Última atualização em 24/07/2023
No mundo dinâmico dos negócios, entender o comportamento organizacional é fundamental para o sucesso e crescimento sustentável de qualquer empresa.
Ao compreender como os indivíduos se comportam dentro de uma organização e como isso afeta o desempenho coletivo é possível otimizar a produtividade, promover a satisfação dos funcionários e alcançar os objetivos estratégicos!
Quer saber mais sobre comportamento organizacional, qual sua importância e qual impacto ele tem nos resultados de um negócio? Então, siga a leitura!
O que é comportamento organizacional?
O comportamento organizacional envolve o estudo dos três fatores-chave que influenciam o funcionamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura.
- Indivíduos: diz respeito a como as características individuais afetam o comportamento e o desempenho do colaborador;
- Grupos: O fator grupal, por sua vez, é como as características das equipes, dos processos de comunicação e tomada de decisão impactam o comportamento e desempenho;
- Estrutura: O fator estrutural diz respeito à relação entre os indivíduos e o sistema organizacional, sua cultura, hierarquia, e como isso afeta os indivíduos e os resultados da empresa.
Essa análise busca encontrar soluções para estabelecer um clima organizacional harmônico, capaz de garantir o engajamento e a motivação dos colaboradores.
É importante lembrar que trabalhar o comportamento organizacional não consiste apenas em montar um diagnóstico.
Além de compreender o comportamento dos indivíduos, é preciso ter claro quais as atitudes que a organização espera e, a partir disso, encontrar pontos de melhoria, comparando os valores esperados pela organização e os praticados pelos indivíduos.
O estudo do comportamento organizacional passa por dois fatores diferentes. Confira no tópico a seguir:
Comportamento individual x Comportamento grupal
Comportamento individual
O estudo do comportamento individual busca entender os objetivos, interesses, competências, valores, motivações, percepções, atitudes e o nível de rendimento de um colaborador.
Além disso, também ajuda a compreender a forma como o colaborador se adequa à cultura da empresa e às regras, de modo a identificar pontos que afetam a produtividade e a qualidade no trabalho.
Comportamento grupal
Aqui, o foco do estudo está nas relações interpessoais e em como os colaboradores se comportam em conjunto. Fatores como comunicação, tomada de decisão coletiva e convivência fazem parte dessa análise.
Mas não é só isso. O estudo do comportamento grupal também busca entender a forma como as equipes trabalham para atingir os objetivos da empresa, como reagem às regras e como as divergências e conflitos são resolvidos.
Agora que você entendeu a definição de comportamento organizacional, veja qual a importância dele para o sucesso de uma empresa:
Qual a importância do comportamento organizacional?
Problemas relacionados ao comportamento organizacional podem impactar diretamente no clima, o que prejudica a produtividade e a criatividade das equipes. Reforçar a cultura organizacional é uma das iniciativas necessárias para minimizar esse tipo de situação.
Conheça alguns motivos para dar mais atenção a esse tema:
Aumento da inovação e da criatividade da equipe
Para criar um ambiente que fomente produtividade, criatividade e inovação, é preciso garantir um comportamento organizacional alinhado à cultura.
Crescimento do engajamento e dos bons resultados
As práticas saudáveis ao ambiente de trabalho, regras, normas e processos definidos pela empresa devem estar baseados no estudo do comportamento e da cultura organizacionais.
Essas condições, quando claras para os colaboradores, favorecem as taxas de sucesso, motivação, satisfação profissional e engajamento, e permitem maior participação — e melhores resultados para o negócio.
Orientação e senso de pertencimento
A cultura organizacional fundamenta os macro-objetivos da empresa que, por sua vez, são desdobrados em metas coletivas e individuais que envolvem todos os colaboradores.
Dessa forma, é possível conduzir as equipes para uma mesma direção, além de estabelecer o senso de pertencimento.
Preservação da imagem e da reputação da empresa
Comportamentos incompatíveis podem afetar negativamente a imagem e a reputação da empresa perante o mercado e os clientes. Por isso, é essencial garantir que a cultura organizacional esteja sempre presente e visível no cotidiano de todos os setores.
Agora que você entendeu a importância de avaliar o comportamento organizacional, precisamos entender quais são os tipos mais comuns encontrados nas empresas. Vamos ver?
Tipos de comportamento organizacional
Ético
Um comportamento organizacional voltado à ética foca nas normas de conduta aplicadas durante o exercício profissional, e está diretamente ligado aos valores da empresa.
Esse comportamento pauta-se na transparência, na honestidade, no respeito às regras e no respeito às pessoas.
Responsabilidade
O comportamento voltado à responsabilidade foca em cumprir com suas obrigações e demandas no trabalho, mas não apenas isso. Ele também diz respeito à postura e atitudes do colaborador no ambiente de trabalho e a como isso impacta o coletivo.
Controle gerencial
Esse tipo de comportamento diz respeito às relações de administração que a empresa aplica para controlar as atividades e o desempenho geral.
Há diversas formas de controle gerencial, desde os mais informais e baseados em confiança, até os mais rígidos e que cobram apenas resultados. Cada uma dessas formas causa impactos diferentes nas ações dos indivíduos.
Competitividade
Algumas empresas possuem um clima que incentiva, direta ou indiretamente, a competitividade entre os colaboradores.
É importante destacar que um certo nível de competitividade saudável pode até ser benéfico. Mas quando ele se torna intenso, os interesses individuais podem se sobrepor aos coletivos e ao trabalho em equipe, gerando conflitos, disputas frequentes e, muitas vezes, quebra da conduta profissional adequada.
Autocrático
Esse comportamento se manifesta quando há lideranças que não abrem espaço para a participação dos subordinados de forma mais ativa nas ideias e decisões.
Ele está muito associado à liderança ditatorial, na qual fica muito clara a relação de liderança e subordinação.
Perseguição
Esse tipo de comportamento é bastante negativo e diz respeito às diversas formas de perseguição que podem ocorrer no ambiente corporativo, como assédio moral ou sexual, constrangimento ao colaborador, liderança abusiva etc.
Esse comportamento pode prejudicar muito o indivíduo e todo o grupo, que fica refém de um clima muito ruim.
Diversos tipos de comportamento podem estar presentes na sua organização. Por isso é importante fazer uma análise ampla do comportamento organizacional.
Analisando o comportamento organizacional
A análise do comportamento organizacional pode levar em conta:
- Indicadores de desempenho individual e das equipes, que demonstrem níveis de atendimento aos prazos, entrega de tarefas, participação e engajamento;
- Envolvimento ativo dos colaboradores com os projetos realizados;
- Iniciativa pessoal, proatividade, criatividade e inovação;
- Pesquisa de clima;
- Níveis de comprometimento e responsabilidade;
- Capacidade de lidar com mudanças e cenários adversos;
- Visão sistêmica;
- Relacionamento interpessoal;
- Respeito ao código de ética;
- Índice de rotatividade e suas causas;
- Testes psicológicos;
- Entre outros.
Também há ferramentas que podem ajudar nessa missão. Mesmo planilhas podem ser úteis, mas também há softwares capazes de fazer mapeamentos de comportamento.
Lembre-se de que garantir uma boa experiência para o colaborador é fundamental para aumentar a produtividade e melhorar a imagem da sua empresa como empregadora.
Como a gestão da experiência 360º pode ajudar no comportamento organizacional?
Entretanto, não basta apenas pensar na experiência dos colaboradores. É fundamental garantir que todos saiam satisfeitos depois de se relacionar com a sua organização, sejam clientes, fornecedores, parceiros ou qualquer outro envolvido. Daí a importância de investir na gestão da experiência 360º.
Garantir uma boa experiência em todos os 360 graus é um bom caminho para manter negócios, acordos, parceiros, e se tornar uma referência no mercado!
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Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.