9 ferramentas de gestão de tarefas para otimizar processos

Ferramentas de gestão de tarefas

Última atualização em 20/11/2023

Não importa se você possui uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, gerenciar tarefas e pessoas pode se tornar um problema se feito da maneira incorreta. Nesse quesito, as ferramentas para gestão de tarefas salvam tanto gestores quanto colaboradores.

Confira abaixa uma lista com as melhores ferramentas de gestão de tarefas disponíveis atualmente!

As 9 melhores ferramentas de gestão de tarefas

1) Artia

O Artia merece lugar de destaque por ser um software 100% web, de instalação rápida e de baixo custo. Ele tem um design simples e intuitivo, que garante rápida adaptação da equipe e facilidade de uso.

Também conta com um Kanban, lista de atividades, cronograma de Gantt, apontamento de horas e extração de relatórios para acompanhar a produtividade da empresa. As funcionalidades do Artia se adaptam facilmente ao contexto de cada organização.

Além do mais, também possui uma versão slim, para quem busca apenas gerenciar tarefas no dia a dia. Nós, da Euax Consulting, usamos e recomendamos o Artia.

ferramentas de gestão de tarefas Artia

Imagem: Artia

2) Runrun.it

Este software possui foco na otimização e gerenciamento do tempo. Ele permite controlar a execução de tarefas de um projeto e possibilita gerar gráficos sobre o tempo investido em cada uma dessas tarefas.

Os gráficos gerados pelo Runrun.it são adaptados do diagrama de Gantt. Eles ilustram tanto o andamento das tarefas quanto a disponibilidade das equipes em barras horizontais.

Imagem Runrun-it

Imagem: Runrun.it

3) Basecamp

A maior qualidade do Basecamp é criar uma linha do tempo de cada trabalho em execução. Sua maior funcionalidade é organizar as tarefas de um projeto em ordem prioritária. Para isso a ferramenta utiliza critérios como responsabilidade, objetivo e prazo.

A promessa da ferramenta é centralizar informações espalhadas em e-mails, arquivos, planilhas etc., e utiliza múltiplas ferramentas de trabalho em grupo para essa necessidade, como lista de tarefas, bate-papo em grupo e quadro de mensagens.

Imagem Basecamp

Imagem: Basecamp

Um ponto negativo da plataforma é que ela está disponível apenas em inglês. Ainda que ela seja bastante atraente, isso pode ser um agravante para equipes com colaboradores que não conhecem a língua.

4) Studio

O Studio é uma ferramenta de gestão de tarefas bastante útil para agências, sobretudo de comunicação. O diferencial é o incentivo à colaboração e o fornecimento de relatórios completos.

As facilidades oferecidas pela ferramenta giram em torno do compartilhamento de tarefas interna e externamente, evitando um fluxo extenso e confuso de e-mails. Além do mais, a plataforma também oferece suporte para colaboração com clientes.

Imagem Studio

Imagem: Studio

Gerar relatórios inteligentes e centralizar demandas também são recursos presentes na plataforma.

5) Evernote

O que o Evernote possui de mais atrativo é a centralização de notas, tarefas e calendários de um projeto, além do acesso fácil a qualquer hora e de qualquer lugar. Essa disponibilidade acontece devido a sincronização automática de anotações, que integra os dispositivos conectados.

Além de ser uma ferramenta de gestão, o Evernote também possibilita digitalizar documentos e salvar endereços da web dentro do próprio software.

Imagem Evernote

Imagem: Evernote

6) Trello

O Trello é uma ferramenta bastante popular, e funciona basicamente como um Kanban online. A automação é um diferencial da plataforma, como agendar a atribuição de colaboradores em uma tarefa ou programar a movimentação de cartões.

Além do Kanban, a ferramenta reúne recursos para definição de metas e configuração de atividades variadas. Calendários, cronogramas e relatório também estão disponíveis na plataforma.

Imagem Trello

Imagem: Trello

7) Hibox

Ainda que seja possível gerenciar tarefas com o Hibox, essa ferramenta é ideal, na verdade, para equipes que precisam otimizar a troca de informações. Para viabilizar isso, existe tanto um chat quanto um recurso de videoconferência dentro do software.

A ferramenta se adapta a diferentes tipos de equipes, como vendas ou setor de recursos humanos, e possui versão de aplicativo para os sistemas iOS e Android.

Imagem Hibox

Imagem: Hibox

8) Asana

Dentro do Asana, as funcionalidades vão desde a vinculação com armazenamento em nuvem até a visualização das tarefas em formato de calendário. A ferramenta também proporciona formas de criar e organizar cards com a metodologia Kanban e gráficos em formato de diagrama.

Além disso, é possível monitorar as metas estabelecidas e gerar relatórios em tempo real. O Asana possui também uma versão em aplicativo para dispositivos móveis. Contudo, existe um limite para a formação de equipes, ficando restrito à somente 15 colaboradores.

Imagem Asana

Imagem: Asana

9) Operand

O Operand é mais uma ferramenta que permite gerenciar tanto tarefas quanto equipes. Outros recursos úteis são a emissão de proposta comercial, diretamente da plataforma, e o acompanhamento do desempenho da empresa através de relatórios.

Os gráficos gerados pela ferramenta expressam dados como prazo de conclusão, status de cada etapa e quantidade de horas investidas nas tarefas, bem a situação de cada uma. Comunicação otimizada e organização de arquivos anexos também são benefícios presentes.

Imagem Operand

Imagem: Operand

Nós reconhecemos que trocar ou comprar um software de gestão de tarefas é uma decisão importante. Se, mesmo depois dessa lista, você ainda tem um pouco de receio sobre a melhor escolha, esse post sobre gestão de mudanças pode te ajudar a se organizar melhor para esse passo decisivo no seu negócio.

Também temos um webinar completo sobre Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Para assistir, é só clicar no banner abaixo!

Gestão de mudanças organizacionais na implantação de ERP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson