9 atitudes que todo líder eficaz deve tomar

líder eficaz

O mundo corporativo reconhece que uma gestão eficiente é essencial para o crescimento e sucesso dos negócios, e que essa gestão deve incluir fatores importantes, que vão além do tradicional modelo de chefia já conhecido e ultrapassado. Nesse contexto, um líder eficaz ganha importância estratégica dentro de muitas empresas, pois esse profissional é, de fato, o principal responsável pelos bons resultados corporativos.

Afinal, eles lideram suas equipes por meio de práticas relacionadas a gestão de pessoas, com maior proximidade, integração e colaboração. Assim, os líderes precisam ter um comportamento diferenciado, capaz de gerar confiança, além de incentivar, motivar e inspirar os demais.

9 atitudes que todo líder eficaz deve tomar

1. Adotar uma atitude positiva

Todo líder precisa adotar uma atitude positiva, demonstrando constantemente otimismo, entusiasmo, dedicação, perseverança, gentileza e empatia. Esse conjunto de comportamentos favorece muito o ambiente de trabalho, transmite segurança e colabora para o aumento da produtividade das equipes.

2. Comunicar com clareza

Uma gestão assertiva depende de uma comunicação clara. Por isso, um líder eficaz deve ser um bom comunicador. É essencial compartilhar informações, indicar metas, esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e prioridades, orientar e direcionar os esforços de acordo com as estratégias da empresa.

3. Respeitar as diferenças e valorizar as competências

Cabe ao líder conhecer seus colaboradores, respeitar as diferenças e também valorizar as competências e os talentos. Assim, é possível criar uma equipe forte e competente por meio da complementariedade de perfis, conhecimentos e habilidades.

4. Investir no desenvolvimento da equipe

O crescimento e a qualificação das equipes devem estar entre as prioridades de um líder eficaz. Elaborar um plano de desenvolvimento individual, a fim de reforçar as potencialidades e aprimorar posturas necessárias de cada colaborador, é a base para a construção de times de alta performance.

Além disso, o líder deve incentivar outras formas de aprendizado com medidas simples, como compartilhar matérias e artigos relevantes ao negócio, disponibilizar palestras online e organizar grupos de estudo.

5. Liderar pelo exemplo

Dar o exemplo é a melhor maneira de liderar uma equipe. Por isso, o líder deve ser justo, imparcial, dedicado e engajado aos objetivos da empresa, além de seguir as regras e políticas corporativas, demonstrando ética e seriedade. Dessa forma, conquista respeito e credibilidade, encorajando seus liderados a adotarem uma postura semelhante.

Leia também  Dicas MS Project 2010 #11 - Utilização de linha de base no Project

6. Dê feedback como um líder eficaz

O feedback é uma excelente ferramenta para gestão de pessoas e deve ser utilizado em todos os níveis hierárquicos de todas as corporações. Por meio de conversas estruturadas e transparentes, o líder reconhece o esforço e a competência de seus colaboradores, mas também orienta, corrige comportamentos inadequados e rendimentos abaixo do esperado.

7. Incentivar o pensamento criativo

A criatividade é uma das principais qualidades de equipes de alta performance. O líder eficaz incentiva a busca por novas oportunidades e alternativas, criando espaço para a participação dos colaboradores e para a troca de ideias, sugestões e opiniões. Com a colaboração e a integração, é possível estabelecer uma cultura organizacional com foco em inovação.

8. Delegar responsabilidade e autoridade

Delegar responsabilidades e autoridade também deve fazer parte do cotidiano dos líderes, sempre utilizando a meritocracia e reconhecendo o talento e o potencial dos colaboradores.

9. Buscar o próprio aprimoramento profissional

Um líder eficaz busca sempre o próprio aprimoramento profissional, e esse processo contempla aspectos técnicos, relacionados à sua área de atuação, bem como as competências comportamentais — que também são tão exigidas em cargos de liderança. Inteligência emocional, poder de execução e argumentação são alguns aspetos que precisam ser bem desenvolvidos, pois favorecem uma gestão mais próxima e com melhores resultados para as equipes e também para as empresas.

Agora que você já conhece as principais características de um líder eficaz, veja como um líder pode facilitar ou acabar com a inovação de uma empresa.

Líderes destruidores

Charles Prada

Sócio consultor da Euax, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company