Mapeamento para Padronização do Processo de Negócio

Na sua organização existem processos bem definidos ou cada um faz o trabalho do seu jeito? Sabemos que é difícil medir e avaliar resultados quando não existem processos formais. Por isso, acreditamos no mapeamento de processos como método para encontrar o melhor caminho na entrega de um produto ou serviço.

Esse mapeamento ajuda a documentar os processos a partir de uma visão ponta a ponta, isto é, aquela que rompe barreiras entre os departamentos, pois entende que são necessários esforços de diversas áreas para atingir um resultado. Além disso, contribui para implantar uma cultura da melhoria, uma vez que identifica problemas e estabelece indicadores para medir a saúde dos processos.

Fazemos este trabalho em 5 fases, sendo que as duas primeiras ocorrem apenas 1 vez e as três últimas são cíclicas:

  1. Warm Up: construção do plano de trabalho, formação de grupos de trabalho, alinhamento de conceitos e análise de ambiente (este último item é opcional);
  2. Portfólio de Processos (opcional): identificar, listar e priorizar processos.
  3. AS-IS: mapeamento do processo atual, identificação de pontos de melhorias e riscos ao negócio, levantamento de ideias para mudanças.
  4. TO-BE: draft da melhoria e teste piloto (opcionais), mapeamento do processo futuro, implantação de indicadores, redação das instruções de trabalho, entrega do roadmap de melhorias de processos (ideias para melhorias futuras nos processos).
  5. Onboarding: capacitação dos grupos de trabalho e publicação em portal.

Pensando fazer um mapeamento de processos para padronizar o seu processo de negócio? Nós podemos te ajudar: temos a expertise necessária e fazemos entregas rápidas. Entre em contato com a gente e solicite uma proposta!

Entre em contato

Confira nossos conteúdos sobre Gestão de Processos:

Melhoria de Processos com foco em resultados
Realizar melhorias de processos pode ser algo complexo para muitas organizações, já que a maioria delas ainda adota uma visão de processos por departamentos. Contudo, essa visão está perdendo espaço no mercado, pois ela não leva em consideração o ponto de vista do cliente, além de dificultar a mensuração e entrega de resultados para a empresa. Aprenda a visão de processo ponta a ponta e como deve ser uma boa gestão de processos.

Quero assistir

3 dicas de como o Design Thinking pode agilizar o mapeamento de processo
O Design Thinking possibilita utilizar a experiência das pessoas para identificar melhorias nos processos, buscando a sua transformação. Além disso, com o uso desse método, os colaboradores poderão entender o reflexo do trabalho deles no trabalho dos outros. Neste webinar vamos te dar três dicas de como usar o Design Thinking no mapeamento de processos.

Quero assistir

Quais os benefícios da Padronização de Processos?
Quando falamos em padronizar processos queremos encontrar o melhor caminho para a execução das atividades que envolvem determinado processo, com o objetivo de aumentar a performance das pessoas e da organização. O mapeamento de processos é um método muito recomendado para a realização desta padronização. Neste webinar te mostraremos quais são os benefícios de mapear os processos quando o seu objetivo é a padronização. Assista!

Quero assistir

Últimos posts do blog:

O projeto de transformação de processos foi um ponto de virada na nossa forma de olhar para melhoria de processos dentro da Viacredi. As provocações e discussões foram sempre muito construtivas, fazendo com que todos ampliassem o seu olhar sobre o processo e sobre as melhorias necessárias, com o objetivo maior de aumentar a agilidade e melhorar a experiência do nosso cooperado. Saímos do projeto com diversas melhorias implantadas e diversas outras em andamento que nos proporcionarão ótimos ganhos, além de todos os ganhos intangíveis que já são percebidos.

Micheli Fernanda do Nascimento, analista de gestão de projetos e qualidade da Viacredi

2019-11-06T15:34:31-03:00

Micheli Fernanda do Nascimento, analista de gestão de projetos e qualidade da Viacredi

O projeto de transformação de processos foi um ponto de virada na nossa forma de olhar para melhoria de processos dentro da Viacredi. As provocações e discussões foram sempre muito construtivas, fazendo com que todos ampliassem o seu olhar sobre o processo e sobre as melhorias necessárias, com o objetivo maior de aumentar a agilidade e melhorar a experiência do nosso cooperado. Saímos do projeto com diversas melhorias implantadas e diversas outras em andamento que nos proporcionarão ótimos ganhos, além de todos os ganhos intangíveis que já são percebidos.
"O projeto foi um grande sucesso por conta da boa condução. A metodologia clara facilitou todo o processo"

Leonardo Sant’ Anna - Diretor de TI, Cresol

2019-01-25T12:49:18-03:00

Leonardo Sant’ Anna - Diretor de TI, Cresol

"O projeto foi um grande sucesso por conta da boa condução. A metodologia clara facilitou todo o processo"
A consultoria foi ótima, tivemos profissionais altamente capacitados, acessíveis e bastante experientes. Foi uma troca de experiência incrível e com certeza deixou um legado importante para nós.

Vinicius Correa Mortean, analista de processos da Rede Lojacorr

2019-06-27T19:09:06-03:00

Vinicius Correa Mortean, analista de processos da Rede Lojacorr

A consultoria foi ótima, tivemos profissionais altamente capacitados, acessíveis e bastante experientes. Foi uma troca de experiência incrível e com certeza deixou um legado importante para nós.
Com esta atuação [da Euax no mapeamento de processos], tivemos ganhos de eficiência em alguns processos e, principalmente, a inclusão da cultura de processos em todas as áreas da empresa.

Deise Nunes, diretora de projetos e processos da Kainos

2019-12-05T14:20:20-03:00

Deise Nunes, diretora de projetos e processos da Kainos

Com esta atuação [da Euax no mapeamento de processos], tivemos ganhos de eficiência em alguns processos e, principalmente, a inclusão da cultura de processos em todas as áreas da empresa.
Não existia nenhum tipo de documentação na época. Isso (o mapeamento dos processos) nos levou à definição de uma Request For Proposal (RFP)

Rickson Paz, gerente de projetos e tecnologia da Elgin

2020-02-14T11:28:14-03:00

Rickson Paz, gerente de projetos e tecnologia da Elgin

Não existia nenhum tipo de documentação na época. Isso (o mapeamento dos processos) nos levou à definição de uma Request For Proposal (RFP)
"A Euax trouxe para a Conta Azul uma visão sistêmica de gestão de projetos. Assim, conseguimos enxergar as dependências e coordenar melhor nossos esforços"

Mateus Gundlach - Gerente de Produtos, Conta Azul

2019-01-24T13:18:34-03:00

Mateus Gundlach - Gerente de Produtos, Conta Azul

"A Euax trouxe para a Conta Azul uma visão sistêmica de gestão de projetos. Assim, conseguimos enxergar as dependências e coordenar melhor nossos esforços"
A consultoria além de nos trazer resultados tangíveis nos permitiu vislumbrar mudanças nas nossas metodologias de trabalho, um olhar focado em melhorias de performance sem esquecer a essência cooperativista.

William Meneghelli, assistente de projetos e qualidade da Viacredi

2019-11-06T15:36:28-03:00

William Meneghelli, assistente de projetos e qualidade da Viacredi

A consultoria além de nos trazer resultados tangíveis nos permitiu vislumbrar mudanças nas nossas metodologias de trabalho, um olhar focado em melhorias de performance sem esquecer a essência cooperativista.
O processo de transformação na recuperação de crédito foi importantíssimo. Primeiro porque conseguimos quebrar alguns paradigmas. Rompemos barreiras, mudamos processos, transformamos áreas. Conseguimos ganhar força na solução de dores até então nem percebidas por quem estava de fora. Construímos um ponto B colaborativo, visando atender as demandas dos colaboradores e principalmente a experiência do nosso cooperado.

Julian Amorim, coordenador de Recuperação de Crédito da Viacredi

2019-10-24T09:41:33-03:00

Julian Amorim, coordenador de Recuperação de Crédito da Viacredi

O processo de transformação na recuperação de crédito foi importantíssimo. Primeiro porque conseguimos quebrar alguns paradigmas. Rompemos barreiras, mudamos processos, transformamos áreas. Conseguimos ganhar força na solução de dores até então nem percebidas por quem estava de fora. Construímos um ponto B colaborativo, visando atender as demandas dos colaboradores e principalmente a experiência do nosso cooperado.
“A Euax foi peça chave no nosso projeto de Gestão por Processos. A expertise da consultoria nos apoiou muito no mapeamento dos próximos passos e acelerou a assertividade na priorização de transformações que geram maior retorno para o negócio.”

Gabriela Zani Richinitti, Coordenadora de Excelência na Saque e Pague

2020-08-10T10:18:15-03:00

Gabriela Zani Richinitti, Coordenadora de Excelência na Saque e Pague

“A Euax foi peça chave no nosso projeto de Gestão por Processos. A expertise da consultoria nos apoiou muito no mapeamento dos próximos passos e acelerou a assertividade na priorização de transformações que geram maior retorno para o negócio.”
"A metodologia da EUAX é sólida, eficiente e muito flexível, fator importante para a adaptação na cultura que temos hoje no CIEE. Além de muito atual, o modo como a EUAX tem conduzido o processo é ótimo e eficaz."

Gustavo Tezelli - Responsável pelo Escritório de Processos, CIEE

2018-04-20T20:32:29-03:00

Gustavo Tezelli - Responsável pelo Escritório de Processos, CIEE

"A metodologia da EUAX é sólida, eficiente e muito flexível, fator importante para a adaptação na cultura que temos hoje no CIEE. Além de muito atual, o modo como a EUAX tem conduzido o processo é ótimo e eficaz."
Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
WhatsApp chat