Curso de Gestão de Processos (BPM) e Modelagem com BPMN (In Company)

 

Curso de Gestão de Processos e Modelagem BPMNO Curso de Gestão de Processos capacita profissionais a terem uma visão de processos com foco na criação de valor para clientes e elevação de performance para empresas!

O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada e sistemática. Ele envolve práticas relacionadas aos processos de negócio, automatizados ou não, com o objetivo de alcançar resultados consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

O BPM permite que uma organização alinhe seus processos à estratégia, conduzindo a um melhor desempenho, em todos os níveis, com foco no processo ponta a ponta e na geração de valor ao cliente.

Curso de Gestão de Processos e Modelagem BPMN

Objetivos do Curso de Gestão de Processos:

  • Desenvolver conhecimento de forma abrangente e integrada sobre práticas, princípios, modelos e estruturas necessárias para o gerenciamento dos processos de negócio, com a criação de uma cultura organizacional para a obtenção de resultados através de processos otimizados e da melhoria contínua.
  • Aplicar ferramentas de modelagem e análise dos processos de negócio, com ênfase no monitoramento do desempenho dos processos, visando agregar maior valor, reduzir custos, diminuir o tempo de entrega, falhas etc.

Como funciona o Curso In Company

Na modalidade de treinamento In Company um dos consultores da Euax vai até a sua organização e aplica o treinamento no espaço físico da sua empresa, ou realiza a capacitação por transmissão online e ao vivo. Esse tipo de capacitação apresenta muitas vantagens, como:

  • Conteúdo focado: a imersão na empresa facilita uma abordagem direcionada às dificuldades dos colaboradores.
  • Colaboração: a aprendizagem em grupo proporciona troca de ideias e ajuda a motivar as pessoas.
  • Valorização do capital humano: profissionais qualificados agregam valor à empresa, pois a educação é um importante ativo organizacional.
  • Otimização do tempo: não é preciso se preocupar com deslocamentos nem em conciliar agendas.
  • Redução de custos: não é preciso gastar com diárias em hotéis ou locomoção.

Importante: o Curso In Company requer a participação de, no mínimo, 10 pessoas.

Didática

  • O curso provê conteúdo totalmente alinhado às melhores práticas mundiais de gestão de processos de negócios, adotando como referencial principal o Guia BPM CBOK® da ABPMP® (Association of Business Processos Management Professionals).
  • O curso utiliza como referência a PDPC®, metodologia de transformação de processos orientada ao desempenho organizacional.
  • O curso é conduzido com exercícios e estudos de caso, criando um ambiente prático e real para facilitar a compreensão e fixação dos conceitos teóricos.
  • São realizados exercícios que vão desde a criação da cadeia de valor de uma organização e seu portfólio de processos até a modelagem (AS-IS e TO-BE) de um processo simples com uso dos elementos básicos do BPMN (Business Processos Modeling Notation).

Carga Horária

24 horas.

Público-Alvo

Diretores, gerentes, coordenadores e quaisquer profissionais que desejam aperfeiçoar conhecimentos e habilidades fundamentais para a gestão de processos.

Curso de Gestão de Processos

Conteúdo Programático

1. Conceitos Gerais

  • Princípios e conceitos de BPM
  • Trabalho ponta a ponta e o dono do processo
  • Bandeiras do BPM
  • Tipos de processo e tipos de atividade
  • 9 áreas de conhecimento do BPM CBOK da ABPMP

2. Diagnóstico da Situação

  • Motivação de mudança e ambiente organizacional
  • Modelos de Referência e benchmarking
  • Diagnósticos
  • Arquitetura de processos
  • Análise da Cadeia de Valor (Porter)
  • Diagramas de contexto
  • Portfólio de Processos: Qualificação e priorização
  • Programa de mudanças e roadmap de transformação

3. Preparação

  • Governança de Processos
  • Metodologia de transformação – ciclo de vida e variações
  • Softwares (modelagem, colaboração, automação)
  • Padrões técnicos
  • Papéis e responsabilidades
  • Arquitetura de Processos
  • Revisão do modelo de gestão
  • Refinamento do portfólio de processos – priorização
  • Arquitetura organizacional

4. Modelagem de Processos em BPMN no Bizagi (Parte 1)

  • Navegação e funções diversas no Bizagi
  • Piscina principal e raias
  • Eventos de início e término
  • Tarefas e subprocessos
  • Fluxos de sequência
  • Gateways (decisores) básicos
  • Anotações e associações
  • Executores (papéis e entidades)

5. Transformação: Modelagem do AS-IS

  • Captura: Entrevistas, observação e brown-paper
  • Identificação da performance atual, painpoints, sistemas
  • Documentação do processo atual

6. Modelagem de Processos em BPMN no Bizagi (Parte 2)

  • Instância de processo e loops
  • Outras piscinas
  • Eventos e tipos (início, intermediário, término, anexos)
  • Fluxos de mensagem
  • Outros Gateways (decisores)
  • Tipos de tarefas
  • Depósitos e objetos de dados

7. Gestão da Performance

  • Importância da gestão da performance
  • Contextos da gestão de performance
  • Performance na arquitetura organizacional e modelo de gestão
  • Características de bons indicadores
  • Dashboards e Scorecards

8. Transformação: Desenho do TO-BE

  • Simulação no Bizagi (tempo e custo)
  • Análise, benchmarking, performance, padrões e modelos
  • SHOULD-BE x TO-BE
  • Automação do processo

9. Gestão de Mudanças

  • Euax Change Mandala
  • Requisitos para mudança
  • Fatores de planejamento
  • Ciclo de mudança: estratégia, engajamento, liderança e resultado.

10. Monitoramento e Controle dos Processos

  • Monitoramento da Performance
  • Auditoria dos processos e lições aprendidas
  • Melhoria contínua

 

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