O mundo se transforma a todo momento. Produtos entram e saem do mercado com uma velocidade impressionante. Os ciclos econômicos ficam cada vez mais curtos e a necessidade de criar soluções diferentes só aumenta. Por isso, fazer a gestão da inovação passou a ser fundamental para que as empresas se adaptem à essas mudanças.
Desenvolver um modelo de inovação organizacional é essencial para conquistar maior competitividade no mercado e gerar vantagem competitiva. Contudo, o processo de inovação é confuso, cheio de dúvidas e golpes de sorte. Ele exige um trabalho disciplinado e periódico para que consiga gerar os resultados esperados.
Neste post você vai conhecer os 5 passos fundamentais para implantar a inovação com sucesso na sua empresa. Acompanhe a leitura!
O que é inovação?
Antes de mais nada, é necessário alinharmos nossos conceitos sobre o que é inovação. Para isso, preparamos este vídeo que mostra de forma objetiva e clara o conceito de inovação.
5 passos para construir a gestão da inovação
A inovação deve ser uma ação sistemática e planejada, que envolva cultura, processos, ferramentas e todos os níveis da organização. Confira as etapas para gerenciar a inovação do seu negócio:
1. Definir uma estratégia
Significa estabelecer qual caminho será seguido para encontrar a inovação que dê os melhores resultados para a empresa. Algumas perguntas a serem respondidas nessa etapa são: por que a inovação é importante para a empresa e qual a experiência que ela tem com inovação?
2. Ter um modelo de gestão
É muito importante usar métodos, processos e ferramentas para dar suporte à inovação. Antes de lançar uma inovação, é preciso que ele passe por um processo de geração de ideias, que vai selecionar as melhores ideias e transformá-las em projetos.
3. Obter recursos
Não há como implantar uma inovação sem recursos financeiros. Mas além de dinheiro, é necessário encontrar pessoas capacitadas, experientes e engajadas com inovação, que possuam conhecimentos diferentes e que possam ser aplicados pela organização.
4. Mensurar resultados
Utilizar indicadores para medir constantemente o valor que a inovação está retornando para o negócio é uma das formas de perpetuá-la na empresa. Uma vez que os gestores verifiquem a rentabilidade que as inovações podem trazer, eles vão ficar mais abertos a novos projetos.
5. Transformar a cultura da inovação
as melhores inovações nascem em ambientes livres de preconceitos, em que as ideias criativas possam surgir com facilidade e as possibilidades realmente possam acontecer. Além disso, é preciso desconstruir a visão de que a inovação só serve para produtos. Ela também pode ser aplicada em outros âmbitos, como serviços e processos, por exemplo.
Ao contrário do que muita gente pensa, empresas sólidas no mercado são as que mais precisam de ideias criativas. Afinal, inovação é uma capacidade a ser desenvolvida pela empresa. Se você deseja saber mais sobre cada etapa da gestão da inovação, assista ao nosso webinar gratuito e comece a alcançar novos resultados!

Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.