Gerenciamento de custos em projetos

Gerenciamento de Custos em Projetos: o que é, qual a importância, como fazer e dicas práticas

Por Andreia Silva Justo Em 05/02/2019

Já chegou ao final de um projeto e as contas simplesmente não fecharam? Saiba que você certamente não é o único, afinal, o estouro do orçamento é apontado como uma das maiores causas de falhas em projetos. Nesse sentido, o gerenciamento de custos em projetos é uma prática essencial para garantir que os custos não…

Planejamento estratégico

Planejamento Estratégico: entenda como criar e gerenciar a estratégia da sua organização!

Por Jackson Rovina Em 21/01/2019

Planejamento Estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada.  Desde o tempo das guerras, a humanidade já utilizava o planejamento estratégico para vencer batalhas difíceis. Dessa forma, os soldados eram preparados para entender o que deveria ser feito, por que deveria ser feito e como…

Gestão de TI

Gestão de TI: aprenda a utilizar a Gestão da Tecnologia da Informação como diferencial competitivo do seu negócio!

Por Rafael Murilo Correa Em 18/01/2019

Faz tempo que a transformação digital deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade das empresas. A gente entende que nem sempre é fácil se adaptar às mudanças, ainda mais em um mercado tão acirrado como o de hoje. Mas sabia que é possível sim utilizar a Gestão de TI como diferencial competitivo…

Exemplo de escopo de projeto

Exemplo de Escopo de Projeto: passo a passo para montar o seu ainda hoje sem erros!

Por Andreia Silva Justo Em 10/01/2019

A maior parte do sucesso de um projeto está relacionada a um bom planejamento, mas “acertar a mão” na hora de elaborar o escopo ainda é um desafio para muitos gerentes de projetos. Que tal aprender como montar um escopo de projeto na prática, desvendar os mistérios por trás da elaboração da declaração de escopo…

Gerenciamento de escopo do projeto

Gerenciamento de Escopo do Projeto: o que é, importância e como fazer

Por Andreia Silva Justo Em 21/12/2018

Você sabia que erros no escopo podem levar um projeto inteiro por água abaixo? É isso mesmo: a falta de um bom Gerenciamento de Escopo é uma das principais causas de falhas em projetos. Mas como garantir que o planejamento seja bem feito e contribua positivamente no resultado? Neste post vamos te explicar tudo o…

Acordo de Nível de Serviço (SLA)

Acordo de Nível de Serviço (SLA): o que é, benefícios e como fazer

Por Rafael Murilo Correa Em 19/12/2018

Transparência é a palavra de ordem quando se fala em estabelecer uma relação saudável entre o departamento de TI e as áreas que contratam seus serviços. Essa transparência pode ser materializada através do Acordo de Nível de Serviço (SLA). Não sabe do que se trata? Neste post nós vamos te explicar: O que é Acordo…

Catálogo de Serviços de TI (CSTI)

Catálogo de Serviços de TI (CSTI): descubra o que é e como montar o seu ainda hoje

Por Rafael Murilo Correa Em 18/12/2018

Sabe quando um usuário fica constantemente cobrando alguma coisa porque não entende quais os acordos que a TI têm com as áreas contratantes para priorização e resolução de chamados? Organizar e divulgar de forma eficiente os serviços que a TI presta para as áreas contratantes e quais os processos e acordos existentes para contratação é…

Definição de escopo de projeto

Definição de Escopo de Projeto: entenda o que é escopo e como montar o seu em apenas 4 etapas

Por Andreia Silva Justo Em

Fazer uma boa Definição de Escopo é uma parte crucial do planejamento de um projeto, pois evita mudanças constantes no trabalho. Contudo, esse é um tema que ainda levanta muitas dúvidas, inclusive entre as pessoas que vivenciam projetos na prática. Quer entender melhor como esse processo funciona? Acompanhe nosso post para aprender: O que é…

Controle de chamados

O que é e como fazer Controle de Chamados: descubra a melhor forma de priorizar as demandas da TI

Por Rafael Murilo Correa Em 17/12/2018

Uma das maiores dificuldades dos atendentes de suporte é não saber priorizar corretamente as demandas que chegam na área de TI. Nesse sentido, ter um processo de Controle de Chamados bem estabelecido pode ajudar muito na hora do atendimento. Quer descobrir por quê? Leia este post e entenda: O que é Controle de Chamados? Qual…

EAP estrutura analítica de projetos

EAP (Estrutura Analítica do Projeto): o que é, como fazer e qual a diferença entre EAP e Cronograma

Por Andreia Silva Justo Em 11/12/2018

Você sabia que mudanças de escopo constantes são um dos maiores problemas na gestão de projetos? Por isso, elaborar uma boa EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é fundamental para vencer o desafio de garantir que todo o trabalho do projeto seja mapeado e controlado. Leia nosso post para entender: O que é EAP (Estrutura Analítica…

Como fazer um escopo de projeto

Como fazer um Escopo de Projeto em 5 passos

Por Andreia Silva Justo Em 05/12/2018

O planejamento é um dos elementos essenciais para o sucesso de um projeto. Por isso, ter um escopo bem definido e assertivo é crucial para não desapontar os clientes na hora de apresentar resultados. Quer aprender como fazer um escopo de projeto em apenas cinco passos? Continue lendo esse texto para descobrir! Mas, antes de…

Canvas de projeto

Canvas de Projeto: o que é, vantagens e modelo pronto para download!

Por Andreia Silva Justo Em 04/12/2018

Não é fácil liderar uma equipe na condução de um projeto, não é mesmo? A gente sabe que, por mais que a gestão de projetos esteja em constante evolução, os gerentes de projetos ainda acabam esbarrando em alguns obstáculos pelo caminho. Um deles é elaborar um planejamento de projeto que seja facilmente compreensível pelo time.…

Gerenciamento de problemas

Gerenciamento de Problemas: o que é e como fazer

Por Rafael Murilo Correa Em 23/11/2018

Constantes interrupções nos serviços de TI podem indicar problemas maiores, que merecem ser examinados com tempo e cuidado. Quer entender melhor como fazer o Gerenciamento de Problemas que chegam na área de tecnologia da informação? Leia nosso post para aprender: O que é um Problema O que é Gerenciamento de Problemas Vantagens do Gerenciamento de…

Gerenciamento de incidentes

Gerenciamento de Incidentes: o que é e como fazer

Por Rafael Murilo Correa Em

Quando os usuários e clientes não têm seus sistemas e computadores disponíveis eles perdem a confiança no trabalho da área de TI. Uma forma de evitar a perda de credibilidade do departamento é estabelecer um bom processo de Gerenciamento de Incidentes. Neste post nós vamos te contar: O que é um Incidente? O que é…

Webinars Euax 2018

Os 15 melhores webinars da Euax em 2018: confira os vídeos mais incríveis do ano!

Por Andreia Silva Justo Em 19/11/2018

2018 está quase no fim. Esse é o momento de finalizar trabalhos, rever conquistas e derrotas, descansar e se preparar para o novo ano que começará em breve, torcendo para que ele seja ainda melhor do que o ano que passou. Para a Euax, 2018 foi muito especial, pois completamos 15 anos de existência. Nossa…

bpm e bpms

Descubra qual a relação entre BPM e BPMS e o que você tem a ganhar com ela!

Por Euax Consultoria Em 07/11/2018

Você executa dezenas de tarefas todos os dias. Seja na sua vida privada, seja na sua vida profissional. E muito provavelmente você já pensou ou já escutou que “precisamos melhorar a maneira como executamos nossas atividades e processos”. Estou certa? Apostaria que sim… Pois bem, você já ouviu falar sobre BPM e BPMS? Se não,…

Ciclo de vida de um projeto

Ciclo de Vida de um Projeto: o que é e quais as suas principais características

Por Andreia Silva Justo Em 01/11/2018

Assim como os seres humanos têm suas fases de desenvolvimento desde o nascimento até a morte, os projetos também possuem um ciclo de vida. Quer descobrir tudo sobre o ciclo de vida de um projeto? Acompanhe o post para tirar suas dúvidas! Você vai aprender: O que é o Ciclo de Vida de um Projeto…

Profissionais de TI: 8 habilidades indispensáveis

Por Rafael Murilo Correa Em 26/10/2018

Quem trabalha com tecnologia da informação sabe: a profissão requer algumas habilidades essenciais para obter sucesso na carreira. Elas podem ser técnicas, de relacionamento e/ou de liderança. Então, vai além de saber aplicar o conhecimento na prática e se estende também ao comportamento dos profissionais de TI. Quer saber quais são as 8 habilidades indispensáveis…

Sistema de chamados

Sistema de Chamados: o que é e quais os benefícios

Por Rafael Murilo Correa Em 25/10/2018

Como prestadora de serviços, é fundamental que a TI ofereça um bom atendimento aos seus clientes internos e externos. Nesse sentido, ter um Sistema de Chamados é muito importante para gerenciar as solicitações que chegam todos os dias na área de tecnologia da informação. Quer entender melhor como isso funciona? Leia o post e aprenda:…

ITIL

ITIL: o que é, importância e como implantar em sua Gestão de TI

Por Rafael Murilo Correa Em

Os departamentos de TI estão em crescente ampliação e, por isso, precisam se organizar e transformar em busca de mais resultados. Para melhor gerenciar a tecnologia da informação as organizações podem contar com o apoio de alguns modelos, como o ITIL®. Esse framework traz algumas práticas que orientam as empresas a conduzirem suas áreas de…

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company