Saiba como a gestão de projetos pode ajudar a gestão de equipes

Saiba-como-a-gestão-de-projetos-pode-ajudar-a-gestão-de-equipes

Última atualização em 07/10/2022

Realizar a gestão de projetos é uma tarefa necessária em praticamente qualquer empresa. É essa atividade que garante que os recursos sejam usados corretamente, na busca por resultados específicos. Da mesma forma, a gestão de equipes precisa ser executada do jeito certo para que haja melhor aproveitamento.

O que nem todos os gestores sabem é que elas estão mais ligadas do que parece. Os conceitos do gerenciamento de projetos podem ser aplicados aos recursos humanos, gerando uma atuação muito consistente.

Para entender como obter um fluxo de trabalho otimizado com esses elementos, veja o que precisa ser feito.

Utilize o Project Model Canvas na gestão de equipes

Por definição, o Project Model Canvas baseia-se na realização de brainstorming. Ele visa a encontrar os motivos (“por quê?”), os responsáveis (“quem?”) e outros detalhes (“quando?”, “como?”, “quanto?”) sobre o projeto (“o quê?”).

Após a etapa de criação, há a de resolução, voltada para concluir as pontas soltas a respeito da conclusão do projeto.

Por causa disso, ele pode ser aplicado facilmente à gestão de equipes. Nesse caso, o principal objetivo é estimular a criatividade e buscar soluções colaborativas para problemas variados.

Com a participação do time, é possível chegar aos resultados diferenciados e com muita integração.

Canvas de Acordo de performance para gestão de equipe

Empregue as melhores práticas mundiais de gerenciamento de projetos na gestão de equipes

Existem instituições como o Project Management Institute (PMI) e o International Project Management Association (IPMA), que são associações voltadas à definição de boas práticas a respeito do gerenciamento de projetos. São abordadas técnicas variadas, de acordo com cada país e cultura organizacional, mas também há passos que valem para todos os casos.

Essa atuação está diretamente relacionada às competências, tanto comportamentais e técnicas quanto contextuais. Com isso, é capaz de formar diretores de projetos que podem ser responsáveis por qualquer projeto dentro da organização.

Na hora de fazer o gerenciamento de equipes, a sua abordagem é especialmente destacável. Ao aplicar esses conceitos, é possível orientar os times ao priorizar as competências, o que cria ambientes altamente meritocráticos.

Isso ajuda, inclusive, no desenvolvimento de carreira, bem como na busca por novas habilidades por parte do time.

CTA-Como-construir-um-Time-de-Alta-Performance

Aumente o engajamento com metodologias ágeis

A comunicação interna é, cada vez mais, um elemento fundamental para o sucesso. Equipes integradas e colaborativas, em geral, têm melhor rendimento do que as isoladas, então é preciso que a gestão atue nesse sentido.

Uma forma de fazer isso é empregando metodologias ágeis, normalmente utilizadas para processos. O Scrum é um exemplo, já que se baseia em sequências incrementais para o projeto.

Como depende de reuniões diárias para o acompanhamento do andamento do projeto, essa técnica pode ser aplicada ao processo de modo a gerar melhor fluxo de informações e, portanto, de trabalho.

Aplique a gestão da qualidade

Além de ser cumprido no tempo e no orçamento certo, um projeto precisa cumprir com a qualidade estabelecida pelo cliente. Quando a gestão se preocupa com isso e em conseguir efeitos cada vez melhores, a tendência é que o uso de recursos seja otimizado.

Com a gestão das equipes, acontece de maneira semelhante. Buscando a melhoria contínua, é possível estabelecer um workflow robusto e que atende, especificamente, às necessidades do negócio.

Por isso, vale a pena empregar os conceitos ligados à gestão de qualidade, de tal modo a obter um uso dos recursos humanos melhorado. Isso leva o time para um novo nível, trazendo efeitos desejados e inéditos para o empreendimento.

Com a aplicação desses conceitos de projetos à gestão de equipes, o fluxo de trabalho é administrado de uma forma otimizada. Como consequência, saem ganhando tanto os clientes internos como externos, além de haver maior capacidade da empresa.

Para se aprofundar nesse tema, leia nosso e-book sobre os benefícios e como fazer gestão de projetos:

E-book Gestão de Projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson