Concorrência de mercado: como saber se sua empresa está indo bem

Independentemente do setor em que você atua, administrar um negócio e fazê-lo crescer de forma saudável não é nada fácil. Além de ter que lidar com todos os desafios de coordenar uma empresa, não falta concorrência de mercado para elevar os padrões dos consumidores.

A questão é: como saber se você está acima ou abaixo deles?

De forma simples, há dois tipos de concorrência: a direta, que representa empresas que vendem o mesmo produto ou serviço que você; e a indireta, que lida com negócios voltados para o mesmo público-alvo, mas não o mesmo produto.

Nível de concorrência de mercado

Há várias formas de identificar o nível de competitividade dentro do seu segmento. Com um pouco de análise, essas informações ajudam você a identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa, guiando seus próximos investimentos.

Quer se informar um pouco mais sobre o tema? Então veja aqui 3 formas simples de avaliar se sua empresa está indo bem diante da concorrência.

1) Faça uma pesquisa de mercado

A forma mais simples de avaliar o desempenho da sua empresa (assim como de seus concorrentes) é por meio de uma pesquisa. Encontrar dados de transparência sobre o faturamento e crescimento de outros negócios não é tão difícil.

Com essas informações à sua disposição, você pode identificar mais facilmente quem tem a vantagem diante da concorrência de mercadoinovar em seu modelo de negócio.

Há várias maneiras de promover essa coleta de dados: analisando dados históricos de valorização da empresa na bolsa, portais de transparência, pesquisa de opinião com o seu público-alvo, entre outros. Em muitos casos, essas avaliações podem revelar alguma armadilha do mercado que você pode evitar ou uma nova oportunidade para aproveitar.

2) Use a análise SWOT

Esse método é cada vez mais utilizado em empresas e projetos para determinar o potencial de um time. SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Oportunities and Threats, que pode ser traduzido como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Cada termo tem um significado para a análise:

  • Forças: são as características positivas internas da equipe, como o capital intelectual, sua habilidade de coordenação e criatividade;
  • Fraquezas: são as características negativas internas da equipe, como falta de informação ou desorganização;
  • Oportunidades: são as características positivas externas à equipe, como parcerias e novos nichos de clientes;
  • Ameaças: são as características negativas externas à equipe, como crises econômicas e concorrentes.
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Com essa análise, você pode determinar o que destaca sua empresa diante do mercado e o que precisa fazer para melhorar seu desempenho em comparação aos concorrentes.

3) Envie um cliente oculto

Um método bem eficiente para avaliar sua equipe é utilizar um “falso cliente”. Um profissional treinado para avaliar os processos de atendimento e entrega do produto, fingindo ser apenas mais alguém que passa no seu estabelecimento todo dia.

Com um olho treinado, essa pessoa pode identificar falhas de atendimento, pontos que precisam ser corrigidos e determinar se a equipe lida com tudo da forma correta.

É recomendado, também, usar ferramentas que ajudem você a se colocar no lugar do cliente. Assista agora ao nosso webinar gratuito sobre jornada do cliente e aprenda a olhar o seu negócio pelos olhos do consumidor.

Jornada do cliente

Jackson Rovina

Fundador e sócio presidente da EUAX, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Finanças Empresariais e MBA em Gerenciamento de Projetos, possui mais de 25 anos de experiência com estratégia, é Kaplan-Norton BSC Certified Graduate pela Palladium.

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