Certificação CAPM e seus Diferenciais

Este artigo apresenta um resumo da visão da Euax sobre a certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management), seus objetivos e suas diferenças em relação à certificação PMP® (Project Management Professional), tanto para a aplicação do exame, quanto para a carreira profissional na trilha de gerenciamento de projetos.

A certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management) foi criada para profissionais ou estudantes que almejam iniciar na carreira de gerenciamento de projetos ou mesmo atuar como membros de equipes de projetos. A certificação busca, através da aplicação de exame, avaliar o conhecimento conceitual em projetos, de acordo com as boas práticas do PMI® (Project Management Institute) descritas no Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge). Além disso, a certificação CAPM estabelece e garante um entendimento comum do conceito de projeto nas organizações, onde tem se tornado comum gerentes de projetos experientes utilizarem termos do dia a dia como, Gantt, Lag, Delay, WBS, e estes termos e seus conceitos não serem compreendidos pelas equipes multidisciplinares que atuam em seus projetos. Isto demonstra que há uma lacuna a ser preenchida, e a certificação CAPM tem este objetivo, garantindo uma base conceitual em gerenciamento de projetos para os membros das equipes, patrocinadores, coordenadores de projetos e proporcionando que iniciantes consigam apoiar gerentes de projetos mais experientes durante seus projetos.

Um dos principais pontos que diferenciam a certificação CAPM da PMP® (Project Management Professional), é que a CAPM baseia-se somente no Guia PMBOK para testar o conhecimento conceitual em projetos. Já a PMP, consiste em testar o conhecimento prático aliado ao conhecimento conceitual, ou seja, exige experiência prática. Isto não significa que uma certificação seja melhor do que a outra, mas sim que elas possuem objetivos diferentes e se complementam.

Como a certificação CAPM destina-se aos gerentes de projetos iniciantes e membros de equipes de projetos que não tenham ainda os requisitos necessários para a certificação PMP, a CAPM exige somente o diploma do Ensino Médio somado com 1500 horas de participação em projetos ou 23 horas de participação em capacitação de gerenciamento de projetos. Enquanto isto, a PMP exige o diploma do Ensino Superior somado com 4500 horas de participação em projetos, ou então, o diploma do Ensino Médio somado com 7500 horas de participação em projetos, além das 35 horas de participação em capacitação requeridas independentemente do grau de escolaridade.

Com relação à aplicação do exame, o CAPM conta com 150 questões, das quais 15 são experimentais e não são consideradas na composição do resultado final, além disso, o exame tem limite de 3 horas de duração. Já o PMP conta com 200 questões, das quais 25 não são consideradas na composição do resultado final e tem limite de 4 horas de duração. Tendo estas diferenças em relação aos exames, há também uma diferenciação em relação aos custos de certificação, onde a CAPM custa 225 dólares para associados do PMI e 300 dólares para não associados, enquanto a PMP custa 405 dólares para associados do PMI e 555 dólares para não associados.

Outro ponto importante, é que a certificação CAPM expira em 5 anos, sendo possível realizar um novo exame para a validação por mais 5 anos, ou ainda, se elegível, pode-se optar por realizar a certificação PMP ao término da vigência da certificação CAPM. Já a PMP, expira de 3 em 3 anos, porém pode ser revalidada através da obtenção de no mínimo 60 PDUs (Professional Development Units) no período de vigência. Os PDUs são “unidades de desenvolvimento profissional” que são obtidos através da participação ou apresentação em palestras, cursos, workshops e treinamentos relacionados ao desenvolvimento profissional.

Lembre-se que a preparação para o exame CAPM é semelhante à preparação para o exame PMP, pois ambos se baseiam no Guia PMBOK para a elaboração das questões. O que irá diferenciar os dois exames, conforme já citado anteriormente, é que a preparação para a certificação PMP exigirá um forte conhecimento conceitual e experiência com aplicação prática destes conceitos, enquanto a CAPM exigirá do candidato somente forte conhecimento conceitual em projetos. Isto significa que uma boa preparação para a certificação PMP viabilizará o sucesso tanto para a CAPM, quanto para a própria PMP.

Para a carreira profissional, é importante avaliar qual a certificação mais adequada para sua função e realizar uma projeção futura de crescimento profissional. Desta forma, a certificação CAPM é uma excelente oportunidade aos iniciantes e aos que buscam um diferencial no mercado de trabalho, comprovando interesse, conhecimento e competência para atuar no contexto de projetos, através da aplicação de conceitos e boas práticas que aumentam a eficiência dos projetos e a competitividade das organizações.

DEFINA SEUS OBJETIVOS E BUSQUE A CERTIFICAÇÃO MAIS ADEQUADA PARA VOCÊ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 15 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company