Entenda o que é a Gestão de Performance com Indicadores-chave (KPIs)

Entenda-o-que-é-a-Gestão-de-Performance-com-Indicadores-chave-(KPIs)

O sonho de toda empresa é ter uma gestão de performance em alta, mas para isso é preciso estabelecer alguns KPIs (indicadores-chave de desempenho) e focar em desenvolvê-los.

Quer saber mais?

Acompanhe nosso texto:

O que é gestão de performance com indicadores?

A gestão de performance com indicadores é um método de gestão que considera o estabelecimento de indicadores para medir o desempenho da empresa na consecução de seus objetivos estratégicos.

É como quando você determina um destino de viagem: escolhe uma estrada e, ao longo do percurso, avalia se essa estrada é a mais indicada ou se você pode tomar atalhos para chegar mais rápido, com mais qualidade e com menos recursos.

Ao avaliar constantemente suas ações por meio desses indicadores, você tem a capacidade de obter melhores resultados ao longo do tempo, corrigir possíveis falhas e com isso chegar ao seu objetivo com mais rapidez.

Gestão de performance

Mas afinal, como implementar a gestão de performance?

Como implementar a Gestão de Performance com indicadores?

Mudar o pensamento dos colaboradores para o novo modelo de gestão não é um processo que acontece do dia para a noite. É algo lento e que deve ter o apoio incondicional da alta gestão para que passe a fazer parte da cultura organizacional.

Para tanto, existem alguns passos que devem ser dados:

  1. Defina seus objetivos: pergunte-se onde sua empresa vai estar daqui a 5 ou 10 anos e armazene essa informação. Esses são os objetivos-macro que darão origem aos indicadores.
  2. Defina seus indicadores: como você vai medir o desempenho da empresa em atingir esses objetivos? Os indicadores devem medir se esses objetivos estão sendo alcançados.
  3. Crie uma história: como esses indicadores serão mensurados e interpretados? Para responder isso você deve montar uma história e registrá-la para que fique claro.
  4. Alcance: onde buscar o conhecimento necessário para atingir seus objetivos? Existem outras metas que podem ser integradas para melhorar sua análise?
  5. Distribua responsabilidades: esse é o momento de dividir as responsabilidades sobre quem deve responder por cada indicador.
  6. Comunique: compartilhe essa visão de foco em resultados e engaje as pessoas nessa missão.
  7. Mensure: acompanhe os indicadores e saiba o que eles representam para sua empresa.
  8. Adapte: corrija os desvios, aprimore sua estratégia e alcance melhores resultados.
Leia também  5 motivos que mostram que trabalhar em Home Office é mais produtivo

Para entender melhor esse passo a passo, ensinamos no webinar Gestão de KPIS como montar na prática um sistema de performance de indicadores. Confira:

CTA-Gestão-de-KPIs-aprenda-a-montar-um-sistema-de-performance-de-indicadores

Quais tipos de indicadores você deve acompanhar

Cada empresa tem seus próprios indicadores de desempenho, segundo seus objetivos estratégicos. Entretanto, de maneira geral, podemos agrupá-los em 4 grandes áreas:

Indicadores estratégicos

São aqueles atrelados à conquista da sua visão de negócio. Eles auxiliam na tomada de decisão e permitem avaliar sua performance ao longo de todo o percurso, como aumento do market share, liderança de mercado etc.

Indicadores de qualidade

Estão diretamente ligados à satisfação do cliente e à qualidade de produtos e serviços. Ajudam a promover uma melhor experiência de compra para seus consumidores e a identificar oportunidades de aprimoramento nos seus produtos e serviços.

Indicadores de capacidade

Também estão ligados à qualidade dos produtos e serviços, mas avaliam a eficiência e eficácia dos seus processos internos. Com processos mais ágeis e eficazes, você pode atender (e, quem sabe, até superar) as expectativas dos seus clientes, aumentando a satisfação.

Indicadores de produtividade

Estão atrelados à sua capacidade de produzir mais com menos. Quanto menos recursos consumidos em todos os processos, mais eficiente sua empresa se torna, aumentando assim sua lucratividade.

Você já utiliza a gestão de performance com indicadores-chave na sua empresa? Gostaria de se aprofundar mais no assunto? Então confira nosso webinar para começar a gerenciar um time de alta performance:

CTA-Como-construir-um-Time-de-Alta-Performance

Email Marketing by E-goi

Deixe uma resposta

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company