Por que é importante contratar uma Consultoria de Processos (BPM)?

Consultoria de Processos (BPM)

Contratar uma consultoria de processos é a solução que muitas empresas encontram para aperfeiçoar sua gestão de processos (BPM). Normalmente essa vontade surge quando a empresa está com problemas de produtividade. Outros sintomas comuns são o desalinhamento entre as áreas de negócio e a insatisfação dos consumidores. Então, uma consultoria de processos pode ajudar a extrair resultados consistentes a partir dos processos.

A gestão de processos é essencial para que as pessoas consigam entender a dinâmica da organização. Dessa forma, elas podem visualizar melhor os impactos que as suas ações e decisões causam no todo. Assim, fica mais fácil compreender o desempenho dos processos e seus reflexos na estratégia e nos resultados do negócio. Criar essa perspectiva nas organizações não é tarefa fácil. Por isso, contratar uma consultoria de processos pode ser uma boa opção.

Neste post você vai ver:

Quer saber por que é importante contratar uma consultoria de processos na empresa? Confira o nosso post e descubra!

8 motivos para contratar uma Consultoria de Processos

1. Conhecimento de mercado

Um time de consultores é formado por profissionais altamente qualificados. Todos apresentam uma ampla capacitação em sua área de trabalho. Além disso, esses profissionais têm conhecimento e vivência sobre a dinâmica do mercado. Isso permite que eles ofereçam as melhores ferramentas, isto é, aquelas mais adequadas ao momento de cada organização.

Além de ajudar na identificação de tendências, uma consultoria de processos pode fazer um diagnóstico preciso da empresa. Em outras palavras, os consultores são capazes de oferecer soluções efetivas para a corporação, de forma isenta e com foco no resultado. Afinal, eles são treinados para trabalhar em equipe e construir conhecimento de forma colaborativa. Dessa forma, é possível desenvolver junto à empresa soluções adaptadas às condições de cada negócio.

2. Olhar diferenciado para o negócio

O olhar dos colaboradores pertencentes à companhia abre muitas possibilidades, mas também conta com limitações. Afinal, esses profissionais estão imersos na companhia e em sua rotina diária. Por mais capacitados que os colaboradores sejam, há certa parcialidade e miopia na visão das atividades do negócio. Assim, determinados problemas podem ser difíceis de enxergar. Existem muitos hábitos cristalizados dos quais não é fácil abrir mão.

Os consultores são externos à organização. Então, o olhar que eles lançam para a gestão de processos é separado de hábitos e vícios corporativos. Eles oferecem uma visão imparcial do negócio, ligada a uma rede de conhecimentos estratégicos sobre o mercado. Dessa forma, a realização de um diagnóstico e a elaboração de soluções tornam-se muito mais efetivas.

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3. Apoio nas tomadas de decisão

tomada de decisão no negócio é sempre uma ação complexa. Ela envolve uma série de variáveis, interesses e avaliações de custos e consequências. Os consultores não têm o papel de decidir pelo gestor da organização. Mas, eles podem oferecer amparo na realização de análises para a efetivação dos processos decisórios.

Por conhecerem tendências de mercado e contarem com saberes especializados, a contribuição dos profissionais da consultoria de processos é muito grande nessas ações. Eles podem ajudar em: efetivação de estudos de variáveis, planejamento, previsão de consequências e escolha de alternativas alinhadas às metas do negócio.

Consultoria de Processos (BPM)
Ilustração por Vecteezy

4. Padronização de processos

Padronizar processos é uma alternativa para trazer mais resultados positivos à organização. Essa prática aumenta a previsibilidade das ações e amplia o controle sobre os processos. Outros benefícios são: redução de erros, maior transparência, diminuição dos custos e adequação aos padrões de qualidade. A padronização também facilita a aprendizagem dos procedimentos, poupando, assim, recursos com treinamentos para novatos.

A consultoria de processos pode auxiliar a empresa a fazer o mapeamento de processose outras ações necessárias para a padronização. Assim, ela possibilita que um dos principais ativos da empresa fique organizado e acessível. Ou seja, faz com que os processos sejam mantidos “vivos” e permaneçam abertos a atualizações, conforme a evolução cotidiana.

5. Aumento da eficiência e da produtividade

Uma consultoria de processos também pode ajudar a organizar e sistematizar os processos. Para fazer isso é necessário usar estratégias que conectem a sabedoria dos consultores à vivência diária dos colaboradores. Dessa forma, as tarefas serão bem divididas e gerenciadas de forma prática, ágil e efetiva. Outra consequência relevante é a resolução de problemas da cadeia produtiva.

Esse conjunto de fatores também culmina no aumento da capacidade produtiva do empreendimento. A otimização de processos faz com que os recursos sejam melhor aproveitados. Isso se reflete em melhores resultados e no aumento da qualidade, produtividade e eficiência dos processos. Como consequência há a ampliação dos resultados da organização e a satisfação dos clientes.

6. Aumento da motivação da equipe

O apoio dos especialistas da consultoria de processos gera efeitos positivos sistêmicos. O diagnóstico permite identificar os pontos fracos dos processos e promover alterações para solucionar essas questões. Com processos otimizados, os procedimentos também se tornam mais ágeis, facilitando o trabalho dos colaboradores.

Em pouco tempo os resultados positivos já aparecem, o time vê sua rotina refletida no processo e consegue atuar proativamente. Nesse contexto, a equipe fica mais motivada, pois percebe que o seu trabalho está sendo valorizado e bem aproveitado. Além disso, sente que seus esforços estão provocando resultados e que a equipe é parte fundamental desse crescimento.

7. Alinhamento estratégico

Muitas vezes os gestores da companhia possuem uma série de planos inteligentes para promover melhorias no negócio. Contudo, colocar todas essas propostas em prática pode não ser tão fácil. Se as alternativas de mudança não forem conduzidas de forma alinhada com os objetivos e estratégias da organização, certamente acontecerá perda de foco e desperdício de energia.

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Com os serviços de uma consultoria de processos é possível encadear as melhorias de forma alinhada, com uma visão estratégica a longo prazo. As mentorias e transformações dos processos ocorrem de forma gradativa, organizada e, principalmente, sustentável.

8. Disponibilidade e agilidade

Outro benefício que se tem com a contratação de uma consultoria de processos é a ampliação da capacidade para promover mudanças. A alocação de pessoas com foco e disponibilidade para atuar nas mudanças traz uma grande agilidade para efetivar a transformação.

Para contratar uma consultoria de processos, é necessário que o gestor avalie algumas questões fundamentais. É preciso entender os reais motivos da busca por esse serviço e estar disposto a trabalhar com os consultores para promover mudanças positivas na empresa.

Além disso, o gestor deve conhecer a organização a ser contratada e verificar se ela tem uma boa reputação e experiência de mercado. Somente assim é possível realizar um trabalho efetivo e ter o apoio adequado na promoção de mudanças positivas.

Nós da Euax podemos te auxiliar a passar por todas as fases de gestão e melhoria de processos. Conheça nossos serviços:

Modelo de Execução Flexível

Como a Consultoria de Processos da Euax pode te ajudar

Melhoria de Performance de Processos

Nossa marca registrada é buscar resultados através da transformação de processos. Essa transformação é feita por meio da integração entre os departamentos. Assim a sua empresa vai dar saltos nos indicadores de performance de negócio!

Além de uma abordagem profunda e orientada à transformação, também podemos ajudar no mapeamento, documentação e padronização de processos. Isso é interessante se você deseja atender a normas e regulações e cumprir os primeiros passos na melhoria de performance.

Resgate no Valor da Gestão de Processos

No século passado, as ondas de padronização e de melhorias departamentalizadas dos processos construíram uma imagem de valor restrito da gestão de processos em muitas organizações.

Resgatar a real importância e construir um posicionamento em que a gestão de processos possa adicionar muito valor às organizações é nossa especialidade. Escritórios de processos, tecnologia, performance de processos e o uso de métodos contemporâneos para o aumento de performance estão entre as receitas para reconstruir este posicionamento.

Jornada do Cliente e a Visão de Fora para Dentro

O ambiente de competição se transformou muito nas últimas décadas. Hoje, o poder de escolha está nas mãos dos consumidores. Por isso, entender os processos do ponto de vista do cliente passou a ser a obrigação de qualquer empresa.

A eficiência não pode mais ser medida dentro de casa: é preciso enxergar fatores menos racionais dos clientes e outros stakeholders do processo. Emoções, sentimentos e sensações fazem parte do processo e podem ser determinantes para o posicionamento de uma organização. Somos especialistas em integrar essa visão externa com os processos de negócio, transformando os processos para promover uma experiência positiva para o cliente!

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Integração da Gestão de Processos com TI

Muitas organizações mantêm estruturas independentes e isoladas para a Tecnologia da Informação (TI) e a Gestão de Processos. Mas será possível uma viver sem a outra? Existe uma magia em operar de forma sincronizada e harmônica com a TI e Processos, seja numa mesma estrutura, seja em departamentos diferentes.

A integração com o sistema de gestão empresarial (ERP), o atendimento de demandas utilizando o BPM como método ou mesmo a automação de pedidos por workflows fazem esta vida ser muito integrada. Temos esta fórmula de integração e construção de sinergia!

Como a Euax faz Consultoria de Processos

Após muitos anos gerenciando processos em grandes empresas brasileiras, nós desenvolvemos a metodologia “Euax Acelera”, que propõe uma gestão de processos com foco na performance. Temos consultores que possuem conhecimento e vivência na prática para alavancar os resultados do seu negócio.

A nossa metodologia é inspirada nas boas práticas internacionais e nós defendemos uma visão de processos ponta a ponta. No século passado, criou-se o entendimento de que o aumento da produtividade nas organizações estava ligado ao isolamento das atividades de cada departamento. Apesar de isso ter melhorado muito a produtividade na maioria das empresas, dificultou a melhoria da performance dos processos.

Então, é importante ressaltar que os processos passam por diversos setores dentro da empresa e, portanto, não estão exclusivamente vinculados a nenhum departamento. Por isso os chamamos de processos ponta a ponta.

Para resolver problemas nos processos e aumentar o desempenho da organização, nós entendemos que é preciso:

  1. Levantar o processo atual da empresa (AS IS) para entender em qual contexto a organização está inserida;
  2. Desenhar uma visão de processo melhorado (TO BE) e implantá-la para resolver as dificuldades existentes nos processos;
  3. Monitorar a performance do novo processo para garantir que ele está trazendo o resultado esperado.

O desejo da Euax é ajudar as empresas a entenderem mais facilmente em quais pontos estão errando. Essa é a grande força que nós conseguimos promover nas equipes.

Solicite uma proposta pelo chat ou agende uma conversa com um de nossos gerentes de conta!

 

Atendimento online

 


Se tiver um tempo, aproveite para assistir gratuitamente a uma das consultoras da Euax falando sobre melhoria de processos com foco em resultados.

Melhoria de Processos com Foco em Resultados

Vinicius Nóbile de Almeida

Sócio diretor da Euax, formado em Processamento de Dados e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência em processos. É certificado PMP, CBPP e Cobit Foundation.

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