Consultoria estratégica: por que você deve contratar uma para o seu negócio

Consultoria Estratégica

Última atualização em 20/04/2023

A estratégia de uma empresa é um dos aspectos mais importantes, pois é ela que direciona as ações e define a maneira de trazer lucratividade para o negócio. Porém, existem diversas situações em que a empresa precisa reformular seu planejamento estratégico para atingir seus objetivos. Para ajudar nesse processo é que existe a consultoria estratégica.

Uma consultoria em estratégia empresarial atua como parceira da empresa para encontrar a melhor estratégia e alcançar sua visão de futuro. Quer saber mais sobre como ela funciona e como ela agrega no seu negócio? Leia esse post que você vai descobrir!

O que é uma consultoria em estratégia?

Consultoria em estratégia é um serviço que busca analisar o cenário atual da organização e do mercado e fornecer uma nova visão estratégica para o negócio. Nesse sentido, a consultoria traz um panorama dos diversos aspectos organizacionais como metas, processos, posicionamento, missão, visão e valores e checa se estão de acordo com os objetivos da empresa.

Além disso, os consultores em estratégia trazem insights sobre o mercado, o ramo em que a empresa atua e sugere novas estratégias que garantam o sucesso da organização, forneçam produtos e serviços de acordo com a necessidade dos consumidores e que se encaixe nas tendências de mercado.

O trabalho de uma consultoria desse tipo é semelhante a um “olhar de fora”, pois quem está olhando o todo consegue perceber os movimentos das empresas, os problemas que enfrentam e novas direções para o negócio que o façam se destacar e lucrar.

Por isso, se diz que a consultoria estratégia é diferente de outras por ter um olhar a longo prazo.

Como funciona uma consultoria em estratégia?

O principal ponto de contato da consultoria estratégica empresarial é com o CEO da empresa e os executivos do alto escalão, justamente porque envolve decisões importantes e que afetam toda a organização.

Ao fim do processo, a consultoria obterá um relatório detalhado sobre a questão identificada e os possíveis caminhos estratégicos que a empresa pode seguir. Com isso, a organização terá em mãos um planejamento confiável para alcançar seus objetivos.

Uma vez que é um diagnóstico que guiará a empresa durante um longo tempo, os consultores estratégicos precisam ter certas habilidades de raciocínio lógico, visualização antecipada de situações e problemas, pois uma orientação errada pode levar o negócio à falência.

Como se trata de uma consultoria de caráter mais geral, a carga horária nem sempre é previsível, e, como essa análise é feita cuidadosa e minuciosamente, geralmente as empresas de consultoria em estratégia não participam efetivamente da aplicação do planejamento. Ou então, têm esses dois serviços separados.

Atenção: Ao contratar uma consultoria, se atente à metodologia que ela utiliza para garantir que está de acordo com as necessidades do seu negócio.

A essa altura, você pode estar se perguntando se a sua empresa está precisando de consultoria em estratégia. No próximo tópico vamos te ajudar a descobrir.

Como saber se minha empresa precisa de consultoria em estratégia?

É comum pensar em contratar consultorias apenas quando as coisas vão mal, mas a verdade é que existem vários motivos para realizar esse serviço na sua empresa.

A necessidade constante de inovação, por exemplo. Já estamos cansados de saber que o mundo muda rapidamente por conta do avanço acelerado das tecnologias e as empresas precisam estar inteiradas nas novas práticas. Do contrário, a tendência é que empresas que não se modernizam fiquem para trás e percam competitividade. Nesse sentido, a consultoria em estratégia pode trazer ideias de inovação e contribuir para o sucesso do seu negócio.

Confira nosso vídeo sobre o que é inovação:


Crescimento da empresa, um outro bom motivo para contratar uma consultoria em estratégia. É comum que negócios cresçam, mas a alta liderança se veja perdida em qual rumo tomar a partir daí. A consultoria, pode ajudar a definir novos caminhos e ajudar a organização a se consolidar no mercado com novo planejamento e novos objetivos estratégicos.

Novas tendências de mercado também podem exigir uma reformulação estratégica. A consultoria ajudará a saber em quais áreas investir, como reorganizar o negócio para estar presente nessas novas configurações e hábitos dos consumidores.

Além desses motivos, existem a necessidade de expansão, novos produtos e serviços, e até mesmo quando a tomada de decisões estratégicas está complicada, quando os clientes estão insatisfeitos e em outros cenários nos quais o negócio não está conseguindo ter uma boa performance.

Nesses casos de empresas enfrentando crises a consultoria é ainda mais recomendada, pois pode ajudar a organização a se reerguer e se tornar mais competitiva.

Conseguiu entender o valor de uma boa consultoria em estratégia? Ela pode ser um meio pelo qual sua empresa pode se destacar positivamente no mercado e ter sucesso.

Se você deseja essa alta performance para a sua empresa e quer contratar uma consultoria, nós temos a indicação certa para você!

A Euax Consulting possui a expertise para ajudar o seu negócio a ter sucesso!

Os nossos consultores possuem anos de experiência em consultoria em estratégia e possuímos nosso método próprio de realizar esse tipo de trabalho.

No “Euax Acelera”, nós combinamos anos de prática com princípios do Design Thinking para promover mudanças juntamente com o cliente, de forma visual e dinâmica.

Confira como utilizamos nossa metodologia na consultoria em estratégia:

Como é feita a consultoria em estratégia pela Euax

1. Análise de Ambiente

Nesse primeiro passo, é feita a análise do ambiente interno e externo da organização para entender em qual contexto ela está inserida, identificar possíveis vulnerabilidades, estudar a concorrência e pensar na satisfação dos clientes e colaboradores.

2. Formulação do Plano Estratégico

Nesse momento é feito o planejamento estratégico, uma vez que já se tem as necessidades e vulnerabilidades do negócio mapeadas. Esse plano reúne todas as soluções encontradas de forma estruturada e coordenada, facilitando a comunicação.

3. Mapa Estratégico

Um mapa estratégico é um instrumento do Balanced Scorecard (BSC) que estabelece metas e indicadores, permitindo monitorar de forma simples e rápida como está a execução de cada objetivo estratégico formulado no planejamento. Assim, se acontecer algum imprevisto é possível recalcular a rota com agilidade e contorná-los.

Gostou do estilo da Euax de fazer consultoria em estratégia? Entre em contato com nosso time e traga uma nova visão estratégica para o seu negócio!

Entre em contato

A capacidade de tomar decisões assertivas cria valor para a organização. Queremos te ajudar a tornar a sua empresa mais competitiva e entregar ganhos reais para o seu negócio. Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco para construirmos juntos um planejamento que acelere os resultados da sua organização e entregue valor para seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson