Afinal, o que é Project Management?

project management

O que é Project Management?

O Project Management é definido pela integração de todos os processos de um projeto, desde sua inicialização até sua conclusão, por meio de conhecimento, habilidades e ferramentas aplicadas para atender às demandas.

Portanto, se um projeto é considerado um conjunto de processos e subprocessos, a padronização e otimização dessas etapas torna-se um dos alvos majoritários do gerenciamento.

Essa estratégia também surgiu a partir da necessidade de alinhar os objetivos, tempos de execução e métodos de trabalho de stakeholders, clientes e patrocinadores.

Mas quais são as vantagens de implementar técnicas de Project Management? Confira!

Vantagens de implementar técnicas de Project Management

Tomada de decisões eficiente

Em um projeto sem gerenciamento, definição de objetivos, alinhamento entre o escopo e o método de trabalho, fica impossível tomar decisões que tragam benefícios reais financeiros e gerenciais. Cabe ao gerente de projetos definir as funções e, junto à equipe, buscar a solução mais adequada aos objetivos e tarefas pré-alinhadas.

Com a padronização de atividades e da forma de abordar os problemas encontrados, fica mais fácil delegar funções, trabalhar em equipe na resolução de conflitos e evoluir coletivamente, o que tem um impacto significativo no resultado final do projeto.

Gestão de riscos

Fazendo um bom gerenciamento de projetos, a equipe é capaz de entender quais são os riscos e oportunidades de sua execução previamente. Isso pode ajudar a canalizar as oportunidades e se prevenir. O conhecimento das potencialidades do projeto é um ponto fundamental do seu planejamento estratégico.

O monitoramento contínuo das tarefas e funções executadas, bem como o acompanhamento da qualidade de processos por meio de indicadores, torna o projeto mais seguro e permite que o gerente modifique algum processo, caso seja necessário, para evitar um problema.

Eficiência no uso de recursos

Um bom projeto deve trazer benefício para o negócio. Essa é a primeira exigência de qualquer patrocinador ou cliente. Mas, para isso, é preciso que a equipe de projeto esteja apta a desenvolvê-lo com o mínimo de recursos necessários. E isso só é possível com um bom gerenciamento de recursos.

É extremamente complicado fazer o uso dos recursos, financeiros e humanos, da melhor forma possível e sem utilizar ferramentas de gestão, seja uma planilha ou software. Essas ferramentas te ajudam a se certificar de estar alocando os recursos da melhor forma possível.

Leia também  Sponsor do projeto #2: o que faz um patrocinador de projeto?

Comunicação interpessoal

O que comunicação tem a ver com o Project Management? Tudo! A base de qualquer projeto é o trabalho em equipe.

Um time que não consegue conectar seus membros, relacionar seus trabalhos e agrupar suas ideias não terá sucesso. Por isso, a gestão de pessoas torna-se um ponto tão importante do gerenciamento de projetos. Com ela, cria-se um método de resolução de conflitos.

Liderança

Ter uma liderança é fundamental, pois um projeto sem líder está fadado à estagnação.

Um bom líder faz o gerenciamento de recursos, processos e pessoas em conjunto com toda a equipe, ou seja, delegando funções, estimulando a cooperação e buscando resolver problemas com o fomento às novas ideias.

Gostou de saber o que é Project Management? Deixe seu comentário!

Aperfeiçoe-se ainda mais assistindo aos nossos webinars gratuitos sobre gestão de projetos.

Assista aos webinars

 

Vinicius Nóbile de Almeida

Sócio diretor da Euax, formado em Processamento de Dados e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência em processos. É certificado PMP, CBPP e Cobit Foundation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − oito =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company