Transformação digital nas empresas: descubra o que é e quais os seus impactos nas organizações

imagem representando a Transformação digital nas empresas

Última atualização em 27/03/2024

A transformação digital nas empresas envolve a adoção de tecnologias para reformular seus modelos de negócios, processos operacionais, cultura organizacional e experiência do cliente. Esse fenômeno tem ganhado cada vez mais espaço no mercado competitivo, pois mais do que operacionalizar serviços, as empresas encontraram na tecnologia uma forma de inovar e melhorar a performance.

Mas, atingir esses resultados pode ser um grande desafio. Sabe por quê?

A transformação digital provoca uma mudança na cultura organizacional, nas práticas, processos e metodologias, indo além da adoção de novas ferramentas.

Por isso, entender o conceito de transformação digital nas empresas é fundamental antes de iniciar a implantação.

Quer saber mais sobre este conceito e quais os seus impactos nas organizações? Então, siga a leitura!

Acompanhe!

O que é transformação digital?

A transformação digital se refere à adoção de novas tecnologias que provocam uma mudança na cultura, nos processos e em toda a organização.

Em outras palavras, a empresa passa por uma mudança de mentalidade e de planejamento estratégico, no qual os processos, serviços, produtos e até mesmo o modelo de negócio passam a ter um viés tecnológico.

O objetivo da transformação digital é colocar a tecnologia no centro do negócio, considerando-a um fator principal para:

  • Aumentar os resultados;
  • Elevar a performance;
  • Manter-se atualizado;
  • Melhorar os processos.

Dessa forma, muitas organizações têm encontrado na transformação digital uma maneira de se destacar no mercado e obter diferencial competitivo.

Mas, você sabe qual a importância da transformação digital para uma empresa?

Qual a importância da transformação digital?

Hoje, 55% das empresas sem transformação digital acreditam ter menos de um ano antes de começar a perder participação no mercado.

Esse dado revela o quanto aderir a transformação digital tem se tornado uma questão de sobrevivência no mercado, deixando para traz aqueles negócios resistentes ao digital.

Mas, além de manter a empresa de portas abertas – que por si só, é uma grande vantagem – a transformação digital é importante para os negócios pois ela possibilita aos gestores:

  • Entenderem as reais necessidades dos clientes;
  • Desenvolver soluções inovadoras e de alto valor agregado;
  • Melhorar e transformar processos;
  • Elevar a maturidade da gestão;
  • Ganhar eficiência;
  • Simplificar os processos;
  • Ganhar vantagem competitiva;
  • Eliminar redundâncias;
  • Otimizar o fluxo de processos.

Agora que você já conhece a transformação digital, vamos falar da melhor parte: os benéficos.

Quais são os principais benefícios da transformação digital nas empresas?

A transformação digital traz uma série de benefícios para as empresas. Confira abaixo os principais:

Aumento da eficiência e produtividade

Automatizando tarefas repetitivas e otimizando processos, a empresa libera tempo para atividades estratégicas, impulsionando a produtividade e a eficiência geral.

Redução de custos

A digitalização elimina gastos com papel, armazenamento físico e mão de obra desnecessária, gerando economia significativa para a empresa.

Melhora na tomada de decisões

Com dados precisos e atualizados em tempo real, a empresa pode tomar decisões mais estratégicas e assertivas, impulsionando o crescimento e a competitividade.

Experiência do cliente aprimorada

Canais digitais facilitam o contato e a resolução de problemas, além de permitir a personalização da experiência do cliente, fidelizando-o e aumentando sua satisfação.

Novas oportunidades de negócio

A transformação digital abre portas para novos mercados e modelos de negócio, expandindo as possibilidades de crescimento e diversificação da empresa.

Pilares da transformação digital

Definir os pilares da transformação digital é, por si só, uma tarefa complexa. Isso porque cada empresa possui um ambiente único, o que pode exigir diferentes requisitos para a implantação.

Porém, de forma geral, podemos dizer que a transformação digital é sustentada por 7 pilares:

Imagens com os pilares da transformação digital nas empresas
A cultura é um dos principais pilares da transformação digital nas empresas

1. Tecnologia

A tecnologia é o centro da transformação digital. Nesse aspecto, os líderes e gestores devem buscar por soluções que, ao mesmo tempo que tornam o negócio mais digitalizado, potencializam o seu crescimento, escalando os resultados.

2. Processos

A transformação digital está associada transformação de processos e, se ambas não acontecem em conjunto, trata-se apenas de uma digitalização.

Assim, quando os processos passam pela transformação digital, a tecnologia passa a apoiar as atividades que agregam valor ao consumidor.

3. Pessoas

De nada ainda ter a melhor tecnologia e o melhor processo se você não tem pessoas para executá-los. Busque construir um time proativo, aberto a mudanças e orientado a inovação.

Mas, lembre-se: colaboradores, gestores e até mesmo os líderes do negócio podem apresentar resistência à implantação da transformação digital. Por isso, investir desde o início na gestão de mudanças pode diminuir as dores de cabeça causadas por esse processo.

Dicas para implantar a gestão da inovação na sua empresa

4. Cultura

Você conhece a expressão: “A cultura move o mundo?” Então, o mesmo vale para os negócios. A cultura organizacional traduz a essência, as crenças e os valores de uma empresa.

Na transformação digital, as empresas passam a adotar a cultura de inovação, entendendo a tecnologia como a melhor forma de inovar e acompanhar tendências.

Se a sua organização não é orientada a cultura de inovação, você pode implantá-la. Para te ajudar, preparamos um guia sobre como implantar a cultura da inovação na prática: Cultura de Inovação: como implantar na sua empresa + 7 benefícios (euax.com.br)

5. Cliente

Na transformação digital, o cliente passa a ser prioridade do seu negócio. As aplicações tecnológicas te auxiliam a desenvolvem estratégias de satisfação, confiança e fidelidade, com base no modelo Customer Centric.

6. Dados

Nesse aspecto, opera a perspectiva Data Driven, na qual a organização passa a se orientar por dados obtidos por meio de avaliadores de performance.

Assim, com base na análise e leitura do mercado, é possível facilitar o processo de tomada de decisão e de criação de novos produtos ou serviços.

7. Integração

Por fim, é preciso que todos os pilares anteriores estejam integrados para o seu funcionamento. A integração opera como uma infraestrutura, permitindo que cada umas das etapas aconteçam com eficácia.

Para isso, você pode criar um processo de integração ou investir em sistemas de gestão integrada.

Exposto esse quesito, você já se perguntou como esses pilares operam em sociedade? Entenda no próximo tópico.

Quais os impactos da transformação digital para a sociedade?

Quando dizemos que a transformação digital muda a cultura das empresas, não podemos nos esquecer que as organizações estão situadas em uma sociedade que também é afetada pelas inovações digitais.

O crescimento da tecnologia cria uma cultura digital, alterando o comportamento e os desejos das pessoas.

Mas, cuidado! Não é só porque algo é digital que ele será aceito pela sociedade.

Muitas empresas cometem o erro de desenvolver soluções ou produtos só pelo viés da tecnologia, mas que, muitas vezes, pouco fazem sentido ao consumidor.

Assim, na transformação digital, a sua empresa precisa mapear as reais necessidades da sociedade e estar atenta a novas tendências.

Quais são as próximas tendências da transformação digital?

Entre as novas tendências, podemos citar:

Internet das coisas (IoT)

O IoT consiste em utilizar dispositivos ou objetos incorporados a sensores, geridos por softwares ou outras tecnologias que facilitam as interações humanas.

Assim, as atividades podem ser executadas “quase sozinhas”, cumprindo a função a qual foram programadas.

Como exemplo, podemos citar os cartões por aproximação que, sem a necessidade da senha e de forma automática, debitam o saldo da conta do cliente no momento que são utilizados.

Inteligência artificial (IA)

Chamamos de inteligência artificial a capacidade que dispositivos eletrônicos tem de executar atividades tidas como humanas.

Os Chatbots, por exemplo, são programas que simulam uma conversa entre pessoas, automatizando atividades de atendimento, coleta de informações e cadastros.

Sistema em nuvem

Com a pandemia e home office, esse aspecto ganhou cada vez mais destaque. Criaram-se equipes de trabalho online e as organizações se transferiram para o cloud, mostrando que é possível trabalhar de qualquer lugar e a qualquer momento.

Mas, acompanhar as tendências é um dos desafios da transformação digital. Abaixo, separamos os principais desafios que as empresas enfrentam na hora da implantação.

Quais são os desafios da transformação digital?

Um dos maiores desafios de implementar a transformação digital nas empresas é superar aquele velho pensamento que diz que “as coisas sempre foram assim“.

