Caso da Cresol: Projeto de Modernização de Infraestrutura de Telecomunicações

Logo CRESOL
O projeto foi um grande sucesso por conta da boa condução. A metodologia clara facilitou todo o processo.
Leonardo Sant’ Anna, Diretor de TI

Sobre a empresa

Fundada em 1995, em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, a Cresol Confederação surgiu a partir da união de um grupo de famílias agricultoras. De lá para cá, se consolidou como o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil e hoje conta com mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros. Sua missão é promover a inclusão social da agricultura familiar através de seus serviços.

De acordo com informações da Revista Easycoop, especializada em cooperativismo, a Cresol está entre as instituições financeiras que mais operaram crédito via BNDES em 2018, o que reforça seu compromisso com a qualidade de vida das famílias cooperadas.

Desafio do negócio

A Cresol precisava modernizar sua infraestrutura de telecomunicações, pois as tecnologias instaladas anteriormente não estavam mais dando conta de acompanhar o crescimento da cooperativa. Em 2011, quando o antigo modelo de telecom acabava de ser implantado, o objetivo era atender e interligar de 20 a 30 pontos de conexão.

Já em 2017, a Cresol tinha o desafio de interligar 520 unidades espalhadas por todo o Brasil. Mas não bastava apenas instalar novos equipamentos. Como a empresa cresceu muito, também era necessário substituir os cabos metálicos por fibras ópticas, que permitem um maior fluxo de dados e sofrem menos interferências, possibilitando a agilidade que a Cresol precisava.

Tratava-se, portanto, de um projeto complexo, que exigia a mobilização de uma equipe multidisciplinar em 18 estados do país, além de cuidados redobrados para não impactar os usuários dos serviços.

Solução

Para ajudar a coordenar todas as atividades, a Cresol contratou o outsourcing em gestão de projetos da Euax. Com o auxílio de nosso profissional aplicando a metodologia Euax Acelera, a Cresol conseguiu concluir o projeto sem atrasos no cronograma, mesmo com alguns imprevistos, como a greve dos caminhoneiros em 2018.

“É nesse momento que você vê o valor dos parceiros que estão ao seu redor, pessoas que sentaram e falaram: vamos resolver juntos”, comenta Márcio Falcão, gerente de operações e infraestrutura na Cresol.

O projeto de modernização de infraestrutura de telecomunicações possibilitou uma série de benefícios para a Cresol, como a redução de mais de 40% dos custos com operação e o aumento considerável da velocidade, segurança, confiabilidade e disponibilidade dos serviços.

“O projeto foi um grande sucesso muito por conta dessa condução, ter um gerente sênior apoiando todo o projeto. A metodologia muito clara facilitou todo o processo, acho que [o valor] é maior do que podemos construir em palavras aqui”, avalia Leonardo Sant’ Anna, diretor de TI na Cresol.

Veja o case em detalhes


Ficou interessado? Acesse a página sobre outsourcing em gestão de projetos para saber mais ou entre em contato conosco e solicite uma proposta!
Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company