Visão de produto: alinhando expectativas com o Product Box

visão de produto

Um dos desafios no desenvolvimento é criar uma visão de produto única que o descreve e que é compartilhada por todos os envolvidos na sua criação. Cada stakeholder tem as suas próprias opiniões sobre quais problemas esse produto deve resolver, de que forma e para quem.

Reunir todas essas expectativas em uma única visão coerente significa que toda decisão tomada no desenvolvimento do produto, por menor e mais insignificante que possa parecer, será tomada com o direcionamento adequado.

Uma visão de produto bem construída e disseminada entre todos os stakeholders envolvidos na criação do produto ajuda a gerar um resultado mais focado e também reduz o tempo de tomada de decisão, já que muitas decisões se tornam óbvias uma vez que conhecemos aonde queremos chegar.

Existem várias técnicas que podem nos auxiliar na criação dessa visão de produto. Uma delas, descrita por Luke Hohmann no seu livro Innovation Games, é  a Product Box, ou “Caixa do Produto”.

É uma dinâmica a ser executada pela equipe de desenvolvimento do produto (quando essa equipe não é tão grande), podendo envolver não só a equipe técnica mas também integrantes das áreas de marketing, comercial, etc.

Dinâmica

O princípio do funcionamento da dinâmica é o seguinte: imagine que o seu produto estará exposto em uma prateleira no supermercado. Ele deverá disputar a atenção dos clientes que passam pela prateleira, muitas vezes cercado por concorrentes. Assim, a caixa do produto deve chamar a atenção rapidamente dos clientes em potencial, exibindo muito claramente quais são os seus principais atributos e porque devo comprá-lo ao invés do produto ao lado.

O exercício, que a princípio pode parecer uma brincadeira boba, na verdade fará com que a sua equipe reflita e discuta quais são os atributos mais importantes do seu produto, uma vez que para montar uma caixa que chame a atenção na prateleira não podemos enchê-la de texto, e sim usar algumas poucas características principais para atrair o cliente.

Consenso na visão de produto

A discussão em torno de quais atributos realmente são os mais evidentes do produto, e quais chamam mais a atenção do público-alvo contribui bastante para que a equipe chegue a uma visão consensual do que é de fato esse produto, quais são os seus atributos chave e quem são os compradores que vão se interessar pelo produto quando estiverem passando pela prateleira.

Leia também  Produtividade em Blocos - Conheça a Pomodoro Technique

Como recomendação prática, acho que um bom formato para as caixas são as caixinhas de DVD que se compra em qualquer loja de acessórios de informática, ou mesmo em supermercados. Essas caixinhas são baratas para se comprar, são de um tamanho ideal em que é possível desenhar confortavelmente mas também não são grandes o suficiente para encher de texto, e permitem que o desenho da caixa em si seja feito com papel A4 comum, barateando e simplificando a logística da atividade.

Reúna a sua equipe de produto, e tire uma hora da sua semana para essa atividade. Além de divertida, você verá como contribuirá e muito para que toda a sua equipe compartilhe a mesma visão de produto, construída colaborativamente. E você pode se surpreender como essa visão pode ser divergente no começo da brincadeira.

Algumas equipes deixam a caixa do produto gerada na dinâmica exposta na sala de trabalho, para que todos possam consultar os atributos escritos na caixa a qualquer momento. Experimente, divirta-se com a sua equipe e ainda por cima melhore os seus produtos!

Conheça também a metodologia do Design Thinking e torne o desenvolvimento de produtos ainda mais dinâmico e colaborativo.

Guia prático de Design Thinking

2 thoughts on “Visão de produto: alinhando expectativas com o Product Box

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − treze =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company