Transformação digital: descubra as etapas e como implementar na sua empresa

Transformação digital

Última atualização em 20/04/2022

Depois da pandemia do covid-19, as empresas se transformaram. A maioria foi forçada a se adaptar para o trabalho remoto e a definitivamente se digitalizarem. Essa transformação aconteceu tanto no ambiente de trabalho, quanto na cultura das organizações e, em nível mais profundo, foi uma transformação nos processos das empresas.

Ou seja, a transformação digital ocasionou a transformação de processos nas empresas. Neste post, vamos te contar o que é a transformação digital, como ela se interliga com a mudança nos processos e como você pode implantá-la na sua empresa. Vamos lá?

Navegue pelo tópico que você mais se interessa ou acompanhe o texto na íntegra:

Transformação digital

A transformação digital é a utilização de novas tecnologias para gerar uma mudança significativa na cultura, processos, desempenho de uma empresa. É uma transformação que coloca no centro a tecnologia como fator diferencial e competitivo da organização, diferentemente de empresas que utilizam a tecnologia apenas para suporte de suas operações.

A transformação digital é motivada pela necessidade de as empresas se adaptarem aos novos comportamentos dos consumidores, do mercado e da sociedade, em geral. A tecnologia e o mundo digital têm mudado os hábitos e as experiências das pessoas, trazendo muitas facilidades para o dia a dia e mudanças na percepção das pessoas sobre o mundo.

Nesse sentido, as organizações precisam estar acompanhando a evolução da sociedade nesses termos e conseguir se reinventar e modernizar a fim de permanecer competitiva no mercado.

É aquela velha história: as empresas que não se atualizarem com certeza perderão presença e competitividade no mercado e serão deixadas para trás.

Então, a ideia é que as organizações apliquem a transformação digital, em primeiro lugar para obter mais lucro e competitividade, mas também reduzir custos e otimizar a cadeia de processos.

CTA-O-papel-da-TI-na-transformação-digital-atuando-como-um-parceiro-estratégico

Transformação digital na pandemia

Antes da pandemia da Covid-19, a sociedade já vinha caminhando para a digitalização das coisas, e a transformação digital ocorrendo de forma natural. Porém, devido ao vírus e á necessidade de ficar em casa, as organizações precisaram desenvolver novas formas de trabalhar, o que trouxe um crescimento acelerado e sem precedentes das tecnologias e do mundo digital.

Ou seja, houve um boom no trabalho remoto e no Home Office, além de precisarem readaptar suas estratégias de negócio. Tudo isso forçou o processo de transformação digital e isso trouxe uma série de novos paradigmas e oportunidades de mercado. Empresas passaram a vender mais no ambiente online, desde roupas à comida.

Leia também  Como estar preparado para a era da informação nas empresas?

Algumas das tendências que vieram foram:

Serviços em Cloud

Com serviços armazenados em nuvem, o trabalho remoto é facilitado, já eu basta ter acesso a internet para se conectar com os documentos e as informações necessárias para o trabalho.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial vem para automatizar processos grandes e repetitivos, reduzindo a chance de erros.

Omnichannel

Com o intuito de melhorar a experiência dos clientes com as empresas, o omnichannel é um conceito de integração e alinhamento de múltiplos canais de venda, comunicação e divulgação para os consumidores. Dessa forma, a pessoa pode entrar em contato com a empresa ou fazer uma compra de forma simplificada.

Chatbots

Outra tendência que está cada vez mais presente é o uso de chatbots para automatizar os primeiros contatos de um consumidor com a empresa. Essa tecnologia permite que os clientes tenham uma experiência simples e eficiente com o seu negócio.

A transformação digital pode ser aplicada em dois aspectos, descubra quais são eles:

Tipos de Transformação Digital

Digital Inside

A transformação digital inside é a transformação que ocorre para melhorar os processos e operações internas da organização. Ela é caracterizada pela mudança radical e profunda nos sistemas de trabalho, que precisam ser otimizados para se integrar com as tecnologias aplicadas.

Um exemplo disso pode ser a adaptação de processos por conta de novos softwares, novas estratégias que se baseiam nos consumidores comprando produtos online e não mais – ou nem tanto – fisicamente.

Digital Outside


Esse tipo de transformação busca melhorar a experiência externa, a experiência do cliente com a sua empresa. O Omnichannel é um exemplo de digital outside, assim como a presença das marcas no mundo online, em sites e redes sociais, acompanhando o uso comum das tecnologias pelas pessoas.

O papel da TI na Transformação Digital

Existe um imaginário muito forte de que a TI é a grande responsável pela transformação digital nas organizações, como se fosse apenas desse setor o protagonismo. Ou então, é comum achar que é melhor dar liberdade para que os colaboradores espontaneamente tragam inovação digital para o seu dia a dia de trabalho, e, ao longo do tempo, todo o negócio estará otimizado.

No entanto, não é possível controlar isso e deixar a critério de cada trabalhador trará mais desorganização e gastos do que qualquer outra coisa. Por isso, o melhor caminho é que essa decisão seja tomada pela alta liderança da empresa, pois além de possuírem os recursos financeiros para implantar essas mudanças, tem o poder de influenciar e replanejar todas as áreas da empresa para que isso aconteça.

Leia também  Como estar preparado para a era da informação nas empresas?

É dever do diretor e dos sócios garantir que a execução dessa transformação saia como planejado, e aí sim, seja apoiada pela TI, que é a área que trará as melhores ideias e opções para o negócio.

Além disso, é importante que os colaboradores tenham voz para explicar as melhorias que gostariam que fossem implementadas, quais são seus gaps de trabalho nos processos, a fim de ajudar a TI a encontrar as melhores soluções.

Ou seja, transformar digitalmente não é simples, depende de vários aspectos e também é um processo que leva tempo. Você deseja saber como se dá a transformação digital nas empresas? Siga a leitura!

Etapas da Transformação Digital

A transformação digital não ocorre de uma hora para outra nas empresas, ela leva um tempo e geralmente passa por algumas etapas, até que se chegue em uma mudança completa na cultura, processos e estratégia da organização. Confira quais são as etapas:

Digitização

Essa primeira etapa se trata da transição entre informações disponíveis de forma analógica e digital. Os dígitos significam que todas as informações serão visualizadas em código binário, 0 ou 1.

Assim, os dados são transformados em bits e disponibilizados em aparelhos eletrônicos, o que simplifica o arquivamento e a proteção das informações do seu negócio.

Digitalização

A digitalização se refere a um processo maior de utilização das tecnologias por parte do negócio no dia a dia do trabalho. Isso envolve a aderência a softwares, Big Data, Internet das coisas entre outros.

Transformação digital

Por fim, com o uso das tecnologias, a transformação digital é a etapa de resultados desse processo. Aqui, existe uma profunda mudança de comportamentos, práticas e padrões ocasionados pelas tecnologias, uma mudança cultural que abre novas oportunidades para as organizações – e a sociedade, em geral – realizar atividades de forma mais fácil, simples, criativa e dinâmica.

Você percebeu que para haver uma real transformação digital nas empresas é preciso uma mudança nos seus processos, pois esta é que vai solidificar a digitalização do seu negócio.

Por isso, é de extrema importância que os processos sejam revistos e alterados de acordo com as necessidades do negócio, os objetivos estratégicos envolvendo a transformação digital.

Nesse próximo tópico, vamos explicar o conceito de transformação de processos e depois, como você pode aplicá-lo no seu negócio.

Transformação de processos

A transformação de processos é o desenvolvimento de mudanças na cadeia operacional para garantir que ela seja otimizada e agregue mais valor ao cliente, melhorando a performance da empresa.

Existem mudanças mais sutis nos processos, que visam apenas corrigir algumas e melhorar certos aspectos e há também as mudanças radicais que transformam toda a cadeia de valor.

Leia também  Como estar preparado para a era da informação nas empresas?

No caso da transformação digital, as mudanças tendem a ser mais significativas, pois é preciso que se coloque a tecnologia no centro das operações e fazer com que ela apoie a cadeia de atividades que levam valor para o consumidor.

Etapas da transformação de processos

1) AS-IS

Primeiro é preciso fazer uma análise de como os processos se encontram no momento atual na empresa, mapeá-los e entender como a cadeia operacional funciona. O objetivo é entender a lógica atual da cadeia, identificar falhas e pontos a melhorar nos processos.

O melhor é que essa etapa seja colaborativa, contando com a participação de todos os colaboradores exibindo suas percepções e opiniões sobre a cadeia de processos.

2) TO-BE

Depois do mapeamento, é hora de redesenhar os processos para uma configuração melhorada e adequada aos objetivos a serem alcançados. Aqui, os processos serão adaptados ao uso das tecnologias, para não haver falhas ou gargalos.

3) Implementação

Nesse momento, a nova visão da cadeia de processos é apresentada aos colaboradores e tudo que foi planejado na etapa anterior será colocado em prática.

4) Monitoramento

Depois das mudanças terem sido implementadas, precisa haver um acompanhamento de como as pessoas estão se adaptando, se há falhas e realizar ajustes se for necessário.

5) Gestão da performance

Gerenciar a performance significa que você irá acompanhar os resultados da transformação através de indicadores. Dessa forma, fica fácil perceber problemas e ajuda a organização a ter uma cultura de melhoria constante.

Acho que a mensagem que ficou depois desse conteúdo, é que a transformação digital é muito benéfica, mas não tão simples de implementar, não é? Por isso, é fundamental contar com a ajuda de especialistas que podem ajudar a sua organização a realizar esse processo sem dor de cabeça.

Consultoria em transformação digital

A Euax Consulting é especialista em Gestão de Processos e Gestão de TI e nossos consultores são certificados nas melhores práticas internacionais. Utilizando nosso método próprio, o Euax Acelera, tornamos a consultoria muito mais fluida e colaborativa.

Entre em contato conosco! Será um prazer ajudar a sua empresa a dar um salto de performance.

Entre em contato

A capacidade de tomar decisões assertivas cria valor para a organização. Queremos te ajudar a tornar a sua empresa mais competitiva e entregar ganhos reais para o seu negócio. Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco para construirmos juntos um planejamento que acelere os resultados da sua organização e entregue valor para seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson