Sistema de Chamados: o que é e quais os benefícios

sistema de chamados

Como prestadora de serviços, é fundamental que a TI ofereça um bom atendimento aos seus clientes internos e externos. Nesse sentido, ter um Sistema de Chamados é muito importante para gerenciar as solicitações que chegam todos os dias na área de tecnologia da informação. Quer entender melhor como isso funciona? Leia o post e aprenda:


Boa leitura!

O que é um Sistema de Chamados?

Sistema de Chamados é uma plataforma que centraliza todas as solicitações dos usuários e oferece uma série de mecanismos para gerenciar essas demandas.

A comunicação pode ser feita por meio de diversos canais: telefone, e-mail, chat, fóruns, entre outros. Dessa forma, esse sistema auxilia no atendimento dos usuários que estão tendo dificuldades em utilizar alguma solução de TI ou que desejam desenvolver uma nova solução ou projeto.

Agora que já alinhamos o conceito de sistema de chamados, te apresentaremos as principais vantagens de utilizar essa ferramenta.

Benefícios de um Sistema de Chamados

1. Centralização de Informações

Em um único dia de trabalho, a equipe de atendimento recebe uma quantidade razoável de solicitações com condições, clientes e urgências diferentes. Portanto, é preciso organizar todas essas informações sem comprometer a produtividade. Além disso, essa estruturação deve facilitar a transmissão do chamado aos próximos níveis de atendimento. Assim, o usuário ou cliente não precisa repetir seu pedido toda vez que houver a “passagem de bastão”.

2. Cumprimento de Prazos

Com um sistema de chamados os atendentes nunca mais deixarão de responder a alguma demanda porque esqueceram. Nesse sistema você possui um controle real dos chamados e ainda aprende a gerenciar melhor o seu tempo de trabalho. Isso porque é possível aplicar filtros e ter uma visão diária, semanal, mensal e anual dos chamados, além de ativar lembretes para os analistas de suporte. Além disso, estes sistemas permitem algumas automatizações e escalações que auxiliam os gestores a cobrar os prazos do time e o time a cumprir os prazos.

Leia também  Como fazer um plano estratégico de TI

3. Eficiência da Equipe

Um sistema de chamados torna a equipe de TI mais eficiente na medida que reforça os processos do setor de tecnologia da informação. Dessa forma, o time de TI consegue atingir os resultados que são esperados para a área e, assim, dar o primeiro passo para aumentar o seu nível de maturidade. Outra explicação para isso é a oferta de um canal de autoatendimento dentro do sistema de chamados. Ele fornece informações para que o próprio usuário consiga resolver determinadas situações.

planejamento estrategico de ti

4. Diminuição do Retrabalho

Considerando a quantidade grande de pedidos que a TI recebe, é comum que os analistas de atendimento fiquem um pouco perdidos quanto às solicitações em andamento, as que já foram entregues e as que deverão entrar na fila. Assim, pode acontecer de mais de um atendente estar envolvido em uma demanda, sem que haja necessidade para isso. Nesse sentido, o sistema de chamados auxilia a estabelecer uma visão comum das atividades, mantendo um histórico das demandas.

5. Padronização do Atendimento

Já pensou que estranho seria se você fosse a uma loja em que os atendentes falassem informações desencontradas? A padronização do atendimento traz conforto e tranquilidade aos usuários e clientes. Eles gostam de saber o passo a passo da resolução de uma demanda. Dessa forma, conseguem se planejar melhor e não criar expectativas irreais. Um sistema de chamados dá suporte a tudo isso.

6. Automação de Processos

Com um sistema de chamados, alguns processos da área de TI podem ser automatizados. Assim, algumas atividades que antes eram feitas de forma manual passam a estar integradas no sistema. Isso evita a perda de informações e, consequentemente, proporciona o alinhamento das pessoas. Atendentes, usuários e clientes conseguem ter uma dimensão comum dos chamados e trabalhar em cima deles de forma mais assertiva.

7. Métricas de Desempenho

Um sistema de chamados oferece uma série de métricas que ajudam a entender por que os indicadores da área de TI estão abaixo ou acima do esperado. É possível saber, de forma rápida e simples, quantos chamados foram atendidos, agendados, atrasados e perdidos e os que ainda estão na fila. Esses números podem demonstrar problemas mais profundos que comprometem a satisfação dos clientes. Métricas controladas pelo papel correm o risco de não serem tão assertivas.

Leia também  Qual o papel da TI na padronização de processos?

8. Aumento da Satisfação de Clientes

Como vimos, o sistema de chamados proporciona mais rapidez e transparência no atendimento. Ah, e isso não significa atender a todo e qualquer pedido, mas deixar claro aos usuários e clientes que a TI recebeu o chamado, como será o processo daqui para frente e por que será desta forma. A melhora na qualidade do atendimento que a TI presta às outras áreas de negócio consequentemente causa impactos diretos no nível de satisfação deles.

9. Redução de Custos

A medida que o tempo é otimizado, a eficiência do time de TI aumenta e a satisfação do cliente crescem, podemos dizer que há redução nos custos do negócio. Sem retrabalho e com mais produtividade a área de TI deixa de ser vista como um centro de custos e passa a ser mais reconhecida dentro da organização. Implantar um sistema de chamados é essencial para obter esse benefício.

10. Priorização de Demandas

Nem tudo o que chega de pedidos na TI é relevante para o negócio. E cabe ao próprio setor de tecnologia da informação priorizar as demandas e justificar aos seus clientes o porquê não vai atender determinada solicitação com a urgência esperada. Este é o papel de uma TI que participa das decisões de negócio. Leia nosso artigo e saiba mais sobre a gestão de demandas.

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library), modelo de gestão de serviços de TI sob os cuidados da Axelos, traz algumas boas práticas para o atendimento de chamados. Conheça algumas delas:

ITIL os processos do desenho de serviços

Recomendações do ITIL para o Atendimento de Chamados:

1. SPOC (Ponto Único de Contato)

Defende que o cliente deve reportar seu chamado, seja ele um incidente ou solicitação de projeto, a apenas um dos atendentes da TI. Normalmente este atendente pertence ao nível 1 na escala do time da TI e possui um conhecimento genérico sobre tecnologia da informação. É este profissional que irá se encarregar de que o cliente tenha seu chamado atendido, funcionando como uma “ponte” entre o cliente e os níveis superiores de atendimento.

Leia também  5 dicas para a escolher o melhor ERP antes da compra

2. Base de Conhecimento

No dia a dia da TI aparecem muitos problemas, muitas vezes difíceis de resolver. A ideia de uma base de conhecimento é criar um repositório de informações sobre situações específicas de TI. Assim, um profissional de TI que foi encarregado de resolver determinada situação pode acessar a base de conhecimento e verificar se alguém já lidou com algo parecido e qual foi a solução encontrada.

Isso jamais seria possível sem um sistema de chamados. A base de conhecimento permite ainda que o usuário resolva seus próprios chamados com a utilização das FAQs (Frequently Asked Questions), o que alivia bastante o pessoal da TI.

3. SLAs (Service Level Agreements)

Os Acordos de Níveis de Serviço, ou simplesmente SLAs, são contratos estabelecidos entre o setor de TI e as áreas de negócio. Nele são definidas as condições de atendimento, disponibilidade e qualidade que serão cumpridas pela TI na entrega de um determinado serviço. Dessa forma, os clientes e usuários sabem exatamente aquilo que podem e devem cobrar do setor.

Os SLAs são utilizados junto com o Catálogo de Serviços, que contém todos os serviços que a TI presta para seus clientes. Caso você queira se aprofundar, temos um webinar exclusivo sobre esse assunto aqui no site. Inscreva-se e entenda como utilizar o Catálogo de Serviços na hora de fechar acordos com os contratantes.

A TI fechando acordos com o catálogo de serviços

Aproveite e veja também como funciona um sistema de chamados na prática. Confira o Movidesk, sistema completo para simplificar e modernizar atendimentos.

ITIL® é marca registrada da AXELOS LIMITED.
Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 4 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company