Lean: a metodologia, o que é e sua importância

O-que-é-Lean-e-como-ele-foi-desenvolvido

Última atualização em 25/08/2023

Imagine uma realidade empresarial onde cada etapa, cada recurso e cada movimento contribuem diretamente para a satisfação do cliente e a otimização de recursos. Nela os processos são enxutos, livres de desperdícios, retrabalhos e gargalos.

Esta é a promessa do Lean: uma abordagem que não apenas revoluciona a maneira como produzimos, mas também a maneira como enxergamos nossos próprios processos.

Quer saber mais sobre essa metodologia, para que ela serve e qual sua importância para os negócios? Então, siga a leitura!

O que é a metodologia Lean Manufacturing?

O Lean Manufacturing, também conhecido como Lean Production, é uma abordagem de gestão que se concentra na eliminação de desperdícios e na maximização da eficiência em processos de fabricação.

Essa abordagem foi desenvolvida originalmente pela Toyota na década de 1950 e, desde então, tem sido amplamente adotada em diversas indústrias ao redor do mundo.

O seu principal objetivo é criar valor para o cliente enquanto reduz o desperdício de recursos, como tempo, materiais, esforço humano e espaço. Ele se baseia em alguns princípios-chave, incluindo:

  • Identificação e eliminação de desperdícios;
  • Fluxo contínuo;
  • Produção puxada;
  • Qualidade;
  • Melhoria contínua.

Onde surgiu o conceito Lean?

A abordagem Lean teve sua origem no desenvolvimento do Sistema de Produção Toyota , que foi criado pela Toyota Motor Corporation nas décadas de 1940 e 1950.

O TPS foi uma resposta às restrições de recursos e às pressões competitivas enfrentadas pela Toyota após a Segunda Guerra Mundial. A empresa estava buscando maneiras de melhorar a eficiência e a qualidade de sua produção enquanto lidava com recursos limitados.

Taiichi Ohno, engenheiro-chefe da Toyota, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e na implementação dos princípios Lean.

Para saber mais confira o tópico a seguir!

Como foi desenvolvida a metodologia Lean?

A metodologia Lean foi desenvolvida ao longo do tempo com contribuições de várias pessoas e empresas, mas é frequentemente associada à Toyota e à indústria automobilística japonesa.

Veja a seguir um resumo do desenvolvimento da metodologia Lean:

1. Contexto pós-guerra

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão enfrentou recursos limitados e uma economia em dificuldades. As empresas japonesas, incluindo a Toyota, tiveram que encontrar maneiras de otimizar a produção e a eficiência para competir em um mercado global.

2. Conceitos Fundamentais do Lean

 Taiichi Ohno introduziu conceitos como “Just-in-Time” (produção puxada), que enfatizava a produção somente quando a demanda do cliente existisse, minimizando estoques e desperdícios.

Ele também introduziu o sistema Kanban, um método visual de controle de produção, e enfatizou a importância da melhoria contínua e da eliminação de desperdícios.

3. Expansão e Divulgação

Com o sucesso da abordagem Lean na Toyota, outras empresas japonesas também começaram a adotar princípios semelhantes.

Gradualmente, o conhecimento sobre a metodologia Lean começou a se espalhar pelo mundo, à medida que empresas ocidentais começaram a adotar esses princípios para melhorar suas operações.

4. Divulgação Global

A partir das décadas de 1980 e 1990, o Lean se tornou uma abordagem amplamente reconhecida e adotada em todo o mundo.

Livros, palestras e programas de treinamento ajudaram a divulgar os princípios e técnicas Lean em diversos setores, incluindo manufatura, serviços, saúde e muito mais.

5. Evolução contínua

À medida que a metodologia Lean se difundiu, ela também evoluiu. Diferentes especialistas e organizações contribuíram com novas ideias e adaptações para atender a diferentes contextos e desafios específicos.

Para que serve essa metodologia?

O principal objetivo da metodologia Lean é melhorar a eficiência, eliminar desperdícios e criar valor para os clientes. Com ela, é possível obter diversos benefícios. Veja alguns deles a seguir:

1. Eliminação de desperdícios

A abordagem Lean foca na identificação e eliminação de diferentes tipos de desperdícios, como excesso de estoque, transporte desnecessário, movimentos ineficientes, superprodução, retrabalho e espera.

Ao reduzir esses desperdícios, as organizações podem economizar recursos, tempo e dinheiro.

2. Melhoria contínua

A metodologia Lean incentiva uma cultura de melhoria contínua, onde os processos são constantemente avaliados e aprimorados. Isso leva a um ciclo de aprendizado constante, resultando em operações mais eficientes.

3. Produção sob demanda

O Lean promove a produção sob demanda, o que significa produzir somente o que é necessário quando é necessário. Isso ajuda a evitar a superprodução, reduzindo o acúmulo de estoque e os custos associados.

4. Fluxo contínuo

O Lean busca criar um fluxo de trabalho contínuo e suave, minimizando gargalos e interrupções. Isso reduz o tempo de ciclo e aumenta a eficiência dos processos.

5. Engajamento dos funcionários

A metodologia Lean envolve os funcionários em todos os níveis da organização, incentivando sua participação ativa na identificação de problemas e no desenvolvimento de soluções. Isso leva a um ambiente de trabalho mais colaborativo e empoderador.

Onde posso aplicar o Lean?

O Lean é uma metodologia altamente versátil, aplicável em uma ampla gama de setores e tipos de organizações, independentemente do tamanho.

Veja alguns lugares nos quais é possível sua aplicação:

Manufatura

A origem do Lean remonta à indústria manufatureira, onde é usado para otimizar linhas de produção, reduzir tempos de ciclo, melhorar a qualidade e minimizar estoques.

Serviços

No setor de serviços, o Lean aprimora processos de atendimento ao cliente, reduz o tempo de espera e eleva a qualidade em áreas como instituições financeiras, hospitais e empresas de transporte.

Saúde

Hospitais e clínicas aplicam o Lean para melhorar a gestão de leitos, reduzir tempos de espera dos pacientes, otimizar fluxos de trabalho médico e aumentar a segurança dos pacientes.

Logística e Cadeia de suprimentos

A metodologia é utilizada para otimizar a logística, gerenciar estoques com eficiência, reduzir tempos de transporte e evitar desperdícios em toda a cadeia de suprimentos.

Desenvolvimento de software e tecnologia

No desenvolvimento de software, o Lean segue princípios como “Desenvolvimento Enxuto” para aprimorar a eficiência dos processos, colaboração entre equipes e qualidade dos produtos.

Esses exemplos ilustram a flexibilidade e a aplicabilidade abrangente do Lean em uma variedade de contextos organizacionais.

Confira quais os 5 princípios do Lean Manufacturing

1. Definir valor

Analisar detalhadamente os processos envolvidos na criação de um produto ou serviço, desde a matéria-prima até o cliente final. Isso ajuda a identificar onde ocorrem os desperdícios e as ineficiências.

2. Mapear o fluxo de valor

O primeiro passo para aplicar a metodologia Lean Manufacturing é compreender o que é valor para o cliente. Isso envolve identificar as principais características do produto ou serviço que o cliente está disposto a pagar.

3. Criar o fluxo de trabalho

Buscar a eliminação de gargalos e interrupções no fluxo de produção. Isso envolve organizar os processos de forma a permitir um fluxo suave e contínuo, minimizando a espera entre as etapas.

4. Sistema puxado

Produzir apenas o que é necessário, com base na demanda real do cliente. Em vez de produzir em excesso e acumular estoques, a produção é acionada com base nos pedidos do cliente.

5. Buscar a perfeição

Buscar constantemente a melhoria contínua. Isso envolve a implementação de processos de revisão e aprimoramento para eliminar gradualmente todos os tipos de desperdício e ineficiência.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o assunto, aproveite e assista ao webinar: BPM e Lean: Será que dá match?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson