Dicionário da EAP: entenda o que é e confira um exemplo prático

Dicionário-da-EAP-entenda-o-que-é-e-confira-um-exemplo-prático

Última atualização em 25/07/2023

Dependendo da complexidade de uma iniciativa, o gerente de projetos pode optar por montar uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) para facilitar a visualização do trabalho e das entregas a serem feitas. A EAP é uma ferramenta de decomposição hierárquica para dividir um projeto em partes menores, mais fáceis de gerenciar. Essa ferramenta pode ser acompanhada de um documento chamado dicionário da EAP. Você já ouviu falar nele? Acompanhe o post para descobrir!

O que é o dicionário da EAP?

O dicionário da EAP é um documento, geralmente em formato de tabela, que detalha os pacotes de trabalho da EAP. Um pacote de trabalho, por sua vez, corresponde ao último nível de decomposição da EAP e se refere a um grupo de atividades relacionadas. Enquanto na estrutura analítica do projeto a intenção é mapear de forma simples e visual as partes de um projeto, pois trata-se de um diagrama ou uma lista, no dicionário da EAP o objetivo é declarar expectativas, estabelecer os indicadores para medir a qualidade dos pacotes e alinhar responsabilidades.

O dicionário da EAP não recebe esse nome à toa, ele funciona realmente como um dicionário, em que cada verbete corresponde a um pacote de trabalho. Em vez do significado, você encontra a descrição do pacote de trabalho, que deve dar uma melhor compreensão para os envolvidos do que deve ser entregue.

Além disso, o dicionário da EAP inclui os nomes dos responsáveis por cada pacote de trabalho, ou seja, quem deve entregar o que, e os critérios para que o pacote de trabalho seja aceito. Essa última informação é importante para que o responsável saiba como o resultado do seu trabalho será medido.

O dicionário da EAP faz parte do detalhamento do escopo do projeto. Quando o projeto usar a abordagem preditiva, em que o escopo deve ser detalhado totalmente no momento de planejamento, a EAP e o seu dicionário só podem sofrer atualização através do acionamento de um processo de controle integrado de mudanças. Já se o projeto utilizar a abordagem adaptativa ou ágil, a EAP e o seu dicionário serão atualizados conforme o escopo for sendo aprofundado.

Gestao-de-projetos-agil-tradicional-e-hibrida-CTA

Cada um dos elementos do dicionário da EAP pode vir acompanhado de um código identificador (1, 1.1, 1.1.1,1.1.2 etc.), para facilitar a identificação. A principal vantagem dessa ferramenta é trazer mais clareza para as partes interessadas sobre o escopo. Trata-se de mais uma fonte de informação que, além de auxiliar na comunicação do projeto, ajuda a gerar estimativas mais exatas de duração das atividades.

Para garantir que você entenda direitinho o que é um dicionário da EAP vamos a um exemplo fictício:

Exemplo de dicionário da EAP

Imagine que você precisa gerenciar o projeto de construção de uma casa. O modelo de EAP que você está utilizando é orientado a entregas e contém os seguintes pacotes de trabalho:

  1. Fundação
  2. Alvenaria
  3. Sistema hidráulico
  4. Sistema elétrico
  5. Cobertura
  6. Revestimento
  7. Pintura

Considerando as informações anteriores, o seu dicionário da EAP poderia ficar parecido com isso:

Exemplo-de-dicionário-da-EAP

Vale lembrar que este é um exemplo fictício e simplificado para fins didáticos. Portanto, não possui compromisso de corresponder à realidade.

Matriz RACI

Você também pode combinar o dicionário da EAP com a matriz RACI, também conhecida como matriz de responsabilidades. A diferença é que em vez de ter apenas uma coluna para os responsáveis, teríamos quatro:

  1. (R)esponsible: quem é cobrado pelo pacote de trabalho.
  2. (A)ccountable: quem aprova o pacote de trabalho.
  3. (C)onsulted: quem é consultado sobre o pacote de trabalho.
  4. (I)nformed: quem é atualizado sobre o pacote de trabalho.

É possível adicionar ou retirar itens do dicionário, de acordo com as necessidades do seu projeto. Existem projetos que vão demandar mais “verbetes” (atributos) no dicionário da EAP e outros que precisarão de menos. O importante é encontrar um ponto de controle satisfatório para as partes interessadas.

Quer saber mais sobre dicionário da EAP? Assista ao webinar gratuito em que eu explico com mais detalhes como criar uma estrutura analítica de projeto, passando pela coleta de requisitos até a conversão da EAP em cronograma. Aproveite!

CTA-Desvendando-a-Estrutura-de-um-Projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson