Gestão de TI: como tornar a tecnologia um diferencial competitivo do negócio

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Última atualização em 26/10/2023

Como desfazer aquela imagem de que a TI é apenas uma prestadora de serviços ou, pior, vive apagando incêndios no negócio? É simples: você precisa investir na gestão de TI.

A gestão de TI permite direcionar e otimizar os recursos tecnológicos de maneira dinâmica e econômica, gerando assim uma vantagem competitiva para a sua empresa.

Mas, para atingir esse resultado, a gestão de TI precisa ser feita de forma estratégica. Por isso, nesse post preparamos para você algumas dicas de como aumentar os resultados através da tecnologia. Confira a seguir!

O que é gestão de TI?

Gestão da TI é a administração de todos os processos, equipes e recursos relacionados a tecnologia da informação dentro de uma empresa. O seu principal objetivo é facilitar o dia a dia da operação, através de soluções pensadas para aquele ambiente organizacional.

Por exemplo, em um e-commerce, cabe a TI desenvolver a interface do site, testar a navegabilidade, escolher um sistema de pagamento, etc. Assim, podemos dizer que a gestão de TI administra softwares, sites, sistemas e computadores da sua empresa, garantindo que eles funcionem adequadamente.

Mas, é claro que a gestão de TI não está restrita aos computadores.

A TI é essencial no dia a dia da empresa e, por isso, cada vez mais ela vem sendo envolvida no planejamento estratégico dos negócios. Isso porque, ela aplica metodologias e ferramentas que ajudam a organização a alcançar seus objetivos estratégicos.

Diferença entre governança de TI e gestão de TI

Por fazerem parte do mesmo ambiente, a governança e a gestão de TI são funções bastantes confundidas. Entenda as principais diferenças:

Governança de TI

A governança de TI atua como um sistema de proteção ao negócio. Ela estabelece políticas e regulações que direcionam e fiscalizam as atividades da tecnologia da informação em uma empresa.

Além de que, a governança garante que a TI está agindo corretamente e fazendo uma boa aplicação dos recursos organizacionais.

Isso diminui as chances de o negócio correr riscos que poderiam ser evitados, trazendo segurança para a empresa.

Gestão de TI

Por outro lado, a gestão de TI está relacionada ao cotidiano do setor de tecnologia da informação. Seu objetivo é entregar os bons serviços para elevar o desempenho do negócio.

Assim, o papel da gestão inclui estabelecer processos, mobilizar equipes, construir relacionamentos e monitorar indicadores para que as coisas funcionem bem.

Agora que você já sabe a diferença entre esses dois conceitos, que tal descobrir os principais benefícios da gestão da TI? Dá uma olhadinha:

Quais os benefícios da gestão de TI?

Como você viu, o principal objetivo da gestão de TI é facilitar o cotidiano da empresa para melhorar a performance dos resultados. Por isso, a TI gera uma série de benefícios, como:

1) Otimização dos processos

Um dos grandes pilares de uma empresa são os processos e quando estes são manuais e demorados, a performance do negócio pode ser comprometida.

Diante disso, a TI tem um papel essencial na automatização de processos, pois é capaz de aplicar softwares e sistemas que podem:

  • Melhorar o desempenho;
  • Gerar economia de tempo;
  • Aumentar a produtividade.

2) Proteção de dados

A proteção de dados é crucial para todas as empresas. Por isso, se na sua empresa não houver segurança da informação, você fica vulnerável a invasões e vazamentos de dados, tanto da própria empresa quanto de clientes.

Garantir essa segurança também é função da gestão de TI, pois os profissionais dessa área têm a expertise técnica para evitar esses tipos de problemas e com isso, trazer estabilidade ao negócio.

3) Transformação digital

Mais do que garantir a digitalização da empresa, a gestão de TI pode te ajudar a implementar a cultura digital no seu negócio.

Aderir à transformação digital é uma ótima opção para empresas que buscam se destacar através da tecnologia, melhorar processos e aumentar a performance.

E, é claro que não há ninguém melhor do que a TI para te ajudar nesse processo.

4) Comunicação mais eficiente

A gestão de TI facilita a comunicação nas organizações pelo simples fato de suportar sistemas que integram as pessoas e os setores.

Pense bem: se todos têm acesso a uma mesma plataforma e às mesmas informações, fica muito mais simples fazer planejamentos, cobrar resultados, visualizar o desempenho e muitas outras ações.

No entanto, esses e outros benefícios serão mais facilmente alcançados se você tiver um profissional capacitado para liderar iniciativas, engajar equipes e entregas resultados.

Estamos falando do gestor de TI.

Conheça um pouco mais das principais funções na sequência:

O que faz um gestor de TI?

O gestor de TI ou CIO (Chief Information Officer) é o responsável por estar à frente da equipe de TI, conduzindo o trabalho do grupo da melhor forma possível. Em seu dia a dia, ele executa atividades como:

  • Elaborar o planejamento estratégico de TI;
  • Planejar e administrar os processos da área;
  • Assegurar que a TI apoie os processos de negócio;
  • Gerenciar a equipe de TI;
  • Priorizar e dar suporte aos projetos;
  • Garantir a continuidade dos serviços;
  • Monitorar e apresentar os indicadores;
  • Garantir a segurança da informação;
  • Solicitar e distribuir os recursos de TI.

Habilidades indispensáveis para um bom gerente de TI

Ter conhecimento do negócio:

Mais do que conhecimento técnico, é importante que o gerente de TI conheça muito bem a área de atuação da empresa.

Dessa forma, ele terá uma melhor percepção das necessidades específicas do negócio, sendo mais assertivo na hora de propor soluções.

Por exemplo: um gerente de TI que trabalha em um negócio que comercializa um software jurídico, para que ele possa propor melhorias no sistema, ele precisa estar antenado de como funciona essa área, quais atividades podem ser automatizadas, etc.

Colaboração:

Para trabalhar em equipes, é essencial que o gerente de TI tenha a capacidade de colaboração, o que envolve:

  • Boa comunicação;
  • Capacidade de resolver conflitos;
  • Ser mediador entre a equipe e a alta gestão da empresa.

Capacidade de entrega:

Por fim, todas essas habilidades só trarão resultados se juntas, forem capazes de gerar uma entrega.

Assim, profissionais capazes de cumprir objetivos dentro do prazo e custo, entregando resultados satisfatórios são bem quistos no mercado.

Confira outras habilidades na imagem abaixo:

Mas, para aprimorar essas habilidades e desenvolver-se dentro da área da tecnologia, os profissionais de TI podem contar com alguns frameworks e metodologias de gestão. Entenda:

Principais frameworks para a gestão de TI

ITIL

ITIL (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, em tradução livre) é um conjunto de boas práticas para o gerenciamento de serviços de TI (ITSM).

O ITIL, é um framework de TI reconhecido mundialmente, com o objetivo de melhorar os processos de TI e alinhar as soluções desenvolvidas com a necessidade do negócio.

Quando se trata de gestão de TI, a prática de desenho de serviços do ITIL é um fundamental para esse modelo de gestão. Com ela, é possível:

  • Estruturar processos de TI;
  • Coordenar novas iniciativas;
  • Aprimorar os itens que compõe um serviço de TI.
KIT de introdução ao ITIL

COBIT

O COBIT é uma metodologia que auxilia na gestão de recursos e ferramentas da Governança de TI.

Atualmente, a COBIT é um modelo utilizado para garantir a integridade do sistema de informação, podendos ser aplicado em qualquer organização.

O COBIT é uma estrutura criada pela ISACA (Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação) e se baseia em 5 passos:

  1. Identificação das necessidades da empresa;
  2. Implementação de uma solução completa;
  3. Aplicação de uma estrutura simples e integrada;
  4. Comunicação e entendimentos integrados;
  5. Separação entre governança e gestão.

Ao final desse passo a passo, você terá uma melhora na utilização de recursos, apoio nas tomadas de decisão, o que garante a melhoria dos processos.

SCRUM

O Scrum é um framework que contém um conjunto de conceitos, práticas e ferramentas para gerenciar projetos de forma ágil.

No Scrum, a gestão de um projeto é dividida em sprints, que são ciclos curtos que podem variar de 2 a 6 semanas, mas são geralmente mensais. As sprints também podem ser chamadas de iterações.

Cada ciclo gera uma ou mais entregas que acrescentam um incremento, isto é, uma nova funcionalidade ao produto. É importante dizer que toda sprint é uma timebox, ou seja, um evento com duração fixa.

PMBOK

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia com diretrizes para gestão de projetos em qualquer ambiente.

Embora o seu principal foco não seja a TI, as práticas presentes no PMBOK ajudam os gestores a aumentar a eficiência e a geração de valor, elevando a satisfação dos clientes.

Além disso, o PMBOK disponibiliza práticas para melhor aproveitamento dos recursos humanos, capitais e tecnológicos à disposição da liderança.

E aí? Conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre gestão de TI? Se você está buscando dar o primeiro passo para transformar o seu setor de tecnologia, saiba que você pode começar pela transformação digital!

Quer saber como fazer isso?

Assista o webinar abaixo e descubra como melhorar os resultados da sua TI e atuar como um parceiro estratégico do negócio.

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