Última atualização em 20/07/2023
Como já anunciado pela publicação do rascunho da 5ª edição do Guia PMBOK do PMI (Project Management Institute), temos uma nova área de conhecimento: Gerenciamento das Partes Interessadas (ou em inglês, stakeholders).
Bom, o assunto não é novidade. Já estava contemplado nas áreas de conhecimento Integrações e Comunicação do projeto. As práticas apresentadas no rascunho da 5ª edição do Guia PMBOK, que foi lançado em outubro/2012 foram:
- Iniciação: Identificar as Partes Interessadas
- Planejamento: Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas
- Execução: Gerenciar o Envolvimento das Partes Interessadas
- Monitoramento e Controle: Controlar o Envolvimento das Partes Interessadas
Alguns praticantes até consideram uma alteração pouco relevante, que irá enfraquecer a área de conhecimento Comunicação do projeto, que tratava do gerenciamento das partes interessadas. “Sobra muito pouco em comunicação para justificar uma área de conhecimento” escutei de um colega da área.
Por outro lado, podemos também acreditar que tal desdobramento irá criar mais evidência ao assunto Stakeholders. Talvez seja uma forma de incentivar a comunidade de profissionais de projeto a dar mais atenção ao assunto.
Quem sabe no futuro as técnicas, ferramentas, artefatos e práticas de gestão de partes interessadas se ampliem e se tornem mais populares, mais usadas. Algo excelente e um efeito possivelmente planejado pela equipe de revisão do Guia PMBOK.
Enquanto isto, na próxima semana vou publicar uma série de artigos sobre Patrocínio e o Patrocinador do projeto, umas das mais expressivas partes interessadas em projetos.

Graduada consultora em ERP pela UDESC e pós-graduada em Engenharia de Software pela PUC/PR. Gerente de Projetos com mais de 25 anos de atuação em empresas de médio e grande porte. Possui certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) e CSM (Certified Scrum Master) pela Scrum Alliance.