A Revolução Digital e seus impactos no mercado de trabalho

A-Revolução-Digital-e-seus-impactos-no-mercado-de-trabalho

Última atualização em 28/11/2023

Cloud Computing, Mobile Devices, Redes Sociais, Internet das Coisas (IoT), Big Data, são apenas algumas das novas tecnologias oriundas da revolução digital que a cada dia tornam a quantidade de informações disponíveis no mundo maiores e mais abrangentes.

A tecnologia evolui de forma exponencial, causando uma verdadeira revolução digital e fazendo com que toda a evolução anterior seja superada de forma excepcionalmente rápida.

Revolução Digital e Impacto no Mercado de Trabalho

Há menos de 15 anos não existiam Tablets, MP3 Players e Smartphones. A telefonia digital estava engatinhando e a Internet estava disponível apenas para um pequeno número de pessoas e a uma velocidade impensável para os dias atuais.

A maior parte dos computadores que eram considerados top de linha possuíam uma capacidade de processamento e armazenamento inferior ao de um smartphone atual.

Toda essa tecnologia, essa revolução digital, altera a forma como os consumidores e mercados se comportam. Assim como também exige uma adaptação contínua das empresas em seu modelo de negócio a fim de não perder espaço para os concorrentes.

Estima-se que ao longo dos próximos anos mais de 50% das empresas tradicionais (incluindo gigantes) irão desaparecer.

Recentemente, assisti a um vídeo de Gert Leonhardt e ele apresenta neste contexto o que aconteceu com a indústria da música. Houve uma perda de 71% nas receitas das grandes gravadoras nos últimos 15 anos em virtude da digitalização e das mudanças nos modelos de negócio.

Em compensação, para quem percebeu essa revolução digital e se adaptou a esta nova realidade, a previsão para ganhos com streaming de músicas é gigante. Apple Store, Spotify e Deezer são apenas alguns dos modelos de negócio que foram reinventados a partir destas mudanças.

Um mar de informações

Atualmente, menos de 1% das informações que são geradas digitalmente todos os dias transformam-se em ativos e benefícios para os negócios. E este cenário está prestes a mudar.

Com a evolução da quantidade de processamento e informações que os computadores atuais conseguem gerar e analisar, está cada vez mais claro que estas informações estão prestes a fazer parte da rotina de negócios das empresas.

Imagine, por exemplo, um médico com um dispositivo móvel na frente de um paciente com um tipo de doença rara e que tenha acesso de forma rápida e fácil à pesquisas e a outros 150.000 casos idênticos ao que ele está tratando. Quais os tratamentos foram bem-sucedidos, quais não geraram o resultado esperado. Isso tudo em questão de segundos.

Ou ainda, uma empresa de advocacia com seu batalhão de estagiários para procurar casos parecidos e jurisprudências. Que tal um assistente de advogado que já procure automaticamente tudo, sintetize e envie ao profissional todos os dados já analisados?

Impactos no mercado de trabalho

Mas que impacto isto traz no mercado de trabalho, afinal de contas? Novas profissões e postos que ainda não existem devem ser criados, e posições tradicionais como contadores, assistentes legais, analistas financeiros tendem a desaparecer por poderem ser automatizadas e substituídas por sistemas e processamentos digitais.

Isto porque tudo o que puder ser automatizado será automatizado. E isto fará com que tudo o que não possa ser automatizado se torne extremamente valioso. É em busca deste tipo de profissional que as empresas irão atrás. Profissionais criativos, com ideias que possam alterar os modelos de negócio e desenvolver novas formas de relacionamento com os clientes.  E este, certamente é um caminho sem volta.

Assista ao nosso webinar sobre como criar uma cultura de inovação na sua organização e incentive seus colaboradores a buscar sempre o novo, de forma que sua empresa não fique para trás na revolução digital.

CTA-Como-criar-uma-cultura-de-inovação-na-organização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson