Certificação CAPM: o que é, para que serve e como fazer

Certificação-CAPM-e-seus-Diferenciais

Última atualização em 07/10/2022


Se você é um iniciante na carreira de gerenciamento de projetos e deseja avaliar se seus conhecimentos estão de acordo com padrões descritos no Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge) busque obter a certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management).

A certificação CAPM foi criada para profissionais ou estudantes que almejam iniciar na carreira de gerenciamento de projetos ou mesmo atuar como membros de equipes.

Para saber mais sobre essa certificação e seus benefícios para a carreia de gestor de projetos, siga com a leitura!

O que é o processo de certificação CAPM?

Segundo o PMI Brasil, a certificação CAPM atesta a compreensão individual fundamental sobre terminologias e processos de gestão efetiva de projetos.

A certificação CAPM busca, através da aplicação de exame, avaliar o conhecimento conceitual em projetos, a fim de verificar se o candidato está apto para começar a atuar e resolver os problemas reais das organizações.

A certificação CAPM é o primeiro passo para aqueles que ainda não possuem os requisitos necessários para obter uma certificação PMP. Com ela, você irá trazer mais credibilidade para a sua carreia e poderá apoiar gerentes de projetos mais experientes em suas decisões.

Pré-requisitos e modelo de prova da certificação CAPM

Para obter a certificação CAPM é preciso:

  • Diploma ou atestado de conclusão do Ensino Médio regular, técnico ou equivalente global;
  • 1.500 horas de participação em projetos de qualquer nível ou 23 horas de participação em capacitação de gerenciamento de projetos.

Já a prova é elaborada com base nas boas práticas do PMI® (Project Management Institute), descritas no Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge).

O CAPM conta com 150 questões, das quais 15 são experimentais e não são consideradas na composição do resultado final. Além disso, o exame possui 3 horas de duração.

Você pode optar por realizar o exame para a certificação CAPM de forma presencial ou virtual. Desde 2017, o PMI permite a realização de provas online, seja em casa ou no escritório, sobre o acompanhamento remoto de um supervisor durante todo o exame.

Se aprovado no exame, lembre-se que o processo de recertificação ocorre a cada cinco anos, sendo possível refazer o exame ou se for elegível (obter PDUs o suficiente), pode procurar realizar o teste para obter a certificação PMP.

Os PDUs (Professional Development Units) são “unidades de desenvolvimento profissional”, que são obtidos através da participação ou apresentação em palestras, cursos, workshops e treinamentos relacionados ao desenvolvimento profissional.

Dicas de estudos para a prova

Para te ajudar a se preparar para realizar a sua avaliação para obter a certificação CAPM, separamos algumas dicas de estudos para você. Confira:

  • Ler o Guia PMBOK®, atentando-se ao fluxo de grupo de processos, seus funcionamentos e aplicabilidade;
  • Ler o glossário do Guia PMBOK® para se familiarizar com as siglas e termos;
  • Estudar todas as entradas, ferramentas e saídas de cada processo.

Quanto custa a prova CAPM?

A certificação CAPM custa em média 225 dólares para associados do PMI e 300 dólares para não associados. Convertido em real, o valor passa a ser R$ 1.230, 00 para associados e R$1.822,00 para não associados.

 Qual a diferença entre a certificação CAPM e a certificação PMP?

A certificação PMP, diferente da CAPM, é voltada aos profissionais que já possuem no mínimo 36 meses de experiência em gerenciamento de projetos. Além disso, há uma diferenciação entre os pré-requisitos e o modelo de prova. Confira na imagem:

Diferença entre certificação CAPM e PMP

Tendo estas diferenças em relação aos exames, há também uma diferenciação em relação aos custos de certificação. Enquanto a certificação CAPM custa 225 dólares para associados do PMI e 300 dólares para não associados, a certificação PMP custa 405 dólares para associados do PMI e 555 dólares para não associados.

Outra diferença relevante é o prazo de expiração. Mas, assim como a certificação CAPM, a PMP pode ser revalidada através da obtenção de no mínimo 60 PDUs no período de vigência.

Qual a melhor certificação?

A escolha da certificação deve considerar aquela que será mais adequada para sua função e carreia profissional. A certificação CAPM é uma excelente oportunidade aos iniciantes enquanto a PMP está voltada para os profissionais mais experientes.

Mas, o ideal é você obter ambas as certificações. Elas irão comprovar o seu interesse, conhecimento e competência para atuar em gerenciamentos de projetos.

Agora que já te mostramos a o que é a certificação CAPM, preparamos um webinar com dicas sobre como obter a certificação PMP. Clique na imagem abaixo para acessar!

CTA-Dicas-para-Certificação-PMP

CAPM® é uma marca registrada do PMI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson