Comportamento organizacional: o que é e qual sua importância?

Comportamento Organizacional

Diante de um mercado cada vez mais dinâmico e complexo, boa parte das empresas já percebeu a importância de uma cultura organizacional clara e transparente, que reflita verdadeiramente os valores e a missão daquela organização.

A cultura organizacional é responsável pela criação de uma identidade corporativa, ou seja, por características, crenças e ações que definem o negócio, criando diferenciais e até mesmo tornando a empresa uma referência no setor.

Porém, é essencial alinhar a cultura e o comportamento organizacionais, para que seja possível construir ambientes de trabalho produtivos, atrair e reter talentos, propiciar o desenvolvimento profissional dos colaboradores, oferecer oportunidades de crescimento e formar equipes de alta performance.

Em outras palavras, para assegurar o sucesso, é fundamental adotar uma gestão com foco em resultados e pessoas com base no capital humano. Entenda melhor o que é comportamento organizacional e a importância de seu estudo.

O que é comportamento organizacional?

Comportamento organizacional pode ser compreendido como o estudo de três fatores determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura. Essa análise busca encontrar soluções para estabelecer um clima organizacional harmônico, capaz de garantir o engajamento e a motivação dos colaboradores.

Entender o que é comportamento organizacional é fundamental para a avaliação do ambiente e para a adoção de práticas efetivas de gestão de pessoas. Além disso, ajuda nortear a atuação dos gestores e líderes a fim de criar condições favoráveis para um melhor desempenho individual e coletivo.

Em linhas gerais, o estudo do comportamento organizacional está baseado em dois níveis:

  1. Nível individual: analisa o perfil, expectativas, motivações, ambições, habilidades e competências de cada colaborador;
  2. Nível de grupo: analisa a constituição das equipes, o papel de cada membro, a comunicação e a interação internas, além da influência do líder nesse conjunto.

Por meio do estudo do comportamento organizacional é possível perceber as potencialidades e fraquezas dos profissionais e, consequentemente, elaborar um plano de desenvolvimento individual.

Esse planejamento tem a intenção de tornar os times mais fortes e competentes — desde que haja a ajuda da complementariedade e da valorização dos talentos.

Qual é a importância do estudo do comportamento organizacional?

Os resultados do estudo do comportamento organizacional permitem uma visão mais abrangente sobre o capital humano disponível e auxiliam na gestão de pessoas, considerando vários aspectos.

Leia também  Bases do comportamento humano nas organizações

Alguns exemplos dessas variáveis são: diversidade, maturidade, senso de coletividade, qualidade dos relacionamentos interpessoais, nível de integração entre equipes, departamentalização em excesso e conflitos internos.

Cabe aos líderes a incansável busca por esse alinhamento. Para tanto, é interessante usar algumas ferramentas específicas, como programas de coaching e de team building, avaliações de perfis comportamentais e mapeamento de competências.

Nesse processo, é preciso que a empresa crie uma estratégia para compartilhar e reforçar a cultura organizacional, de modo que todos possam compreender e colaborar, além de assumir uma postura adequada, responsável e participativa.

A Fundação Instituto de Administração (FIA) elencou alguns tópicos importantes do comportamento organizacional:

  • Auxilia em vários aspectos da gestão de pessoas na organização
  • Ajuda na compreensão de todas as complexidades comuns às relações interpessoais
  • Torna o gestor mais bem preparado para lidar com as individualidades e seus reflexos no grupo
  • Permite a ele analisar a dinâmica de relacionamentos em grupos de diferentes tamanhos
  • Atua em favor do desenvolvimento da inteligência emocional em escala individual e coletiva
  • Possibilita melhor compreender e gerenciar as relações intergrupais entre diferentes departamentos de uma mesma empresa
  • Torna a comunicação facilitada, independentemente do nível de hierarquia envolvido
  • Permite uma visão mais abrangente sobre o capital humano disponível
  • Possibilita trabalhar a resiliência do grupo de modo a se adaptar às mais variadas situações no cotidiano corporativo.

Quais são os motivos para reforçar a cultura organizacional?

Problemas relacionados ao comportamento organizacional podem impactar diretamente no clima, prejudicando a produtividade e a criatividade das equipes. E reforçar a cultura organizacional é uma das iniciativas necessárias para minimizar esse tipo de transtorno. Conheça alguns motivos para dar mais atenção a esse tema:

Aumento da inovação e da criatividade da equipe

Para criar um ambiente que fomente produtividade, criatividade e inovação, é preciso garantir um comportamento organizacional alinhado à cultura.

cultura de inovação

Crescimento do engajamento e dos bons resultados

As políticas, práticas, regras, normas e processos definidos pela empresa devem estar baseados no estudo do comportamento e na cultura organizacionais.

Leia também  Gestão de Projetos e o Desenvolvimento Organizacional

Essas condições, quando claras para os colaboradores, favorecem as taxas de motivação, satisfação profissional e engajamento, permitem maior participação — e melhores resultados para o negócio.

Criação de uma orientação e senso de pertencimento

A cultura organizacional fundamenta os macro-objetivos da empresa — os quais são desdobrados em metas coletivas e individuais que envolvem todos os colaboradores.

Dessa forma, é possível conduzir as equipes para uma mesma direção, além de estabelecer o senso de pertencimento.

Preservação da imagem e da reputação da empresa

Comportamentos incompatíveis podem afetar negativamente a imagem e a reputação da empresa, perante o mercado e aos clientes. Por isso, é essencial garantir que a cultura organizacional esteja sempre presente e visível no cotidiano de todos os setores.


Gostou de saber o que é comportamento organizacional e a importância de seu estudo? Tem alguma outra dúvida sobre o assunto? Então deixe suas opiniões e questões em nosso campo de comentários!

Aproveite para ler os demais artigos da série:

Líderes destruidores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 20 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company