)

Com um escritório de projetos (PMO) fica mais fácil consolidar uma metodologia e padronizar os processos de gerenciamento de projetos. Isso melhora a comunicação entre os stakeholders e garante que a organização tenha a agilidade necessária para se adaptar às mudanças. A Euax tem o conhecimento e as ferramentas certas para implantar um PMO na medida exata para a sua empresa!

Gestão Ágil de Portfólio

Na hora de decidir a prioridade dos projetos e a forma de distribuição dos recursos entre eles é essencial ter uma visão geral dos projetos que estão em andamento. Através da adoção de alguns princípios da agilidade na gestão de portfólio é possível ter informações sempre à mão. Isso vai colaborar para projetos mais alinhados e respostas mais rápidas às mudanças, já que o portfólio será avaliado periodicamente, com a participação de toda a equipe.

Gestão de Projetos Críticos

Às vezes uma consultoria de projetos não é suficiente para lidar com projetos de alta criticidade, que exigem atenção extra. Na Euax nós temos profissionais certificados e capacitados para lidar com qualquer tipo de situação em projetos! Nossos consultores são experientes e possuem as competências necessárias para gerenciar equipes e conduzir projetos com excelência.

Outsourcing como terceirizar para focar no Core Business webinar

Gestão de Mudanças em Projetos Complexos

Projetos complexos, como a troca de ERP ou fusões de empresas, por exemplo, inevitavelmente causam impactos ao negócio. Fazer a Gestão da Mudança Organizacional (GMO) ajuda a preparar a empresa para as mudanças. A Euax tem consultores especializados em gestão de projetos que vão te auxiliar a executar ações que tornem essa transição mais simples e melhorem a comunicação e o engajamento dos stakeholders.

Diferenciais da consultoria de projetos da Euax

Muito além de fazer um longo plano de gerenciamento, para gerir projetos de forma objetiva e com entrega de resultados garantida é preciso experiência!

Com mais de uma década de consultoria em gestão de projetos, a Euax já apoiou grandes empresas brasileiras na entrega de mais de 5 mil projetos, onde aliamos todo nosso conhecimento técnico das melhores práticas mundiais com a prática de quem tem gestão de projetos em seu DNA.

Quer receber uma proposta para transformar o jeito como a sua empresa faz Gestão de Projetos?

Agende uma conversa com um de nossos consultores ou solicite um orçamento.


Se tiver um tempo, aproveite para assistir a um dos sócios da Euax falando sobre o que é e pra que serve a Governança de Projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson