Planejamento Estratégico: entenda como criar e gerenciar a estratégia da sua organização!

Planejamento-Estratégico-entenda-como-criar-e-gerenciar-a-estratégia-da-sua-organização

Última atualização em 25/08/2023

Planejamento Estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. 

Desde o tempo das guerras, a humanidade já utilizava o planejamento estratégico para vencer batalhas difíceis. Dessa forma, os soldados eram preparados para entender o que deveria ser feito, por que deveria ser feito e como deveria ser feito.

Com o tempo, essa mesma lógica passou a ser aplicada também no campo da administração de empresas. A partir desse momento, as organizações começaram a pensar mais profundamente nas suas táticas de jogo.

Se você parar um minuto e pensar, verá que existem muitas semelhanças entre um campo de batalha e o mercado. Mas como vencer os adversários em um cenário cada vez mais competitivo? Quais as melhores práticas para alcançar o sucesso com agilidade e resiliência? Isso é o que vamos te explicar nesse texto!

Então, se você deseja saber mais sobre planejamento estratégico, qual sua importância e como fazer um para seu negócio, continue a leitura!

O que é Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico funciona como um GPS, que aponta o melhor caminho para alcançar um destino. Em outras palavras, a empresa reconhece a situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos.

Logo, o planejamento requer, em primeiro lugar, a definição de uma visão de futuro.

Você já ouviu a frase: “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve?”. Pois é a mais pura verdade! Se você não sabe para onde quer ir, fica difícil estabelecer uma rota. Por isso, definir uma visão de futuro é essencial.

A partir do destino desejado, monta-se o caminho que deverá ser seguido. Se no meio do caminho alguma rua estiver interditada, será preciso ajustar a rota.

Ainda não ficou muito claro a definição de planejamento estratégico? Então, veja no tópico a seguir suas principais características!

7 características do Planejamento Estratégico

1. Exige esforço organizacional contínuo

No meio organizacional, existe a falsa impressão de que planejar a estratégia cabe apenas ao comitê estratégico, mas isso não passa de uma ideia equivocada.

Para que os objetivos sejam atingidos é necessário o envolvimento de todos os colaboradores. É claro que uns participarão com mais intensidade do que os outros. Mas, ainda assim, o planejamento estratégico deve ser uma conquista coletiva

2. Requer leitura compartilhada da organização e do ambiente

Já que o planejamento estratégico exige esforço coletivo, é preciso que todos tenham acesso às mesmas informações e possuam uma visão comum do negócio. A ideia é utilizar as diferentes visões e opiniões como potencial criativo, assim é possível construir pontos de conexão de ideias. E a partir disso, aumentar as chances de se montar uma estratégia nova e diferenciada.

3. Pressupõe uma vantagem competitiva

Para organizações com fins lucrativos, a vantagem competitiva é a relação de benefícios percebidos pelo cliente ao final da sua jornada de compra. Normalmente ela é determinante na hora do cliente escolher por uma empresa X ou Y. A vantagem competitiva é também o coração do planejamento estratégico, já que todo plano vai se estruturar em torno dela.

Sem um diferencial fica quase impossível competir no mercado.

4. Traduz a estratégia em iniciativas concretas

A estratégia de uma organização deve ser desdobrada em partes menores para que ela seja factível e alcançável. Na formulação estratégica constam as iniciativas estratégicas, os temas e objetivos, ou seja, o “O que” será feito. Já o planejamento detalha o “Como” será feito, utilizando-se de planos de ação, projetos e programas

5. Integra todas as camadas da organização

A troca de conhecimento e experiência é o motor que mantém a organização funcionando a todo vapor. Além disso, o trabalho em equipe é a única maneira possível de atingir os objetivos de uma empresa. Sem esforços coordenados e sintonizados, a organização provavelmente não alcançará a estratégia.

6. Conduz a uma visão de negócio futuro

O planejamento estratégico deve perseguir um propósito que reflita as mudanças. O futuro precisa ser melhor que o passado. Nesse sentido, o propósito deve ser válido, factível, interessante e difícil. Equilíbrio é a palavra-chave nesse momento. É normal que cada área da organização deseje aparecer no planejamento estratégico, mas é preciso focar naquilo que realmente importa e traz resultados a longo prazo

7. Demanda monitoramento do percurso

O planejamento estratégico permite ajustes na rota. Pois, ainda que seja feito um planejamento muito bem elaborado, existem alguns fatores externos sobre os quais não se tem controle. Esses fatores externos podem influenciar de formas diferentes na estratégia organizacional e, algumas vezes, podem ser necessárias adaptações. Para isso, é preciso ficar ligado e acompanhar a execução

Agora que você já conhece o que é o planejamento estratégico e quais suas principais características, vamos trazer uma classificação dos diferentes tipos de planejamento no próximo tópico. Dessa forma, você poderá identificar qual tipo a sua organização precisa no momento. Confira:

Tipos de Planejamento Estratégico

Embora não exista consenso quanto às nomenclaturas, o planejamento estratégico pode ser classificado de 3 formas: nível organizacional, profundidade e abordagem. Veja cada uma delas a seguir:

Nível Organizacional

É a classificação feita de acordo com a posição hierárquica da empresa. Está dividida em três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.

Planejamento Estratégico

É aquele que se refere ao negócio ou a uma visão macro da organização. Pode ser dividido de duas maneiras: planejamento estratégico de negócio ou planejamento estratégico corporativo.

O Planejamento estratégico de negócio trata de um negócio específico. Mesmo em caso de empresas com mais de um negócio, é necessário fazer um plano para cada.

Já o Planejamento Estratégico Corporativo aborda a estratégia de forma geral, estabelecendo linhas gerais para os vários negócios. Pode ser usado como complemento dos planejamentos de negócio, funcionando como guia.

Planejamento Tático

Determina como a estratégia será executada em determinado contexto. Esse tipo de planejamento pode focar em um setor da empresa, em um indivíduo ou uma subdivisão de negócio, a ideia é ser mais específico.

Planejamento Operacional

Não é exatamente um tipo de planejamento estratégico, mas pode afetar a operação. Responsável por garantir que os processos da organização estejam em concordância com os objetivos estratégicos.

Profundidade

É a classificação do planejamento estratégico feita de acordo com o grau de transformação de negócio. Pode ser dividida em: renovação estratégica, atualização da estratégia e replanejamento estratégico

Renovação Estratégica

Consiste em redescobrir o negócio. Normalmente é feita quando os líderes estão insatisfeitos com a organização ou quando alguma instabilidade grave se aproxima. Na renovação estratégica, existe um grande senso de urgência para que as mudanças aconteçam.

Atualização da Estratégia

É o contrário da renovação estratégica. Na atualização, a estratégia se mantém ou se confirma, ainda que sejam feitas pequenas alterações. Esse tipo de planejamento verifica o andamento do plano de execução e foca em resolver os problemas de implementação

Replanejamento Estratégico

É um meio-termo entre a renovação e atualização. Nesse tipo de planejamento o impacto das mudanças é muito imprevisível. Pode ser que o planejamento mude drasticamente ou que ele apenas sofra algumas alterações.

Abordagem

É a classificação feita de acordo com o jeito de fazer. Ela contempla duas formas: a clássica/tradicional e a contemporânea

A clássica/tradicional faz uso de metodologias e ferramentas consolidadas no campo acadêmico. Normalmente esse tipo de abordagem foca na resolução de problemas.

Já a contemporânea utiliza metodologias mais modernas na construção do planejamento estratégico, como o Design Thinking, por exemplo.


Como fazer um Planejamento Estratégico

Agora vamos te explicar cada uma dessas 4 etapas e te contar quais ações tomar em cada uma delas, confira:

1. Avaliação de Ambiente

Consiste na coleta de informações sobre o ambiente interno e externo da empresa. Fornece um panorama dos desafios que a organização enfrentará por causa do mercado e por causa de suas fragilidades de negócio.

Na avaliação de ambiente externo são analisados aspectos como cenário econômico, político e social, comportamento do público-alvo e tendências para o ramo da empresa, mercado, concorrentes, variáveis que vão além dos muros da empresa. Já na avaliação de ambiente interno são analisados pontos fortes e fracos da organização, recursos disponíveis, processos, riscos de negócio, entre outros.

2. Elaboração da Estratégia

Uma das partes mais importantes do planejamento estratégico é pensar a estratégia propriamente dita. Para isso, é preciso ter uma vantagem competitiva bem definida. A vantagem competitiva é aquilo que diferencia uma empresa de outra. Trata-se, portanto, do benefício percebido pelo consumidor. Ou, em outras palavras, a agregação de valor ao cliente.

É também no momento da elaboração da estratégia que são definidos os objetivos estratégicos. Então, para quem usa o Balanced Scorecard (BSC), saiba que sua aplicação começa já nesta etapa.

3. Desenvolvimento do Plano de Execução

O plano de execução é a lista de tudo aquilo que deverá ser feito para alcançar a estratégia pretendida. Ele inclui objetivos, metas, indicadores e iniciativas estratégicas.

  • Objetivo estratégico é o que a empresa deseja alcançar.
  • Indicador estratégico é a mensuração dos resultados de um objetivo ou aspecto do negócio.
  • Meta é a quantificação de um patamar de resultados em um indicador estratégico.
  • Iniciativa estratégica é uma ação, projeto ou programa para executar um objetivo.

Outro ponto muito importante no plano de execução são os acordos de resultados, por meio do qual os participantes alinham expectativas com a empresa.

4. Envolvimento das Pessoas

As pessoas permeiam todas as etapas do planejamento estratégico. Por isso, elas são muito importantes e merecem uma atenção especial. É preciso tornar as pessoas parte da estratégia e estabelecer um canal de comunicação efetiva e transparente com elas. Algumas práticas interessantes para engajar os colaboradores é reforçar missão, visão e valores da empresa, além de apostar em canais de educação, como a universidade corporativa, por exemplo.

Leia o artigo completo e conheça mais sobre as etapas do planejamento estratégico.

Com base nas informações acima você consegue ter mais ou menos uma ideia de qual tipo de planejamento você precisa fazer e quais as etapas necessárias para a sua construção. Agora, vamos te dar algumas dicas de como potencializar seu planejamento estratégico!

Dicas para montar seu Planejamento Estratégico

Você já sabe como fazer um planejamento etapa por etapa, no entanto para que ele tenha sucesso, você precisa garantir que os itens abaixo fazem parte dele. Confira quais são:

1. Escolha as pessoas que serão envolvidas

Selecionar criteriosamente os profissionais que participarão do planejamento estratégico é uma tarefa que exige atenção. Existem alguns papéis e estruturas que precisam ser contemplados no comitê estratégico. Nesta lista está o patrocinador, o mediador, o comitê estratégico e os grupos de trabalho.

  • O patrocinador é responsável por assegurar que a elaboração do planejamento estratégico seja uma prioridade da empresa.
  • O mediador é aquele que conduz as reuniões estratégicas e facilita as discussões do comitê estratégico.
  • O comitê estratégico é o grupo responsável por tomar decisões no planejamento estratégico. Geralmente é composto pelo alto escalão da empresa.
  • Os grupos de trabalho são equipes que participam de uma parte do planejamento estratégico. São compostos por colaboradores que possuem conhecimento especializado em algum assunto que o comitê estratégico não domina.

2. Planeje o ambiente dos encontros

Além de buscar conciliar as agendas do comitê estratégico, como já mencionamos, é preciso se atentar ao local onde ocorrerão as reuniões. Certifique-se de que seja um local agradável e adequado para o tipo de planejamento estratégico que será produzido. Por exemplo, se você for utilizar uma abordagem contemporânea que trabalhe com gestão visual, pode ser que precise de recursos como flipcharts, cartazes, notas autoadesivas… Então, coloque tudo na ponta do lápis para não ficar faltando nada!

3. Escolha as ferramentas certas

Todo bom planejamento utiliza algumas ferramentas na sua construção. Essas ferramentas podem tratar de diversas questões, como: inteligência de mercado, performance management, gerenciamento de projetos, gerenciamento eletrônico de documentos etc.

Existem muitas ferramentas no mercado e a opção por algumas delas deve ser discutida individualmente. Tudo vai depender das necessidades da sua empresa e do tipo de planejamento estratégico que será feito. Então, na hora de escolher, tenha bem claro na sua mente o que você espera da ferramenta. Isso vai ajudar muito.

Bem, depois de tudo que explicamos, se você ainda não está convencido que o planejamento estratégico é essencial para a sua empresa, aqui vai uma lista com todos os benefícios que ele traz:

Importância do Planejamento Estratégico

1. Resume o propósito da organização

O propósito é aquilo que a empresa deseja alcançar ou atingir. O planejamento estratégico proporciona uma análise sobre o presente e reflete sobre como as ações feitas hoje impactam no futuro. Por isso dizemos que ele resume o propósito da organização e possibilita uma leitura comum da empresa

2. Melhora o entendimento da estratégia

Com um planejamento estratégico bem estruturado, é possível aumentar a compreensão dos colaboradores sobre a estratégia da empresa. Isso porque o planejamento envolve todo um processo de integração e discussão da estratégia em grupos de trabalho. Dessa forma, as pessoas participam e se engajam mais. Uma boa maneira de facilitar o entendimento da estratégia é dividi-la em grandes temas, como Internacionalização ou Expansão Geográfica, por exemplo.

3. Detalha a execução da estratégia

O planejamento estratégico divide a estratégia em objetivos, indicadores e iniciativas estratégicas. Esse exercício de detalhamento torna o planejamento executável, pois pega um grande tema abstrato e o transforma em uma ação prática. Um planejamento desdobrado em partes menores deixa de ser um bicho de sete cabeças e traz as ações para o dia a dia da empresa.

4. Motiva as pessoas na busca pela visão de futuro

Uma das contribuições do planejamento estratégico gira em torno de trazer visibilidade para as principais informações acerca da estratégia. Se as pessoas compreenderem o papel delas no futuro da empresa, se sentirão mais motivadas a perseguir as metas

5. Define a governança de execução da estratégia

Também é função do planejamento estratégico definir uma governança de execução para a estratégia. Isso significa criar políticas e regras que garantam que as pessoas ajam em função do interesse coletivo (da empresa) em vez de seus próprios interesses. A governança de execução da estratégia estabelece processos e responsabilidades e fornece mais controle sobre o andamento do planejamento.

6. Produz um modelo de execução flexível

Flexibilidade é a capacidade do planejamento se adaptar às mudanças, e isso é ótimo. É diferente de volatilidade, que caracteriza um planejamento que muda com facilidade, pois não consegue se sustentar. A flexibilidade é essencial para a execução da estratégia, pois existem variáveis que não podem ser previstas. As variáveis de mercado, por exemplo, se enquadram bem nessa definição.

7. Diferencia estratégia da operação

É claro que a estratégia e a operação estão interligadas. Contudo, existem momentos em que elas precisam ser separadas. Um desses momentos é durante o planejamento estratégico. Sem essa separação pode ser que a operação acabe consumido todo o tempo que deveria ser dedicado à estratégia. O segredo aqui é equilíbrio. Então, mantenha um olho no peixe e outro no gato!

E por último, mas não menos importante, temos um tópico bônus para te ajudar a entender a estratégia que melhor atende ao seu negócio. Aproveite a leitura!

Estratégias Competitivas para considerar no Planejamento Estratégico

Uma estratégia competitiva é a forma que uma organização compete no mercado. Isso inclui como ela se comporta em relação aos concorrentes e qual o seu tipo de vantagem sobre eles. Portanto, a estratégia competitiva se refere à posição estratégica de competição no mercado que uma empresa adota.

Sendo assim, trata-se essencialmente de um processo de construção e proteção de uma vantagem competitiva única, valiosa para o mercado, aproveitada pela organização e difícil de copiar pelos concorrentes.

A estratégia pode ser construída “de fora para dentro” ou “de dentro para fora”:

  • Estratégia “de fora para dentro”: é aquela que olha primeiro para o mercado para depois pensar em formas de competir que estejam dentro dos seus limites.
  • Estratégia “de dentro para fora”: é aquela que olha primeiro para os recursos e capacidades da empresa para depois pensar nas exigências do mercado.

É importante ressaltar que essas duas visões são complementares. Ambas têm algo a contribuir com o planejamento, portanto, não são excludentes.

Mas, como saber qual a estratégia competitiva da sua organização?

Para descobrir qual o comportamento estratégico do seu negócio é necessário olhar para o passado e analisar como a sua empresa chegou onde está.

E para te ajudar nessa missão, preparamos um webinar especial sobre estratégias competitivas. Nele você vai ver em qual perfil de competidor sua organização se encaixa e o que isso representa para sua definição estratégica.

Além disso, você vai ter acesso a:

  • Conceitos de Estratégia;
  • Modelo de Estratégias Genéricas de Miles e Snow;
  • Os 4 tipos competitivos;
  • Como aplicar o modelo em sua organização;
  • E muito mais!

Ficou interessado? Então, clique no banner abaixo e assista gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson