Mapeamento de processos

O que é e como fazer Mapeamento de Processos em 6 passos

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 28/06/2016

O mapeamento de processos é muito útil para padronizar o trabalho e identificar oportunidades de melhorias nos processos de negócio de uma empresa. Além disso, o mapeamento de processos é uma ferramenta importante ao transformar um processo, permitindo o aprofundamento da mudança. Portanto, ajuda as organizações a serem mais eficientes e competitivas, independentemente do tamanho…

Atividades BPM

Elementos do BPMN: entenda as atividades

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 29/04/2016

O BPMN é uma maneira de representar um processo mostrando as suas atividades para que o seu fluxo fique claro. Para entender as atividades que estão presentes no BPMN, primeiro é preciso saber que elas seguem uma sequência e que isso precisa estar sinalizado, caso contrário, não será possível saber como o processo ocorre. Quando uma…

bpmn gateway

Elementos do BPMN: o que são Decisores (Gateways)?

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 14/04/2016

Quando o assunto é modelagem de processos de negócio, podemos observar que a notação BPMN (Business Process Modeling) assume um papel muito importante. Porém, para modelar os processos há que se entender exatamente como funciona cada um de seus elementos, a fim de aplicá-los corretamente no ambiente de trabalho. Neste post, dedicamos um espaço para…

Artefatos

Elementos do BPMN: o que são artefatos?

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 01/04/2016

O fluxo BPMN serve para desenhar um processo, tornando a sua visualização mais fácil. Cada ação é representada por uma tarefa e organizada em uma pool, que pode retratar, por exemplo, diferentes áreas. Com essas informações, o processo ganha forma e permite que qualquer pessoa possa identificar e acompanhar cada uma das ações. Para que…

Eventos do BPMN

Elementos do BPMN: entenda os eventos

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 21/03/2016

[mp_row]

[mp_span col=”12″]

[mp_text]

[/mp_text]

[/mp_span]

[/mp_row]

Governança de TI

Como a governança de TI pode ser um diferencial competitivo?

Por Rafael Murilo Correa Em 11/03/2016

Contar com uma boa estrutura de TI é essencial para expandir qualquer negócio. O destaque dela é dado pela inovação que, além de dominar a área técnica, vem se destacando também na organização dos processos estratégicos. Entretanto, para alcançar o sucesso esperado é fundamental ter uma governança de TI. A governança de TI é um…

swimlanes

Elementos de BPMN: o que são Swimlanes, Pools e Lanes?

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 05/03/2016

No processo de representação de processos de negócios por meio da notação BPMN (Business Process Modeling Notation), o conceito de Swimlanes, bem como os de Pool (piscina) e de Lanes (raias de piscina), são importantíssimos para uma correta identificação de como um determinado processo é executado e de quem são os responsáveis por suas tarefas. Por…

Revolução Digital

A Revolução Digital e seus impactos no mercado de trabalho

Por Rafael Murilo Correa Em 12/02/2016

Cloud Computing, Mobile Devices, Redes Sociais, Internet das Coisas (IoT), Big Data, são apenas algumas das novas tecnologias oriundas da revolução digital que a cada dia tornam a quantidade de informações disponíveis no mundo maiores e mais abrangentes. A tecnologia evolui de forma exponencial, causando uma verdadeira revolução digital e fazendo com que toda a…

BSC (Balanced Scorecard)

Balanced Scorecard (BSC): o que é e como aplicar

Por Jackson Rovina Em 05/02/2016

O que é o Balanced Scorecard (BSC)? O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão orientada a resultados, através da integração e do balanceamento de todos os principais indicadores de performance da empresa. Esses indicadores podem ser financeiros, administrativos e operacionais ou estabelecer objetivos corporativos claros. No BSC, todos os níveis hierárquicos são diretamente envolvidos,…

gestão de demandas de ti

Gestão de demandas de TI: entenda o que é, quais os benefícios e como fazer em 7 passos

Por Rafael Murilo Correa Em 02/02/2016

Em muitas organizações, a área de TI é uma das mais atarefadas e precisa lidar com demandas entrando por todos os lados. Na busca por formas de dar vazão ao alto número de solicitações e atividades, os CIOs têm buscado investir na gestão de demandas de TI. Quer saber o que é e como aplicá-la…

Gerenciamento de aquisições

Gerenciamento de Aquisições: o que é e como fazer em 3 passos

Por Andreia Silva Justo Em 27/01/2016

Durante um projeto, pode ser preciso comprar muitas coisas para garantir os recursos necessários à execução das atividades do cronograma. Para dar conta de tudo o que isso envolve — como receber pedidos de aquisição, definir o escopo da solução, escolher o fornecedor e controlar a parceria — é preciso fazer o gerenciamento de aquisições.…

Design Thinking na Gestão de Processos

Como aplicar o Design Thinking na Gestão de Processos

Por Andreia Silva Justo Em 22/01/2016

O Design Thinking é um modelo de gestão direcionado para um pensamento crítico e criativo, que oferece a possibilidade de reorganizar informações, otimizar a tomada de decisões e, ainda, adquirir novos conhecimentos. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a inovação passou a ser uma necessidade básica para o sucesso das empresas. Através do…

Escritório de Processos BPM

Escritório de processos BPM: 8 motivos para implementar um

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 13/01/2016

A criação de um escritório de processos BPM traz uma série de vantagens importantes para as empresas com foco em gestão de processos, visando sempre melhores resultados e redução de custos, além de mais qualidade e eficiência. Mapeamento, controle e monitoramento dos processos internos são iniciativas indispensáveis para a manutenção da competitividade dos negócios e…

Gerenciamento da qualidade

Gerenciamento da qualidade: o que é e como fazer em 3 passos

Por Andreia Silva Justo Em 15/12/2015

Já parou para pensar o que acontece depois que um projeto é entregue? O produto ou serviço gerado passa pelo julgamento do cliente, que precisa avaliar se o resultado foi satisfatório ou não. Por isso, ter um gerenciamento da qualidade estruturado é essencial para medir o sucesso do trabalho e, assim, aperfeiçoar as competências da…

Entenda o que é a Gestão de Performance com Indicadores-chave (KPIs)

Entenda o que é a Gestão de Performance com Indicadores-chave (KPIs)

Por Jackson Rovina Em 02/12/2015

O sonho de toda empresa é ter uma gestão de performance em alta, mas para isso é preciso estabelecer alguns KPIs (indicadores-chave de desempenho) e focar em desenvolvê-los. Quer saber mais? Acompanhe nosso texto: O que é gestão de performance com indicadores? A gestão de performance com indicadores é um método de gestão que considera…

Gerenciar Projetos Simultaneamente

Quantos projetos é possível gerenciar simultaneamente?

Por Andreia Silva Justo Em 12/11/2015

A singularidade humana é algo impressionante, existem pessoas capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo, em contrapartida, outras já não conseguem tantas assim. Na gestão de projetos não é diferente. Um gerente pode se encarregar de vários ou focar em poucos. É difícil mensurar um número certo de gerenciamentos mútuos sem colocar em risco o resultado…

escritorio de processos

Como implementar um Escritório de Processos?

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 06/11/2015

Por que os processos falham? Pela falta de conhecimento de quem os elabora, pela falta de suporte tecnológico, pela falta de organização, pela falta de processos para elaborar os próprios processos. É por isso que você implementar um escritório de processos, um lugar que esteja mais do que preparado para organizar sua empresa e fazer…

gestão de processos

Tempos difíceis pedem inovação em gestão de processos

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 22/10/2015

Atualmente, para se destacar entre a concorrência, é necessário que a empresa promova uma estratégia eficaz em gestão de processos de negócios. Já em momentos de crise, isso se torna mais do que fundamental: processos, pessoas e sistemas devem estar integrados, a fim de que dentro da organização persista um forte conhecimento sobre o que…

10 dicas para melhorar a gestão de processos na sua empresa

Por Vinicius Nóbile de Almeida Em 15/10/2015

Tempos difíceis podem abrir espaço para inovações e mudanças para as empresas, visto que aquelas que não se adaptam ao novo cenário acabam correndo o risco de ser ultrapassadas pelos concorrentes. Devido ao cenário de instabilidade econômica em que se encontra o país, os empreendimentos precisam se manter atentos e preparados para os novos desafios, principalmente no que…

9 atitudes que todo líder eficaz deve tomar

9 atitudes que todo líder eficaz deve tomar

Por Charles Prada Em 07/10/2015

O mundo corporativo reconhece que uma gestão eficiente é essencial para o crescimento e sucesso dos negócios, e que essa gestão deve incluir fatores importantes, que vão além do tradicional modelo de chefia já conhecido e ultrapassado. Nesse contexto, um líder eficaz ganha importância estratégica dentro de muitas empresas, pois esse profissional é, de fato,…

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company