Plataforma Low Code: o que é e como uma ferramenta all-in-one pode ajudar o seu negócio?

Plataforma low code

Última atualização em 19/05/2022

Autor: SYDLE

Já ouviu falar sobre plataforma Low Code? Em um cenário econômico que exige das empresas cada vez mais agilidade e inovação, ficar de olho nesse e em outros conceitos tecnológicos é fundamental.

A solução melhora o desenvolvimento de software, por meio de modelos simples e com pouco uso de códigos de programação.

Ainda não entendeu muito bem sobre o que estamos falando? Neste artigo você confere o que é Low Code, quais as suas aplicações, as principais vantagens e quais são as tecnologias necessárias para implementar o Low Code.

O que são plataformas Low Code?

As plataformas Low Code são sinônimo de agilidade e aceleração tecnológica. O low code pode ser traduzido literalmente como “pouco código” e diz respeito a uma abordagem de desenvolvimento de aplicações com o mínimo de códigos de programação.

Em um ambiente bastante simplificado, pessoas com pouco conhecimento de código conseguem desenvolver aplicativos e softwares por meio de interfaces amigáveis, com muitos elementos visuais e ferramentas de arrastar e soltar (drag and drop).

Durante muito tempo, só era possível realizar esse tipo de serviço por meio de códigos manuais. Mas, hoje, as soluções de código baixo facilitam a vida de muitos negócios.

Uma plataforma low code geralmente é composta por três elementos principais:

  • Ambiente de desenvolvimento integrado, que vai oferecer suporte visual, modelos de desenvolvimento e de fluxos;
  • Conectores para serviços, que vão automatizar o armazenamento e utilização dos dados;
  • E o gerenciamento de ciclo de vida de aplicativos, para otimizar a manutenção da aplicação desenvolvida.

Qual é a diferença entre Low Code e No Code?

A plataforma low code pode ser confundida com o no code. Mas os dois conceitos são diferentes e vale a pena conhecer um pouco mais sobre esse segundo.

Porém, enquanto o low code demanda conhecimentos mínimos sobre programação, o no code vai além e não usa nenhum código sequer.

As plataformas no code são semelhantes e também funcionam com ferramentas de arrastar. São mais indicadas para aplicações simples e de uso específico.

Além disso, ainda apresentam algumas inconsistências, como a falta de integração, desenvolvimento sem supervisão, e até mesmo falhas de segurança.

Vantagens e desvantagens

Empresas com foco em melhoria contínua devem se aprofundar, cada vez mais, nas possibilidades das tecnologias e em como a inovação pode gerar valor para o cliente.

Segundo a Gartner, estima-se que até 2024 mais de 65% das aplicações serão desenvolvidas em ambiente low code e 75% das grandes empresas devem utilizar pelo menos 4 aplicações com código baixo. É uma tendência que não para de crescer!

Para que você entenda melhor a plataforma low code, listamos as principais vantagens e desvantagens da solução.

Vantagens

  • Acelera e simplifica o desenvolvimento de aplicações;
  • Mais autonomia para o usuário desenvolver soluções criativas;
  • Por ser mais rápido, permite uma série de testes em cada funcionalidade, com ciclos mais curtos de criação;
  • Pode ser adaptado a diferentes tipos de negócio;
  • Possibilidade de fazer ajustes mais rapidamente e incrementar o sistema de acordo com as demandas do negócio;
  • Aumento da produtividade, por meio da otimização do tempo de cada colaborador;
  • Experiência do consumidor aprimorada, já que as interfaces podem ser melhoradas sem demandar um tempo muito grande de desenvolvimento e correções;
  • Baixo risco, com alto retorno sobre o investimento inicial;
  • Facilidade de implementação;
  • Sistema acessível e simples de usar;
  • Mais segurança e escalabilidade;
  • Maior independência das áreas de negócio.

Desvantagens

  • Apesar das facilidades na utilização, não dispensa o uso de um profissional capacitado para lidar com o desenvolvimento de aplicações;
  • Baixo grau de personalização, o que atrapalha a customização de layouts e outros elementos.

Plataforma low code o que é

Imagem por parceiro SYDLE

Leia também: como alinhar o setor de TI e as estratégias do negócio?

O que é uma plataforma all-in-one?

All-in-one é um termo em inglês que pode ser traduzido livremente como “tudo em um”. A solução permite uma verdadeira transformação digital, ao reunir, em um só lugar, todos os recursos tecnológicos que um negócio demanda.

Assim, a empresa consegue automatizar processos, aprimorar a gestão do relacionamento com o cliente, gerir toda a documentação empresarial e fazer a análise de dados em tempo real, para melhorar a tomada de decisão e os resultados como um todo.

Qual é o impacto de uma plataforma all-in-one low code para o seu negócio?

As plataformas all-in-one de código baixo vão ter impacto importante nos negócios. Elas vão concentrar as informações da organização e garantir a continuidade da aceleração de desenvolvimento, além de simplificar a comunicação.

Os impactos principais são:

  • Dados centralizados em uma só ferramenta, o que evita o risco de informações duplicadas ou equivocadas;
  • Soluções de negócio nativamente integradas, com fluxo de trabalho que flui facilmente e sem gargalos;
  • Canal de suporte único, que concentra todas as demandas do negócio – para um panorama melhor à respeito dos problemas e necessidades;
  • A equipe participa de treinamentos, se comunica e faz a gestão de todos os processos na mesma plataforma tecnológica.

Como o SYDLE ONE pode ajudar?

Sua organização pode contar com uma plataforma low code all-in-one para facilitar a gestão de negócios.

O SYDLE ONE é uma plataforma inovadora, robusta e de excelência, que concentra todas as ferramentas que uma empresa precisa para fazer a transformação digital, como análise de dados, gestão de documentos, gestão de relacionamento com o cliente e até e-commerce.

O BPMS (Business Process Management Suite ou Sistema para Gestão de Processos de Negócio) é um grande diferencial, já que garante a modelagem de processos em um sistema bastante visual, com ferramentas de arrastar e soltar, por meio da disciplina de BPM (Business Process Management).

A integração de áreas, automatização de atividades e a customização de processos acontece com segurança, simplicidade e até escalabilidade, com impactos muito positivos na performance do negócio.

Garanta todas as facilidades para a sua marca. Conheça a plataforma da SYDLE e agende uma demonstração.

Conte, ainda, com a consultoria Euax, que vai contribuir para o desenvolvimento de soluções especializadas, com base em um profundo design da sua performance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson