3 tipos de escritórios de projeto (PMO) e suas atribuições

tipos de escritórios de projeto

Quando se fala em Escritório de Projeto (PMO – Project Management Office) surge a dúvida sobre sua posição na estrutura da organização e qual tipo de projetos esse escritório deveria abranger.

Ao contrário do que alguns pensam, mesmo tendo algumas atribuições comuns, podemos encontrar três tipos de escritórios de projeto bem distintos nas organizações (VARGAS, 2008): Operacional, Departamental (tático) e Estratégico (corporativo).

Tipos de escritórios de projeto

A proposta aqui é facilitar o entendimento, apontando algumas características básicas.

Tipos de escritório de projeto - PMO
Tipos de escritório de projeto – PMO

1) PMO Autônomo (operacional ou programa-projeto)

  • A abrangência é apenas um projeto ou programa.
  • O escritório de projetos separado das operações da empresa.
  • Fornecem metodologias, templates, governança e gerentes de projetos para o projeto ou programa.
  • Responsável pelo sucesso ou fracasso do projeto.
  • A experiência do gerente de projetos, a maturidade da equipe e o poder e influência do patrocinador no gerenciamento de fatores externos ao projeto, são os fatores que geralmente levam estes projetos ao sucesso.

2) PMO Departamental (tático)

  • A abrangência é uma área, departamento, diretoria ou unidade de negócio, ou seja, apenas uma parte da organização.
  • Destinado ao apoio a projetos simultâneos que ocorrem dentro desta parte da organização.
  • Desenvolve e implanta metodologias, prioriza projetos internos à área e gerentes de projeto para o departamento.
  • Não assume as responsabilidades pelo resultado do projeto.

3) PMO Estratégico (também conhecido como PMSO ou corporativo)

  • Papel estratégico.
  • Atua em todos os projetos da organização.
  • Destinado à gestão do portfólio, a sinalização e indicação dos projetos para a alta administração.
  • Quando engloba atividades relacionadas ao conjunto de todos os projetos incluindo priorização pode ser chamado de Enterprise Portfólio Management Office (EPMO).
  • Não assume as responsabilidades pelo resultado do projeto.

Agora que você já conhece os três tipos de escritórios de projeto, entenda a importância de um PMO e assista ao nosso webinar sobre o porquê de todas as empresas precisarem de um escritório de projetos.

empresas precisam de PMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company