Última atualização em 19/12/2024
O atual cenário econômico do país prejudicou bastante as empresas, que se depararam com uma forte oscilação na demanda, fazendo com que os gerentes enfrentem grandes desafios para superar o momento e manter o negócio lucrativo.
Com a crise e forte competitividade do mercado é necessário que as empresas se adequem ao cenário, buscando formas de se destacar e reinventar o modelo de negócio utilizado. Obviamente esse processo não simples e muito menos rápido, mas, sim, algo trabalhoso e que carece de envolvimento não apenas dos gerentes e gestores, mas de toda a empresa.
Para ajudá-lo a reinventar o modelo de negócio da sua empresa e conseguir destaque no mercado, separamos neste post
5 dicas essenciais para reinventar o modelo de negócio
1. Busque atender melhor o consumidor
Todos os gerentes sabem que os clientes são os principais responsáveis pelo sucesso e pelos lucros do negócio. Desta forma, é imprescindível que todos os funcionários que tenham contato com os clientes prestem o serviço com excelência e busquem atender todas as suas necessidades.
Um modelo de negócio centrado na experiência do consumidor e na sua satisfação com a empresa consegue alcançar resultados mais favoráveis e fidelizar maior quantidade de clientes. Veja como medir o nível de fidelidade dos seus clientes.
2. Realize pesquisas de mercado
Para que a implementação de um novo modelo de negócio seja eficaz e bons resultados sejam alcançados, é preciso que os gerentes façam pesquisas de mercado para entender o contexto no qual a empresa está inserida.
É fundamental saber quem são os concorrentes, saber quais são os possíveis parceiros e, principalmente, entender o perfil dos consumidores.
Conhecendo esses detalhes os gerentes podem tomar decisões e implementar melhorias na empresa de forma mais efetiva, potencializando os resultados e os lucros do negócio.
3. Integre a equipe
Uma empresa que trabalha de forma unida e em busca dos mesmos objetivos consegue alcançar melhores resultados e potencializar seus lucros.
Além disso, uma equipe integrada facilita a troca de informações, dados e experiências tornando a empresa mais eficiente, transformando-a em referência no mercado pelo desempenho apresentado.
4. Tenha marketing digital no seu modelo de negócio
Nos últimos anos, a forma como as pessoas buscam informações e realizam compras mudou consideravelmente. Atualmente, antes de comprar qualquer item o cliente faz diversas pesquisas na internet em busca por melhores preços e produtos de qualidade.
Por isso, é fundamental que as empresas estejam presentes na internet, nas redes sociais e invistam em estratégias de marketing.
O marketing digital é a principal estratégia para apresentar o modelo de negócio, mostrar os produtos e divulgar promoções e condições especiais para o público. É fundamental que os gerentes procurem inteirar e investir em marketing em prol de melhores resultados.
5. Crie atrativos para os clientes
Por último, para diferenciar o negócio da concorrência é preciso que os gerentes criem atrativos para os consumidores, fazendo com que eles procurem o negócio e as vendas da empresa aumentem.
Devem-se criar promoções, condições especiais de pagamento, descontos especiais, entre outros. É muito importante utilizar estratégias que induzam os clientes a procurarem a empresa e realizarem compras.
Assista ao nosso webinar sobre cultura de inovação e veja como promover a inovação na mente dos seus colaboradores e reinventar seu modelo de negócios.
Fundador e sócio presidente da EUAX, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Finanças Empresariais e MBA em Gerenciamento de Projetos. Possui mais de 25 anos de experiência em estratégia, é Kaplan-Norton BSC Certified Graduate pela Palladium.