Além disso, a imagem abaixo traz outros 4 principais desafios da transformação digital:

Imagens com os desafios da transformação digital nas empresas
A dificuldade em mudar a mentalidade é um dos principais desafios enfrentados na transformação digital nas empresas



Mas, não se desespere! Existem formas de implantar a transformação digital que reduzem os danos causados pelos problemas citados anteriormente. Entenda no próximo tópico;

Como aplicar a transformação digital nas empresas?

A transformação digital é dívida em cinco fases. Confira abaixo as 5 etapas da transformação digital:

1. Mude do analógico ao digital.

Essa primeira etapa da transição entre informações disponíveis de forma analógica e digital chamamos de digitização.

Aqui, os dados passam a ser disponibilizados em aparelhos eletrônicos, o que simplifica o arquivamento e a proteção das informações do seu negócio.

2.Invista em ferramentas digitais

O investimento em ferramentas digitais (ou digitalização) é um processo no qual as tecnologias passam a fazer parte do dia a dia do trabalho.

Isso envolve a aderência a softwares, Big Data, Internet das coisas e até mesmo inteligência artificial.

3. Adote metodologias ágeis

A Gestão Ágil auxilia as organizações atingir resultados de alta qualidade a partir de frameworks como o Scrum e XP e ferramentas como o Kanban.

Na transformação digital, os métodos ágeis podem ajudar as organizações a se adaptar o contexto de constante mudança tecnológica, criando entregas rápidas e que agregam valor.

4. Transforme processos

Como dissemos anteriormente, a transformação digital é a transformação de processos caminham lado a lado.

Para operar uma mudança de comportamentos e práticas como a transformação digital, é preciso, antes de tudo, transformar processos.

5. Tenha uma TI estratégica

Você pode estar se perguntando: quem é o responsável por conduzir essa iniciativa no meu negócio?

Muitas vezes, esse papel é associado ao setor de TI, mas não é bem por aí: a transformação digital deve partir dos líderes da empresa, engajando todo o negócio nessa mudança.

Porém, ainda assim, a TI possui um papel estratégico no sucesso da transformação digital, sendo o melhor setor para te ajudar a transformar o seu negócio!

5 Exemplos de transformação digital nas empresas

Magazine Luiza

A gigante varejista brasileira abraçou a omnichannel, integrando lojas físicas e online com maestria. O aplicativo da empresa oferece uma experiência de compra fluida, permitindo pesquisa de produtos, compra online com retirada na loja e até mesmo televendas assistidas por vendedores em tempo real.

A Magazine Luiza também investe em inteligência artificial para personalizar ofertas e recomendações para seus clientes.

Nubank

O banco digital revolucionou o mercado financeiro brasileiro com sua plataforma simples, intuitiva e totalmente online. O Nubank oferece serviços bancários tradicionais como conta corrente, cartão de crédito e investimentos, tudo sem tarifas abusivas e com um atendimento ao cliente excepcional. A empresa também utiliza dados para oferecer produtos e serviços personalizados para cada cliente.

iFood

A plataforma de delivery de comida se tornou líder de mercado ao oferecer uma experiência conveniente e eficiente para seus usuários. O aplicativo do iFood é fácil de usar, permite acompanhar o pedido em tempo real e oferece uma variedade de restaurantes e opções de pagamento.

A empresa também investe em inteligência artificial para otimizar a logística de entrega e oferecer promoções personalizadas.

Netflix

A gigante do streaming transformou a forma como consumimos conteúdo audiovisual. A Netflix oferece uma biblioteca vasta de filmes, séries e documentários originais e licenciados, com opções para todos os gostos.

A empresa utiliza algoritmos de inteligência artificial para recomendar conteúdos personalizados para cada usuário, além de investir em produções originais de alta qualidade.

Amazon

A varejista online mais famosa do mundo oferece uma experiência de compra impecável, com preços competitivos, entrega rápida e um sistema de logística eficiente.

A Amazon também investe em inteligência artificial para personalizar ofertas e recomendações para seus clientes, além de oferecer serviços como Amazon Prime e Amazon Web Services.

Quer saber como tornar a TI um aliado nesse processo? Assista ao [Webinar] Transformação Digital: qual é o papel da TI nesse processo? (euax.com.br) e descubra como a área de tecnologia pode te ajudar nesse momento de mudança.

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Agora que você já saber tudo sobre o tema, aproveite para conversar com um consultor da Euax e veja como podemos implementar a transformação digital na sua empresa!

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