5 passos para implantar a gestão da inovação na sua empresa

Gestão de Inovação

O mundo se transforma a todo momento. Produtos entram e saem do mercado com uma velocidade impressionante. Os ciclos econômicos ficam cada vez mais curtos e a necessidade de criar soluções diferentes só aumenta. Por isso, fazer a gestão da inovação passou a ser fundamental para que as empresas se adaptem à essas mudanças.

Desenvolver um modelo de inovação organizacional é essencial para conquistar maior competitividade no mercado e gerar vantagem competitiva. Contudo, o processo de inovação é confuso, cheio de dúvidas e golpes de sorte. Ele exige um trabalho disciplinado e periódico para que consiga gerar os resultados esperados.

Neste post você vai conhecer os 5 passos fundamentais para implantar a inovação com sucesso na sua empresa. Acompanhe a leitura!

cultura de inovação

5 passos para construir a gestão da inovação

A inovação deve ser uma ação sistemática e planejada, que envolva cultura, processos, ferramentas e todos os níveis da organização. Confira as etapas para gerenciar a inovação do seu negócio:

1. Definir uma estratégia

Significa estabelecer qual caminho será seguido para encontrar a inovação que dê os melhores resultados para a empresa. Algumas perguntas a serem respondidas nessa etapa são: por que a inovação é importante para a empresa e qual a experiência que ela tem com inovação?

2. Ter um modelo de gestão

É muito importante usar métodos, processos e ferramentas para dar suporte à inovação. Antes de lançar uma inovação, é preciso que ele passe por um processo de geração de ideias, que vai selecionar as melhores ideias e transformá-las em projetos.

3. Obter recursos

Não há como implantar uma inovação sem recursos financeiros. Mas além de dinheiro, é necessário encontrar pessoas capacitadas, experientes e engajadas com inovação, que possuam conhecimentos diferentes e que possam ser aplicados pela organização.

4. Mensurar resultados

utilizar indicadores para medir constantemente o valor que a inovação está retornando para o negócio é uma das formas de perpetuá-la na empresa. Uma vez que os gestores verifiquem a rentabilidade que as inovações podem trazer, eles vão ficar mais abertos a novos projetos.

Leia também  Saiba como incentivar o intraempreendedorismo em sua empresa

5. Transformar a cultura da inovação

as melhores inovações nascem em ambientes livres de preconceitos, em que as ideias criativas possam surgir com facilidade e as possibilidades realmente possam acontecer. Além disso, é preciso desconstruir a visão de que a inovação só serve para produtos. Ela também pode ser aplicada em outros âmbitos, como serviços e processos, por exemplo.

Ao contrário do que muita gente pensa, empresas sólidas no mercado são as que mais precisam de ideias criativas. Afinal, inovação é uma capacidade a ser desenvolvida pela empresa. Se você deseja saber mais sobre cada etapa da gestão da inovação, assista ao nosso webinar gratuito e comece a alcançar novos resultados!

gestão da inovação

Charles Prada

Sócio consultor da Euax, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 8 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company