Produtividade no trabalho: 4 dicas para garantir um ambiente produtivo

produtividade no trabalho

Nos dias atuais, desafios e uma intensa competitividade são, invariavelmente, situações vividas por toda e qualquer empresa. Porém, esse cenário se torna ainda mais desafiador nos pequenos e médios negócios, em que o orçamento é mais enxuto, os recursos mais limitados e, consequentemente, as decisões devem ser tomadas com mais cautela. Nesse contexto, é fundamental imprimir uma boa eficiência nas operações, garantindo uma boa produtividade no trabalho em um ambiente produtivo e capaz de colocar a empresa em condições de competir com outras maiores.

Dada a importância do tema, neste post nos encarregamos de ajudar você a formular um ambiente produtivo. Acompanhe:

4 Dicas para Garantir para Aumentar a Produtividade no Trabalho

1) Entenda o valor da liderança colaborativa

A velha postura do chefe autoritário e centralizador não condiz mais com a realidade e necessidade das empresas. Hoje, o perfil dos tomadores de decisão é de um verdadeiro líder, que não apenas emite ordens e fiscaliza as atividades, mas que participa ativamente dos processos, auxiliando e motivando os colaboradores.

A liderança colaborativa, como é chamada, pode impactar direta e positivamente a rotina da sua empresa. Por isso, a dica é adotar esse tipo de postura, aproximando-se das equipes, ajudando no trabalho e, sempre que possível, passando feedbacks.

Essa estratégia, além de melhorar o convívio, servirá de apoio para garantir a coesão das equipes, a motivação e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

2) Trabalhe para que a comunicação seja efetiva

A comunicação é, de longe, uma das principais ferramentas para o trabalho dentro das empresas. Sabendo disso, é preciso que você adote as medidas necessárias para que ela seja sempre a mais assertiva. Assim, a orientação é sempre manter a interação das equipes e a integração dos setores. Para isso, ter um cronograma de reuniões pode ser uma medida interessante.

Nesses momentos é possível compartilhar experiências, alinhar processos e permitir que colaboradores de diferentes setores entendam o seu papel em cada projeto. Além disso, essa pode ser a hora de identificar falhas na comunicação, realizar o diagnóstico de performance, entre outras inconsistências que prejudicam a fluidez dos processos e a produtividade no trabalho.

Leia também  Bases do comportamento humano nas organizações

3) Coloque a motivação e a produtividade no trabalho como metas

Produtividade e motivação são dois valores essenciais para qualquer empresa, já que um é diretamente proporcional ao outro. O fato é que pessoas motivadas acabam sendo mais produtivas no que fazem, pois se sentem mais dispostas e valorizadas.

Desse modo, quando o assunto é produtividade empresarial, não há como deixar de adotar medidas para motivar os colaboradores. Por exemplo, a possibilidade de crescimento dentro da empresa, o recebimento de bônus no salário, entre outros benefícios, pode servir de estímulo para o trabalhador. A dica, então, é utilizar esse tipo de estratégia.

4) Invista na melhoria da infraestrutura do ambiente

Ambientes organizados, limpos e bem estruturados, sem dúvida, têm uma forte relação com a produtividade da empresa. Afinal, trabalhar em um local desagradável, desorganizado e sujo pode ser bastante desmotivador e desgastante.

Por isso, investir na melhoria da infraestrutura da sua empresa é um dos caminhos para aumentar a produtividade. Nesse quesito, otimizações na climatização do ambiente, luminosidade e a adoção de novos equipamentos e ferramentas para facilitar o trabalho são alguns exemplos de medidas que podem contribuir para tornar o ambiente mais adequado.

Assim, a partir do momento que os membros da empresa sentem mais facilidade para executar as suas funções e percebem que o ambiente é mais agradável, o reflexo certamente será mais motivação e produtividade.

Produtividade otimiza resultados

Por fim, como vimos, construir um ambiente produtivo não exige nenhum tipo de esforço sobre-humano por parte dos líderes ou dos colaboradores, mas apenas algumas pequenas ações que, quando somadas, melhoram toda a rotina de trabalho e otimizam os resultados.

O tempo é um fator crucial para a produtividade. Por isso, não deixe de assistir ao nosso webinar gratuito com dicas para manter o foco e gerir melhor o seu tempo.

Gestão de Tempo em Projetos: 4 dicas essenciais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company