Vantagem competitiva: o que é e como identificar na empresa?

vantagem competitiva

A vantagem competitiva é resultado da capacidade da empresa em neutralizar ou diminuir a ação da concorrência no segmento de mercado em que atua por meio da diferenciação. Assim, permite posicionar o negócio estrategicamente.

Ao contrário, quando não é possível assumir uma posição satisfatória, a organização fica mais sujeita a interferências externas e pode sofrer sérias consequências, ficando em situações difíceis de se reverter.

Uma empresa com vantagem competitiva fica menos sujeita a crises e outras variações do mercado. Além disso, consegue trabalhar com maior lucratividade, uma vez que os clientes valorizam mais os seus produtos e serviços, a marca e o modelo de negócios da empresa.

Relacionamos neste post alguns fatores que ajudam a determinar a vantagem competitiva. Com base neles você conseguirá identificar quais estão presentes na sua empresa, como aproveitá-los melhor e quais pode vir a utilizar.

Boa leitura!

Entenda melhor o que é vantagem competitiva

É comum que algumas empresas considerem a eficiência operacional como vantagem competitiva, já que ela permite se diferenciar da concorrência oferecendo melhores produtos a preços mais baixos.

Contudo, a otimização de processos e a capacidade técnica de realizar uma operação mais eficiente, é um objetivo perseguido por todas as empresas. Além disso, aquelas consideradas referência em eficiência são imitadas e, dessa maneira, podem ser superadas.

Estratégias Competitivas - Qual o comportamento estratégico da sua organização

Por isso, a não ser que haja alguma espécie de proteção de mercado que inviabilize a ação e entrada de concorrentes, nenhuma empresa consegue se manter em vantagem por muito tempo apenas em razão da eficiência operacional.

Um efeito dessa realidade é que, quando as empresas trabalham exclusivamente com a busca desse tipo de vantagem, elas sofrem uma pressão muito maior pela redução de custos e comprometem sua lucratividade. Obviamente, isso não significa que você não deve se preocupar com isso, ao contrário, a eficiência e a qualidade são requisitos de sobrevivência.

Apenas estamos dizendo que não é o caso da vantagem competitiva, que precisa se basear mais fortemente na criação de valor para os clientes que não seja facilmente imitável, ou seja, na entrega de um produto ou serviço adquirido por um preço que, em certa medida, perca sua relevância diante dos ganhos proporcionados para o cliente.

Leia também  Quais são os Tipos de Planejamento Estratégico

Um exemplo de vantagem competitiva

Imagine um pequeno salão de beleza. Ele oferece vários serviços agregados para melhorar a experiência do usuário, como venda de bebidas e atividades de entretenimento. Ao mesmo tempo, trabalha com uma agenda ociosa, garantindo que qualquer cliente consiga marcar horários com muito pouca antecedência.

Em pouco tempo e como a equipe possui excelente capacidade técnica, forma uma excelente reputação e se posiciona em sua região como o salão mais capacitado para atender o público mais exigente e com pouco tempo livre. Qualquer concorrente que tente entrar no mercado visando o mesmo público vai ter dificuldade de competir.

Resolva o problema do cliente

Note que essa vantagem precisa ser percebida pelo público comprador. Não adianta entregar uma solução que considere especial se, do ponto de vista do cliente, ela for irrelevante. Ao mesmo tempo, a vantagem competitiva está muito relacionada à inovação.

Por isso, não dá para esperar que o cliente tenha consciência do que espera de um produto ou serviço. É preciso partir das necessidades e problemas deles para desenvolver soluções que os agradem.

O computador continua sendo um bom exemplo nesse caso. Quem imaginaria desejá-lo antes de ter sido inventado? Quantas pessoas acreditariam que utilizaríamos os telefones móveis como fazemos hoje?

