Gestão de mudança organizacional: quais são os desafios para o gestor?

gestão de mudança organizacional

Nenhum negócio se mantém aberto por muito tempo com um modelo de trabalho estático. Qualquer companhia deve se adaptar às novas condições do mercado, buscando formas de se aprimorar. Porém, muitas equipes temem essas mudanças ou apenas não sabem como conduzi-las com segurança. Para evitar esses problemas, você precisa trabalhar a gestão de mudança organizacional da melhor maneira possível.

De forma simples, essa gestão busca otimizar o processo de evolução da empresa, evitando que ele comprometa seu desempenho, mas também garantindo que ele seja cumprido.

Para evitar que você caia em algumas armadilhas ao efetuar a gestão de mudança organizacional, neste post, separamos alguns dos desafios que você terá que superar durante esse período e informações relevantes sobre como é possível lidar com cada um deles. Acompanhe a leitura e confira!

Desafios da Gestão de Mudança Organizacional (e como superá-los)

Transmitir segurança para a equipe

A primeira dificuldade que a maioria das pessoas sofre ao propor qualquer alteração no status quo é a resistência dos demais envolvidos. Mesmo que um processo seja ineficiente, muitos profissionais preferem se apegar a algo que já conhecem em vez de testar alternativas fora de sua zona de conforto.

Não é possível obrigar alguém a correr grandes riscos, mas você pode criar um espaço seguro no qual os profissionais se familiarizem com os novos métodos. Dessa forma, a adaptação será menos brusca, facilitando a aceitação da equipe e diminuindo a margem de erro no processo.

Manter um ritmo de evolução ideal

Uma gestão de mudança organizacional eficaz é focada no equilíbrio. Alterações muito frequentes custam caro à empresa e não dão o tempo necessário para a equipe se adaptar. Por outro lado, se recusar a evoluir por muito tempo deixará seu negócio obsoleto. Nenhum desses quadros é positivo para uma organização.

Diante desse dilema, você deve encontrar um ponto ideal com relação à frequência das mudanças. Pode ser que você siga um período fixo de revisão de processos, ou mesmo que trabalhe apenas com sinais do mercado. Basta encontrar o padrão mais rentável e seguir seus próprios critérios.

Leia também  Capacidade dinâmica: sua empresa está pronta para mudanças?

Facilitar a comunicação durante o processo

Outra questão muito recorrente, quando chega o momento das mudanças organizacionais, é a consistência delas em toda a empresa. Digamos, por exemplo, que uma franquia de varejo tenha adotado um novo sistema de caixa, que é mais barato e eficaz. Todas as suas filiais deveriam seguir o mesmo padrão, mas algumas ficam para trás por não receberem esse comunicado.

O mesmo princípio se aplica dentro de uma equipe. Muitas organizações funcionam com o mínimo de comunicação quando todos os colegas de trabalho sabem como os processos funcionam. Porém, como há um período de adaptação necessário, todos terão que reaprender como atuar em conjunto. Enquanto gestor, seu trabalho é tornar essa evolução mais suave, facilitando a comunicação e tirando dúvidas sempre que for necessário.

Por que gestão de mudança organizacional é tão difícil?

Entendendo os principais desafios da gestão de mudança organizacional, você já estará melhor preparado para promover a evolução da sua empresa. Mas nós sabemos que ainda assim, toda mudança em uma organização é complicada e pode ser que você encontre algumas dificuldades.

Assista o nosso webinar sobre gestão da mudança organizacional e entenda o porquê de ser tão difícil realizar esse processo. O conteúdo já está disponível e o acesso é gratuito.

Gestão da Mudança Organizacional

Vinicius Nóbile de Almeida

Sócio diretor da Euax, formado em Processamento de Dados e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência em processos. É certificado PMP, CBPP e Cobit Foundation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company