Qual é a certificação em gerenciamento de projetos certa para você?

Qual-é-a-certificação-em-gerenciamento-de-projetos-certa-para-você

Última atualização em 24/07/2023

Obter uma certificação em gerenciamento de projetos é algo que pode, definitivamente, ajudar a alavancar a carreira na área. Isso acontece pois é devido a ela que se comprova que o profissional possui as habilidades e competências necessárias para se tornar um gerente de projetos.

Porém, vale ressaltar que existem diversos tipos de certificações, sendo cada uma mais adequada para um diferente tipo de profissional. Como o PMI é o instituto que possui maior destaque nessa área, vamos focar esse artigo nas certificações que ele oferece. Quer saber qual delas é a mais adequada para você? Então continue lendo.

A certificação em gerenciamento de projetos certa para você

Certified Associate in Project Management (CAPM)

Essa certificação é ideal para profissionais que possuem pouca experiência na área. Ela atesta os conhecimentos a respeito dos processos essenciais que um projeto deve conter, de acordo com o PMBOK.

Requisitos necessários

  • Ensino médio completo;
  • 1.500 horas de experiência em projetos; ou
  • 23 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Vantagens

Ela representa o ponto de partida para profissionais que buscam se certificar em gerenciamento de projetos e obter uma qualificação maior, além de ser uma boa opção para gerentes ou membros da equipe de projetos que estão no início da carreira.

Project Management Professional (PMP)

Essa é a certificação em gerenciamento de projetos mais conhecida. Ela é considerada pré-requisito para os profissionais que desejam se tornar gerentes de projetos reconhecidos. A diferença da CAPM para a PMP é que esta atesta conhecimentos necessários para gerenciar projetos de maior porte.

Requisitos necessários

  • 35 horas mínimas comprovadas em formação de gerenciamento de projetos;
  • Para quem tem ensino médio: 7.500 horas comprovadas com trabalho em liderança de projetos;
  • Para graduados: 4.500 horas de trabalho comprovadas;
  • Manter a certificação atualizada, obtendo no mínimo 60 PDUs a cada 3 anos — cada PDU é equivalente a 1 hora de treinamento realizado na área, por exemplo. É essa unidade que comprova que a atuação na área é contínua.

Vantagens

A obtenção desse certificado é um passo para quem tem o objetivo de se tornar um gerente de projetos. Além disso, ela é um grande diferencial para os profissionais que desejam se destacar no mercado.

PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)

Ultimamente essa certificação tem tido uma procura muito grande. Ela é voltada para os profissionais que possuem conhecimentos práticos de métodos ágeis em gerenciamentos de projetos. Muitos já possuem a certificação PMP e têm o objetivo de se qualificar ainda mais, obtendo um diferencial ainda maior.

Sua necessidade se dá pelo fato de existirem projetos com características diversificadas, que às vezes requerem conclusões mais rápidas e modelos menos burocráticos. Dessa forma, o profissional pode aplicar diversos modelos, de acordo com as necessidades da empresa e o tipo de projeto que será realizado.

Requisitos necessários

  • 21 horas de treinamento na área;
  • 2.000 horas comprovadas em trabalhos com projetos — para os que já são PMP, esse critério não é obrigatório;
  • 1.500 horas comprovadas de experiência com a aplicação de métodos ágeis em projetos.

Vantagens

Aliada à certificação de PMP, essa certificação oferece um diferencial ainda maior para os profissionais da área.

Também existem duas outras certificações, mais especializadas, que costumam ter certa procura depois que se obtém a de PMP, são elas:

  1. Risk Manager Professional (PMI-RMP): que é voltada para a área de riscos em projetos;
  2. Scheduling Professional (PMI-SP): relacionada à criação e gerenciamento de cronograma.

PMI Professional in Business Analysis (PMI-PBA)

Essa certificação em projetos comprova que o profissional tem a capacidade de realizar análises de negócios em projetos e programas — falaremos sobre eles mais abaixo.

Requisitos necessários

  • 25 horas comprovadas de formação na área de análise de negócios;
  • 2.000 horas, no mínimo, de experiência atuando em projetos;
  • 3 anos de experiência atuando na área de análise de negócios — para profissionais já graduados;
  • 5 anos de experiência atuando em análise de negócios — para profissionais que possuem apenas o ensino médio completo.

Vantagens

Torna o profissional capaz de avaliar e compreender o  modelo de negócio da empresa, identificando as mudanças e melhorias necessárias, que podem ser realizadas por meio dos projetos.

Program Management Professional (PgMP)

Programa é um grupo de projetos relacionados, que possuem características semelhantes — ou dependem dos mesmos recursos para serem executados — e por isso são coordenados simultaneamente. Esse agrupamento ajuda a centralizar sua gestão, facilitando a operacionalização e proporcionando uma visão geral dos objetivos em comum.

Essa certificação é voltada para profissionais bem mais experientes na área de projetos e é como uma especialização.

Requisitos necessários

  • 8 anos de experiência profissional comprovada na área de negócios;
  • 6.000 horas de experiência comprovada em gerenciamento de projetos;
  • 6.000 horas comprovadas em gerenciamento de programas de projetos — para profissionais graduados;
  • 10.500 horas comprovadas em gerenciamento em gerenciamento de programas de projetos — para profissionais que possuem apenas o ensino médio completo.

​Vantagens

Existem poucos profissionais com esse tipo de certificação no mundo, o que faz com que o diferencial proporcionado por ela seja ainda maior.

Portfolio Management Professional (PfMP)

Um portfólio de projetos, por definição, conjunto de programas ou projetos agrupados de acordo com a estratégia da empresa. Mesmo que eles não possuam características semelhantes e não compartilhem os mesmos recursos, eles são centralizados de acordo com a relevância que possuem estrategicamente.

Assim como no caso da certificação voltada para o gerenciamento de programa de projetos, ela é voltada para profissionais bem mais experientes na área de projetos.

Requisitos necessários

  • 8 anos de experiência profissional comprovada na área de negócios;
  • 6.000 horas comprovadas em gerenciamento de portfólio de projetos — para profissionais graduados;
  • 10.500 horas comprovadas em gerenciamento em gerenciamento de portfólio de projetos — para profissionais que possuem apenas o ensino médio completo.

​Vantagens

Existem poucos profissionais com esse tipo de certificação no mundo.

Como se pode ver, existe uma grande diversidade e a escolha com relação à certificação em gerenciamento de projetos mais adequadas depende mais do seu perfil e experiências profissionais, do que pela preferência. Porém, à medida que se capacita, é possível obter novas certificações — dependendo do objetivo que se deseja conquistar.

CTA-Dicas-para-Certificação-PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson