Como estar preparado para a era da informação nas empresas?

Como-estar-preparado-para-a-era-da-informação-nas-empresas

Última atualização em 16/06/2021

era da informação é o termo utilizado para definir os avanços tecnológicos resultantes da Terceira Revolução Industrial e que vem ocasionando uma série de modificações no mercado empresarial. Veja:

O que esperar da era da informação nas empresas

Tendência

Apoiada na difusão das comunicações e na digitalização de serviços, ela é responsável por manter a rotina das empresas voltada à utilização inteligente de dados, integração de setores e para a automação.

Para o futuro, a tendência é que tudo isso se intensifique e que as organizações dependam cada vez mais da informação e conectividade. Então, é bom se preparar para o que está por vir.

Pensando em ajudar, listamos algumas medidas para colocar em prática e aproveitar ao máximo os benefícios da era da informação nas empresas.

Investimentos na cultura organizacional

Para aproveitar a era da informação, é preciso repensar a cultura da sua empresa. Com os avanços contínuos trazidos por esse cenário, é fundamental que o seu negócio esteja não só preparado, mas disposto a inovar frequentemente.

Para isso, os membros da organização precisam estar alinhados com esse novo panorama. Todos devem entender o valor da inovação e os benefícios experimentados quando um novo recurso é adotado na empresa.

É bem verdade que companhias mais tradicionais têm dificuldade para aderir ao novo, especialmente quando seus líderes têm uma mentalidade mais conservadora.

Porém, se o foco é fazer o negócio prosperar, não há como negar a importância de seguir tendências que, hoje, são voltadas para a automação e uso inteligente dos dados. Percorrer esse caminho deixou de ser um diferencial competitivo para ocupar a posição de verdadeira necessidade.

Utilização de ambientes virtuais na era da informação

A era da informação, como dito, é todo o contexto em que vivemos atualmente, ou seja, o cenário de mudanças constantes e de distanciamento dos processos burocráticos, manuais e lentos do passado. Hoje, praticamente todos os expedientes empresariais ganharam a sua versão digital — muito mais eficiente, integrada e ágil.

Sendo assim, para que a sua empresa se alinhe à era da informação, é imprescindível aderir aos ambientes virtuais. Nesse ponto, por exemplo, a manipulação de documentos em papel não é mais recomendada. Afinal, já existem softwares específicos para armazenar e organizar, de forma segura, todos os dados, arquivos e documentos úteis ao dia a dia da empresa.

Do mesmo modo, a comunicação interna nas empresas também se virtualizou. Em vez de marcar reuniões presenciais mensais, nas quais é muito difícil reunir todas as pessoas, os sistemas de videoconferência e comunicação integrada são cada dia mais utilizados e garantem resultados promissores.

Quando o assunto é a gestão do negócio, todo o acompanhamento dos seus resultados, dos balanços financeiros, entre outras estatísticas, são monitorados por meio de sistemas de gestão. Estes são capazes de coletar, reunir e estruturar uma série de variáveis para ajudar os líderes na tomada de decisão.

CTA-Governança-de-TI-em-tempos-de-Cloud-Computing

Apoio do Big Data na tomada de decisões

Vale mencionar também que, atualmente, conceitos como Big Data, Data Analytics e Business Intelligence são extremamente comuns, inclusive em pequenas empresas. Tais conceitos representam uma grande parcela do que se entende por era da informação, já que eles materializam a noção de utilização inteligente de dados.

Nesse cenário, todos os tipos de empresas já se valem de dados extraídos de diferentes plataformas espalhadas pelo Big Data, a fim de obter os insights necessários para aprimorar aspectos como marketing, satisfação do consumidor, alinhamento do negócio com as demandas do mercado, e muito mais.

Por fim, a era da informação nas empresas é um fenômeno que vem gerando inúmeras mudanças na forma como os processos são executados, na maneira como os negócios são conduzidos e em como a tecnologia se relaciona com tudo isso.

Por isso, é preciso se ajustar para lidar com esse cenário, de modo que se possa extrair o máximo de benefícios. Então, coloque as dicas listadas em prática e dê boas-vindas à era da informação nas empresas. Aproveite para conferir o webinar O papel da TI na transformação digital: atuando como um parceiro estratégico.

CTA-O-papel-da-TI-na-transformação-digital-atuando-como-um-parceiro-estratégico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson