Certificação CBPP: Aprenda como se preparar para ser um profissional CBPP

Certificação-CBPP-Aprenda-como-se-preparar-para-ser-um-profissional-CBPP

Última atualização em 10/10/2022

As certificações profissionais estão cada vez mais valorizadas em distintos setores do mercado, sobretudo naqueles ligados às áreas de tecnologia da informação e gestão de projetos. Por isso, quando o assunto é BPM, um profissional com certificação CBPP é extremamente cobiçado pelas empresas e respeitado pela comunidade internacional.

Para que você tenha uma ideia, de acordo com a Pesquisa Nacional em Gerenciamento de Processos de Negócio no Brasil, 77% das instituições consultadas avaliaram que a certificação CBPP é um diferencial importante na hora de contratar profissionais para as suas equipes.

Quer saber tudo sobre essa certificação e garantir o progresso de sua carreira? Veja como preparar-se para ser um profissional CBPP!

  1. O que é certificação CBPP
  2. A quem se destina a certificação CBPP
  3. De que forma ela é obtida
  4. Como a certificação é vista no Brasil
  5. A certificação CBPP é vitalícia?
  6. Principais vantagens
  7. Como se preparar

O que é certificação CBPP?

O CBPP (Certified Business Process Professional) é a principal certificação em BPM no mundo todo. Ela tem como objetivo atestar as competências, os conhecimentos, a experiência e a prática em gerenciamento de processos de negócio e certifica unicamente profissionais que trabalham com processos — organizações empresariais não podem obter o certificado.

O órgão responsável pela emissão é a ABPMP Internacional, entidade sem fins lucrativos que realiza um programa de testes reconhecido mundialmente. Seu objetivo principal é promover a disciplina e elevar os padrões dos profissionais de BPM.

No teste para a certificação é verificada a capacidade do candidato de articular os princípios e as práticas contidas no chamado BPM CBOK da ABPMP. Esse livro é um guia para o gerenciamento de processos de negócio e contempla uma gama de conhecimentos promovida e compilada por diversos especialistas da associação.

Apesar de o guia ser essencial, o exame de certificação CBPP avalia também a prática profissional e o acúmulo de experiência no setor para aprovar o candidato.

A quem se destina a certificação CBPP?

A certificação CBPP é destinada a todos os profissionais que trabalham diretamente com o gerenciamento de processos de negócio, independentemente do cargo ocupado.

Assim, se você possui experiência com o controle, a melhoria, a análise, a modelagem, a automação e a transformação dos processos, essa certificação será de grande importância na hora de comprovar sua expertise em qualquer lugar do mundo.

De que forma a certificação CBPP é obtida?

Para obter a certificação, o candidato é analisado por uma comissão da ABPMP que define se ele é elegível ou não para prosseguir para as outras etapas do processo. Nesse ponto, alguns pré-requisitos são exigidos.

O profissional deve ter experiência de, no mínimo, quatro anos em melhorias ou transformação de BPM. Todas as suas qualificações devem estar devidamente comprovadas e documentadas. Caso o aspirante possua graduação, a experiência exigida cai para três anos e meio.

No Brasil, ao ser considerado apto para o exame, o candidato pode realizar um curso com duração de três dias no chamado “Boot Camp”. Ele ocorre anualmente nas principais cidades brasileiras e funciona como um nivelamento do conhecimento. O calendário pode ser consultado no site da ABPMP Brasil.

Após o curso, o candidato realiza uma prova com duração de três horas e composta por 135 questões, todas elas em português. O nível de exigência da avaliação é bastante alto e, para conseguir a proficiência, deve-se atingir um mínimo de 70% de acertos.

O teste é feito no computador e o resultado é imediato.

Como a certificação CBPP é vista no Brasil?

A certificação CBPP é muito valorizada pelas instituições brasileiras e uma das que mais cresce em termos de BPM — graças à iniciativa da ABPMP, que criou uma página na web inteiramente dedicada ao Brasil.

Nela, é possível obter informações e novidades em português sobre o setor de gestão de processos, bem como se associar à entidade. Além disso, como a associação é muito respeitada, sua certificação é considerada como um grande diferencial profissional.

A certificação CBPP é vitalícia?

Como a ABPMP preza pela atualização e a melhoria constante no campo da BPM, a certificação ofertada por ela deve ser renovada a cada três anos. Isso garante que o profissional certificado esteja alinhado às principais tendências e transformações no setor.

Além disso, com a atualização da certificação, comprova-se que o candidato continua trabalhando na prática de gerenciamento de processos. No entanto, caso o profissional CBPP comprove ter realizado treinamentos periódicos ao longo dos três anos — e que totalizem 60 horas —, não será exigido que ele se submeta novamente ao teste.

Quais as principais vantagens em ser um profissional CBPP?

A principal vantagem da certificação CBPP é que ela concede ao profissional uma distinção de alto nível internacional — ela atesta que ele possui os conhecimentos e que domina as práticas mais avançadas em BPM em todo o mundo.

Esse nível de excelência comprovado é muito importante para buscar promoções na empresa e representa um grande diferencial em seleções para vagas em outras instituições.

Além disso, as próprias empresas se beneficiam das certificações, pois podem contratar profissionais realmente capacitados e que reúnem as qualificações técnicas para trabalhar no gerenciamento de processos de negócio.

Por fim, como um profissional CBPP você contribuirá para o próprio desenvolvimento e para o progresso dessa área, criando soluções dinâmicas e criativas que podem ser absorvidas pela associação. Conheça mais vantagens em ser um profissional certificado.

Como preparar-se para a certificação CBPP?

A preparação para a certificação CBPP envolve a comprovação de experiência junto à ABPMP é uma exaustiva rotina de estudos. Para preparar-se bem, estude o BPM CBOK como uma bibliografia obrigatória, mas também esteja atento a outros importantes livros publicados sobre a área.

O livro Business Process Management: Practical Guidelines to Successful Implementations, de John Jeston e Nelis Noan, e o Fundamentals of Process Management: Best Practices in Optimizing Cross-Functional Business Processes, de Robert Curtice, também serão excelentes aliados.

Você pode, ainda, inscrever-se em cursos preparatórios exclusivos para esse fim. Os treinamentos em grupo e individuais certamente ajudarão você a entender melhor os processos que compõem o caminho até a certificação. Isso te preparará de forma adequada para o exame e te deixará mais focado e tranquilo.

Viu como ser um profissional CBPP é de extrema importância para alavancar sua carreira e garantir o sucesso no setor de BPM? Aperfeiçoe-se ainda mais lendo o nosso e-book Gestão de Processos: da arquitetura ao controle. E-book Gestão de processos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson