Entenda tudo sobre Consultoria de TI: o que faz, como funciona e por que contratar

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Última atualização em 20/11/2023

A consultoria em TI é mais do que apenas um termo técnico; é uma parceria estratégica que pode transformar o seu negócio. Na EUAX, entendemos a importância de alinhar a tecnologia com os objetivos do negócio.

Hoje, vamos abortar tudo o que você precisa saber antes de contratar uma consultoria especializada para a sua empresa, além de dicas essenciais. Vamos lá?

Faça a Gestão de TI caminhar junto com a estratégia do negócio!

É comum associar a contratação de uma consultoria de TI apenas ao suporte técnico, como suporte a aplicações e infraestrutura, e ao desenvolvimento de software. Mas, o trabalho de um consultor em TI vai muito além disso e se estende a todos os aspectos da gestão de TI.

Por isso, é comum que esse profissional adote modelos como o ITIL® e o COBIT®, que recomendam as boas práticas de governança e gerenciamento de tecnologia da informação.

Então, se você sente que o departamento de TI da sua empresa não está conseguindo demonstrar a entrega dos resultados esperados ou acha difícil identificar os benefícios que os projetos de TI trazem para o negócio, peça ajuda.

Afinal, esses são alguns dos sintomas de uma gestão de TI enfraquecida que uma consultoria de TI poderia resolver. A TI neste contexto se apresenta apenas como um centro de custos e traz pouca ou nenhuma importância ao negócio da empresa.

Leia o post e tire todas as suas dúvidas sobre consultoria em TI!

O que faz e como funciona uma Consultoria de TI?

Resumidamente, uma empresa de consultoria de TI é responsável por avaliar a utilização das melhores práticas de gestão e, se necessário, auxiliar a implementá-las. Diferentemente de um outsourcing, a consultoria tem um viés mais pedagógico.

Seu objetivo não é “fazer o trabalho pela empresa”, mas sim “ensinar a empresa a melhorar as suas práticas”. Confira algumas responsabilidades que normalmente um consultor de TI assume nas organizações.

1. Identificar as necessidades da empresa

O ponto de partida para a consultoria de TI é mapear o cenário atual da área de tecnologia da informação. Por isso, é comum que o consultor em TI faça muitas perguntas e anote informações relevantes.

Essa coleta de dados é necessária para que o consultor entenda a realidade da organização, reconheça quais pontos podem ser melhorados, quais boas práticas podem ser implementadas e consiga planejar ações para conquistar esse objetivo.

2. Elaborar um programa de trabalho personalizado

Cada organização é diferente da outra. Da mesma forma, as áreas de TI também possuem particularidades. Após identificar as necessidades da empresa, o consultor em TI montará um programa de trabalho personalizado.

Isso significa orientar as ações que serão tomadas à estratégia do negócio e escolher as ferramentas mais adequadas para a situação.

3. Construir uma solução em conjunto com o cliente

O sucesso de uma consultoria de TI está bastante ligado ao engajamento do cliente com o projeto. Nessas horas, é essencial promover dinâmicas em grupo para que as soluções dos problemas sejam criadas coletivamente.

O compartilhamento de ideias aumenta as chances de surgirem insights interessantes. Nesse sentido, o papel do consultor é mediar as sessões de cocriação, acompanhar a implantação das ações e ajudar no monitoramento.

Acima mencionamos apenas as responsabilidades do consultor em TI, mas o cliente também possui alguns deveres. Ele precisa:

  • Deixar o consultor à vontade na organização;
  • Atender às solicitações do consultor;
  • Estar aberto a novas possibilidades;
  • Mobilizar a equipe para um trabalho colaborativo.

Também é importante lembrar que:

O papel que uma área de TI executa dentro da empresa reflete em qual estágio de maturidade esse departamento se encontra. A maturidade é a capacidade que a TI possui de entregar valor para a organização através da tecnologia. Mas, por que isso é importante?

A atuação da consultoria de TI vai depender de qual nível de maturidade a sua TI se encontra. Baseado nisso, o consultor em TI pode sugerir diferentes tipos de práticas e ferramentas.

Níveis de Maturidade de TI dentro de uma Consultoria de TI euax
Estágios de maturidade de TI. Clique para ampliar.

Níveis de Maturidade de TI

1. TI Artesanal

É aquela que gera resultados esporádicos, baseados na sorte e no esforço individual. Esse tipo de TI não possui processos definidos e não tem um bom relacionamento com o restante da empresa, pois as áreas de negócio não enxergam a TI como uma parceira estratégica.

Dessa maneira, a TI artesanal tem dificuldades em entregar realmente o que foi solicitado, nos prazos, custos e qualidade esperados. Às vezes acerta, mas frequentemente não.

2. TI Eficiente

Possui processos formais e entrega o que o usuário pede, mas ainda assim não consegue gerar valor ao negócio, já que nem sempre aquilo que as áreas de negócio desejam é o mesmo que a organização precisa para aumentar o seu desempenho.

Ela frequentemente trabalha nos pedidos dos usuários, mesmo alguns errados ou inadequados, dificilmente propõe melhorias de negócio a partir da tecnologia.

3. TI Efetiva

Garante que as coisas certas estão sendo feitas corretamente, pois possui uma gestão de serviços consolidada, uma governança de TI bem fundamentada e indicadores de performance criteriosamente selecionados.

A TI Efetiva é uma excelente prestadora de serviços e consegue mostrar os benefícios que as suas atividades geram para a organização. Mas é uma TI reativa, não propõe, exige que o negócio demande as melhorias.

4. TI Estratégica

É capaz de usar a tecnologia da informação para diferenciar o negócio, criando vantagem competitiva através de soluções de TI. Tem uma conduta proativa dentro da empresa e participa ativamente de todas as decisões do planejamento estratégico, sugerindo mudanças que podem inclusive transformar o modelo de negócio.

Aproveite e faça o nosso teste de maturidade de TI para descobrir em qual estágio está a sua área de tecnologia da informação!

Teste de maturidade de TI

Mas, por que contratar uma Consultoria de TI? Conheça 5 bons motivos!

Existem diversos motivos que justificam a contratação de uma consultoria em TI. Abaixo, listamos as cinco razões que consideramos cruciais na hora de decidir. Veja:

1. Receber apoio personalizado

Ter um profissional voltado especialmente para a dinâmica de uma organização é uma ótima oportunidade para melhorar o desempenho.

Além disso, é muito interessante ouvir o feedback de quem está de fora, pois às vezes a empresa está tão focada em si mesma que não percebe novos desafios.

2. Aprender com quem já sabe

Não é qualquer um que ocupa um cargo de consultor em TI. Esse tipo de profissional precisa ter uma boa formação acadêmica e muita experiência de mercado.

Ou seja, consultores em TI são profissionais altamente qualificados que tem o propósito de repassar seu conhecimento a outras pessoas.

Quando você aprende com quem já sabe, potencializa as suas chances de absorver o conhecimento. Isso porque o consultor um dia teve as mesmas dúvidas que você e vai saber explicar de forma clara e didática, sem ser simplista.

3. Adotar as melhores práticas mundiais

É comum que as consultorias de TI baseiem suas orientações nas melhores práticas mundiais do mercado. Essas práticas podem ser encontradas tanto em guias como o PMBOK® e o BPM CBOK® como em padrões e frameworks, como o ITIL® e o COBIT®.

Para saber mais sobre eles acesse o artigo sobre padrões e frameworks de TI.

4. Trazer visibilidade para a área de TI

Com o conhecimento especializado do consultor em TI e a personalização do atendimento, fica mais fácil transformar a TI em uma parceira estratégica do negócio. Existem áreas de tecnologia da informação que ainda são vistas como centros de custos nas organizações.

A longo prazo, isso causa desmotivação na equipe. Nesse sentido, a consultoria de TI pode ajudar a desconstruir essa visão equivocada e abrir novas possibilidades para o negócio.

5. Aumentar os resultados com a consultoria de TI correta

A TI pode ser mais do que uma prestadora de serviços. A tecnologia da informação representa um potencial competitivo muito grande, pois é capaz de trazer inovações que as demais áreas não têm conhecimento. Porém, muitas vezes esse potencial é subutilizado. Na consultoria de TI, podem-se abrir portas para repensar essa ideia.

Viu só como contratar uma consultoria de TI só traz vantagens? Queremos te apresentar um pouco do nosso trabalho. Confira!

gestão de TI da euax

Como a Euax pode ajudar a melhorar o desempenho da sua TI

Existem diversas ações que podem ser feitas para tornar a TI mais estratégica e avançar nos estágios de maturidade. Os consultores especializados da Euax possuem anos de experiência em Gestão de TI e podem te ajudar a melhorar o desempenho da sua TI e do seu negócio de forma rápida e assertiva.

Afinal, às vezes um olhar externo é tudo o que a organização precisa para dar saltos de performance! Conheça nosso campo de atuação:

Resolver dificuldades com ERP

Conte conosco para saber se o seu ERP está aderente aos processos de negócio! Podemos te auxiliar a decidir se é melhor manter ou trocar de sistema de gestão empresarial.

Caso seja melhor trocar, você terá todo o suporte para selecionar um fornecedor e fazer uma gestão de mudança organizacional que diminua os riscos da implantação de um novo sistema.

Melhorar a governança e a gestão de TI

Em conjunto com o cliente, nossos consultores podem ajudar a melhorar as práticas diárias de gestão de TI, fazendo um plano estratégico e identificando problemas nos processos, como o de gestão de demandas de TI.

E para que os projetos de TI consigam atingir um alto nível de desempenho, conseguimos implantar um escritório de projetos (PMO) na medida certa para o seu departamento de TI!

Aproximar a TI do negócio

Para que a TI se aproxime do negócio é necessário conhecer o dia a dia dos usuários e considerar o cliente final nos processos.

A Euax utiliza a jornada do cliente como ferramenta para compreender se os usuários estão sendo atendidos de forma satisfatória pelos serviços de TI e entender os impactos da tecnologia da informação nas interações do cliente final com o negócio.

Assim é possível identificar melhorias relevantes para o negócio.

Ampliar o papel da TI dentro da empresa

Existem algumas lacunas de negócio que não têm ligação direta com a tecnologia da informação, mas que podem requisitar competências da TI para serem preenchidas.

Isso se aplica, por exemplo, à construção de um melhor ambiente de processos ou então ao gerenciamento de projetos críticos. Nesse sentido, a Euax possui um conjunto de soluções voltadas para ajudar a tapar essas brechas.

Toda a nossa experiência em gestão de TI foi consolidada em uma metodologia própria, chamada de “Euax Acelera”. Nosso objetivo é elevar a performance de nossos clientes de maneira colaborativa, visual e dinâmica.

Estamos ansiosos para conhecer a sua realidade. Solicite uma proposta pelo chat ou agende uma conversa com um de nossos gerentes de conta preenchendo o formulário abaixo.

Quer conversar para entender como podemos ajudar a TI da sua empresa?

Explique as suas necessidades e podemos agendar uma conversa com um de nossos consultores.


Se tiver um tempo, aproveite para assistir de graça a um dos sócios da Euax falando sobre TI estratégica para promover mudanças.

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