Estamos querendo dizer que o cliente dificilmente tem uma ideia inovadora sobre o que precisa, mas sempre tem um problema que pode ser resolvido com uma inovação. Um excelente método para desenvolver essas soluções é o Design Thinking, que usa práticas colaborativas e de experimentação para resolver problemas.

Identifique a vantagem a partir da visão de Porter

Para te ajudar a identificar a vantagem competitiva vamos considerar os ensinamentos de Michael Eugene Porter. Caso não o conheça ou não se lembre dele, ele nasceu nos EUA em 1947 e concluiu o seu doutorado em economia em Harvard, onde mais tarde foi professor.

A maioria dos conhecimentos disponíveis na atualidade sobre estratégia tem origem nas teorias de Porter e, por isso, ele é muito respeitado em sua visão sobre a competitividade. Segundo ele, o posicionamento estratégico que pode gerar a competitividade tem três fontes diferentes. São elas:

  1. O posicionamento baseado na variedade;
  2. O posicionamento baseado em necessidades;
  3. O posicionamento baseado no acesso.
Leia também  5 dicas essenciais para quem quer reinventar o modelo de negócio

Vamos então analisar cada uma delas começando pela questão da variedade. Esse posicionamento é baseado na produção de algo especial, ou seja, depende em entregar um produto ou serviço melhor que os rivais.

Já o posicionamento baseado em necessidades ocorre quando a empresa foca em atender um segmento determinado de consumidores de forma especial. Obviamente, ela se diferencia porque consegue entregar melhores soluções para esse grupo de consumidores, pois a concorrência não atua com o mesmo foco. No lugar disso, os rivais entregam produtos e serviços mais genéricos.

Ferramentas Estratégicas

No posicionamento baseado em acesso também existe a segmentação, mas de uma maneira diferente. Ele acontece quando a maneira de acessar o cliente é que é diferente. Um ótimo exemplo é quando uma empresa se dedica a atender apenas clientes de uma determinada região, como no caso dos que vivem em centros urbanos ou na zona rural, por exemplo.

Por isso, para criar uma vantagem competitiva você precisa, antes de tudo, identificar a estratégia que mais se aplica ao caso, podendo desenvolver sua capacidade dinâmica nesses três aspectos mencionados.

Desenvolva um plano

Desenvolver um plano bem elaborado com base em informações sobre o mercado e os seus potenciais clientes é fundamental para garantir sua vantagem competitiva.

Ele garante uma definição estratégica clara e detalhada, descreve as atividades chave que você precisa desenvolver, os recursos que precisa empregar, o público que deve focar e cada um dos outros detalhes fundamentais para gerar a diferenciação.

Levante informações para gerar insights

Uma boa alternativa para levantar informações para o seu plano é acompanhar as demandas de atendimento manifestadas pelos seus clientes atuais. Em outras palavras: é preciso abrir canais de comunicação com o seu público.

Esse fluxo contínuo de informações permite identificar o que realmente importa para o cliente e, dessa maneira, você desenvolve naturalmente uma visão com base na perspectiva do cliente, o que facilita a geração de insights, permitindo selecionar as ideias com maior potencial de gerar vantagem competitiva.

Leia também  Qual o papel do planejamento estratégico em gestão de projetos?

Conclusão

Para concluir, vale mencionar que, apesar da eficiência operacional não garantir a vantagem competitiva no longo prazo, ela é essencial para suportar a geração de valor atendendo exigências básicas dos clientes, como prazos de entrega mais curtos e assistência técnica eficiente. No mais, a inovação constante é fundamental para evoluir sempre em suas estratégias.

Aproveite para assistir ao nosso webinar sobre Design Thinking na inovação e veja como essa metodologia pode ajudar sua empresa a criar vantagem competitiva.

design thinking na inovação

Jackson Rovina

Fundador e sócio presidente da EUAX, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Finanças Empresariais e MBA em Gerenciamento de Projetos, possui mais de 25 anos de experiência com estratégia, é Kaplan-Norton BSC Certified Graduate pela Palladium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 6 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company