Última atualização em 04/09/2024
O mercado está cada dia mais competitivo, o que exige dos profissionais a busca constante por atualizações e especializações através de MBAs, cursos e certificações, para que possam se manter e principalmente crescer na carreira. Entre algumas certificações disponíveis, destaca-se a certificação PMP (Project Management Professional).
Mas como saber se você está apto para buscar essa certificação? Quais são os pré-requisitos? E possuindo as qualificações necessárias para buscar a certificação, por que você deve fazê-la?
O que é a certificação PMP?
O PMP é um programa de certificação profissional extremamente rigoroso realizado pelo PMI (Project Management Institute), que tem se dedicado continuamente desde 1984 a esse projeto, colhendo frutos significativos.
Um deles é o reconhecimento concedido pela ISO-9001 (International Organization for Standardization) em 1999, tornando o PMI a primeira organização do mundo a possuir um programa de certificação reconhecido internacionalmente.
Sendo assim, a certificação PMP do PMI é a certificação de maior respeitabilidade do planeta no que diz respeito a Gerenciamento de Projetos, possuindo hoje mais de 639 mil profissionais certificados no mundo inteiro.
Requisitos para obter a certificação
Existem duas opções para você que busca o gerenciamento de projetos: uma para quem já possui uma graduação de bacharel ou equivalente (formação totalizando quatro anos de estudo) e a outra para quem possui apenas o Ensino Médio.
Para quem tem formação superior, é preciso:
- Curso de Bacharel, ou equivalente (cursos com duração de 4 anos ou mais);
- Experiência mínima de 3 anos em gerenciamento de projetos;
- A partir de 4.500 horas liderando ou na direção de projetos nos últimos 6 anos;
- Ter formação mínima de 35 horas em gerenciamento de projetos; e
- Ser aprovado no teste.
Para quem não possui formação superior:
- Ter o certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio (ficha 19);
- Experiência mínima de 5 anos em gerenciamento de projetos;
- A partir de 7.500 horas liderando ou na direção de projetos nos últimos 8 anos;
- Ter formação mínima de 35 horas em gerenciamento de projetos; e
- Ser aprovado no teste.
Com pré-requisitos nada simples, você pode estar se perguntando neste momento porque motivo tentar a certificação. Mas saiba que as vantagens são muitas!
Por que fazer o PMP?
Tirar o PMP mostra que você tem compromisso: para se tornar gerente de projetos você dedicou muito tempo e energia. Além disso, o exame oferece oportunidades de networking valiosas, já que, ao se certificar você passará a fazer parte de um grande grupo de especialistas que estarão interligados pelas melhores práticas da área no mundo todo, ampliando os seus conhecimentos e oportunidades.
Outro ponto importante é que, para realizar a prova, é necessária comprovação de uma experiência considerável na gerência de projetos, dando um upgrade no seu currículo e te permitindo dar um salto na carreira — as pessoas com a certificação ganham cerca de 15% a mais que o profissional na área sem certificação.
Preparatório para certificação PMP
O PMI é extremamente rigoroso, por isso, mesmo que você possua anos de experiência no gerenciamento de projetos, é altamente recomendado que realize um preparatório intensivo para a certificação. Você também pode assistir ao nosso webinar com dicas para a certificação PMP e baixar o e-book com um roteiro para você estar bem preparado para o teste.
Graduada consultora em ERP pela UDESC e pós-graduada em Engenharia de Software pela PUC/PR. Gerente de Projetos com mais de 25 anos de atuação em empresas de médio e grande porte. Possui certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) e CSM (Certified Scrum Master) pela Scrum Alliance.