O Curso de Gestão de Processos capacita profissionais a terem uma visão de processos com foco na criação de valor para clientes e elevação de performance para empresas!
O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada e sistemática. Ele envolve práticas relacionadas aos processos de negócio, automatizados ou não, com o objetivo de alcançar resultados consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.
O BPM permite que uma organização alinhe seus processos à estratégia, conduzindo a um melhor desempenho, em todos os níveis, com foco no processo ponta a ponta e na geração de valor ao cliente.
Objetivos do Curso de Gestão de Processos:
- Desenvolver conhecimento de forma abrangente e integrada sobre práticas, princípios, modelos e estruturas necessárias para o gerenciamento dos processos de negócio, com a criação de uma cultura organizacional para a obtenção de resultados através de processos otimizados e da melhoria contínua.
- Aplicar ferramentas de modelagem e análise dos processos de negócio, com ênfase no monitoramento do desempenho dos processos, visando agregar maior valor, reduzir custos, diminuir o tempo de entrega, falhas etc.
Como funciona o Curso In Company
Na modalidade de treinamento In Company um dos consultores da Euax vai até a sua organização e aplica o treinamento no espaço físico da sua empresa, ou realiza a capacitação por transmissão online e ao vivo. Esse tipo de capacitação apresenta muitas vantagens, como:
- Conteúdo focado: a imersão na empresa facilita uma abordagem direcionada às dificuldades dos colaboradores.
- Colaboração: a aprendizagem em grupo proporciona troca de ideias e ajuda a motivar as pessoas.
- Valorização do capital humano: profissionais qualificados agregam valor à empresa, pois a educação é um importante ativo organizacional.
- Otimização do tempo: não é preciso se preocupar com deslocamentos nem em conciliar agendas.
- Redução de custos: não é preciso gastar com diárias em hotéis ou locomoção.
Importante: o Curso In Company requer a participação de, no mínimo, 10 pessoas.
Didática
- O curso provê conteúdo totalmente alinhado às melhores práticas mundiais de gestão de processos de negócios, adotando como referencial principal o Guia BPM CBOK® da ABPMP® (Association of Business Processos Management Professionals).
- O curso utiliza como referência a PDPC®, metodologia de transformação de processos orientada ao desempenho organizacional.
- O curso é conduzido com exercícios e estudos de caso, criando um ambiente prático e real para facilitar a compreensão e fixação dos conceitos teóricos.
- São realizados exercícios que vão desde a criação da cadeia de valor de uma organização e seu portfólio de processos até a modelagem (AS-IS e TO-BE) de um processo simples com uso dos elementos básicos do BPMN (Business Processos Modeling Notation).
Carga Horária
24 horas.
Público-Alvo
Diretores, gerentes, coordenadores e quaisquer profissionais que desejam aperfeiçoar conhecimentos e habilidades fundamentais para a gestão de processos.
Conteúdo Programático
1. Conceitos Gerais
- Princípios e conceitos de BPM
- Trabalho ponta a ponta e o dono do processo
- Bandeiras do BPM
- Tipos de processo e tipos de atividade
- 9 áreas de conhecimento do BPM CBOK da ABPMP
2. Diagnóstico da Situação
- Motivação de mudança e ambiente organizacional
- Modelos de Referência e benchmarking
- Diagnósticos
- Arquitetura de processos
- Análise da Cadeia de Valor (Porter)
- Diagramas de contexto
- Portfólio de Processos: Qualificação e priorização
- Programa de mudanças e roadmap de transformação
3. Preparação
- Governança de Processos
- Metodologia de transformação – ciclo de vida e variações
- Softwares (modelagem, colaboração, automação)
- Padrões técnicos
- Papéis e responsabilidades
- Arquitetura de Processos
- Revisão do modelo de gestão
- Refinamento do portfólio de processos – priorização
- Arquitetura organizacional
4. Modelagem de Processos em BPMN no Bizagi (Parte 1)
- Navegação e funções diversas no Bizagi
- Piscina principal e raias
- Eventos de início e término
- Tarefas e subprocessos
- Fluxos de sequência
- Gateways (decisores) básicos
- Anotações e associações
- Executores (papéis e entidades)
5. Transformação: Modelagem do AS-IS
- Captura: Entrevistas, observação e brown-paper
- Identificação da performance atual, painpoints, sistemas
- Documentação do processo atual
6. Modelagem de Processos em BPMN no Bizagi (Parte 2)
- Instância de processo e loops
- Outras piscinas
- Eventos e tipos (início, intermediário, término, anexos)
- Fluxos de mensagem
- Outros Gateways (decisores)
- Tipos de tarefas
- Depósitos e objetos de dados
7. Gestão da Performance
- Importância da gestão da performance
- Contextos da gestão de performance
- Performance na arquitetura organizacional e modelo de gestão
- Características de bons indicadores
- Dashboards e Scorecards
8. Transformação: Desenho do TO-BE
- Simulação no Bizagi (tempo e custo)
- Análise, benchmarking, performance, padrões e modelos
- SHOULD-BE x TO-BE
- Automação do processo
9. Gestão de Mudanças
- Euax Change Mandala
- Requisitos para mudança
- Fatores de planejamento
- Ciclo de mudança: estratégia, engajamento, liderança e resultado.
10. Monitoramento e Controle dos Processos
- Monitoramento da Performance
- Auditoria dos processos e lições aprendidas
- Melhoria contínua
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