Case da Deps Tecnologia: Jornada do cliente

DEPS
[A jornada do cliente] nos fez materializar o conceito de observar as coisas sob o ponto de vista do cliente.
Cristoffer Medeiros, CEO

Sobre a empresa

A Deps Tecnologia é especialista em serviços de análise e concessão de crédito. Por meio de seu software próprio, o DepsNet, ajuda outras empresas a reduzir taxas de inadimplência.

Desafio do negócio

Devido ao crescimento do negócio, a Deps Tecnologia sentiu a necessidade de medir a satisfação de seus clientes ativos. Afinal, entender como estava a experiência do cliente na empresa possibilitaria realizar melhorias nos processos de atendimento e suporte.

Solução

Para resolver esse problema, a Deps Tecnologia contou com a ajuda da Euax Consulting, que realizou um trabalho de jornada do cliente simulada na empresa, utilizando o conhecimento dos colaboradores para encontrar possibilidades de melhorias no processo de negócio.

A partir do desenho de personas, isto é, personagens fictícios com características do cliente, os colaboradores simularam a jornada de compra do consumidor, vivenciando passo a passo a experiência de como é estar do outro lado do processo. Foram duas jornadas simuladas.

Dessa forma, a equipe conseguiu perceber quais foram os sentimentos positivos e negativos da interação e levantar ideias de melhorias, priorizando as melhores sugestões através de votação.

Além disso, a Euax montou um questionário personalizado para a Deps Tecnologia aplicar em seus clientes, possibilitando comparar a experiência do time e do próprio consumidor.

Jornada do cliente Euax

Colaboradores da Deps Tecnologia construindo a jornada do cliente simulada


Resultados


Por fim, o serviço foi consolidado no relatório final da entrega, fornecendo informações preciosas que podem ser utilizadas no planejamento estratégico, na transformação de processos, na inovação e na gestão da experiência do consumidor.

Euax e Deps Tecnologia

Equipe da Deps Tecnologia com o consultor Rodrigo Porto, da Euax (primeira fileira ao centro)


De acordo com o CEO da Deps Tecnologia, Cristoffer Medeiros, o trabalho trouxe impactos positivos para o time de colaboradores. “[A jornada do cliente] nos fez materializar o conceito de observar as coisas sob o ponto de vista do cliente”, relata.

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