Certificação PMP: por que devo fazer?

Certificação-PMP-por-que-devo-fazer

Última atualização em 07/10/2022

O mercado está cada dia mais competitivo, o que exige dos profissionais a busca constante por atualizações e especializações através de MBAs, cursos e certificações, para que possam se manter e principalmente crescer na carreira. Entre algumas certificações disponíveis, destaca-se a certificação PMP (Project Management Professional).

Mas como saber se você está apto para buscar essa certificação? Quais são os pré-requisitos? E possuindo as qualificações necessárias para buscar a certificação, por que você deve fazê-la?

O que é a certificação PMP?

O PMP é um programa de certificação profissional extremamente rigoroso realizado pelo PMI (Project Management Institute), que tem se dedicado continuamente desde 1984 a esse projeto, colhendo frutos significativos.

Um deles é o reconhecimento concedido pela ISO-9001 (International Organization for Standardization) em 1999, tornando o PMI a primeira organização do mundo a possuir um programa de certificação reconhecido internacionalmente.

Sendo assim, a certificação PMP do PMI é a certificação de maior respeitabilidade do planeta no que diz respeito a Gerenciamento de Projetos, possuindo hoje mais de 639 mil profissionais certificados no mundo inteiro.

Requisitos para obter a certificação

Existem duas opções para você que busca o gerenciamento de projetos: uma para quem já possui uma graduação de bacharel ou equivalente (formação totalizando quatro anos de estudo) e a outra para quem possui apenas o Ensino Médio.

Para quem tem formação superior, é preciso:

  • Curso de Bacharel, ou equivalente (cursos com duração de 4 anos ou mais);
  • Experiência mínima de 3 anos em gerenciamento de projetos;
  • A partir de 4.500 horas liderando ou na direção de projetos nos últimos 6 anos;
  • Ter formação mínima de 35 horas em gerenciamento de projetos; e
  • Ser aprovado no teste.

Para quem não possui formação superior:

  • Ter o certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio (ficha 19);
  • Experiência mínima de 5 anos em gerenciamento de projetos;
  • A partir de 7.500 horas liderando ou na direção de projetos nos últimos 8 anos;
  • Ter formação mínima de 35 horas em gerenciamento de projetos; e
  • Ser aprovado no teste.

Com pré-requisitos nada simples, você pode estar se perguntando neste momento porque motivo tentar a certificação. Mas saiba que as vantagens são muitas!

Por que fazer o PMP?

Tirar o PMP mostra que você tem compromisso: para se tornar gerente de projetos você dedicou muito tempo e energia. Além disso, o exame oferece oportunidades de networking valiosas, já que, ao se certificar você passará a fazer parte de um grande grupo de especialistas que estarão interligados pelas melhores práticas da área no mundo todo, ampliando os seus conhecimentos e oportunidades.

Outro ponto importante é que, para realizar a prova, é necessária comprovação de uma experiência considerável na gerência de projetos, dando um upgrade no seu currículo e te permitindo dar um salto na carreira — as pessoas com a certificação ganham cerca de 15% a mais que o profissional na área sem certificação.

Preparatório para certificação PMP

O PMI é extremamente rigoroso, por isso, mesmo que você possua anos de experiência no gerenciamento de projetos, é altamente recomendado que realize um preparatório intensivo para a certificação. Você também pode assistir ao nosso webinar com dicas para a certificação PMP e baixar o e-book com um roteiro para você estar bem preparado para o teste.

CTA-Dicas-para-Certificação-PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson